Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

IDOSOS DO RECIFE PRESTIGIAM PRIMEIRA PLENÁRIA TEMÁTICA DO OP VOLTADA PARA O SEGMENTO
18:27 Segunda-feira, 12 de Julho de 2010

Público superior a mil pessoas elegeu como prioridades ações nos eixos da Saúde, Assistência Social e Educação, Esporte e Lazer

Por Tiago André Santos

Ter a certeza que o tempo de vida e as experiências acumuladas durante os anos são tesouros que devem ser carregados com orgulho e satisfação. Esse era um sentimento facilmente visível no semblante e gestos de muitos dos participantes da primeira Plenária Temática da Pessoa Idosa do Orçamento Participativo do Recife. Mais de mil pessoas compareceram ao encontro, realizado na tarde desta segunda-feira (12), no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), no bairro do Recife. A promoção da reunião voltada especificamente para o segmento é o reflexo do amadurecimento e mobilização do público que criou a consciência de que é parte integrante e importante da Cidade e de suas atividades diárias como metrópole. Metrópole essa que tem a terceira maior população idosa entre as capitais brasileiras.

Na plenária, os três temas eleitos como prioridades pelos grupos e entidades foram Saúde, Assistência Social e Educação, Esporte e Lazer. Antes e depois do encontro, idosos e idosas contemplavam o participantes com músicas e poesias. Para o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, a orientação do prefeito João da Costa é ouvir cada vez mais os recifenses nos encontros do OP. “Trabalhamos muito em reuniões menores, até culminar nessa grande plenária. Vocês conquistaram o direito de decidir o que é importante para o segmento numa plenária única de vocês”, disse o coordenador.

A secretária de Assistência Social, Karla Menezes, reforçou a função do programa municipal, explicando que juntos, administração municipal e população, definem as ações da Cidade. “É um espaço que a Pessoa Idosa conquistou para discutir e escolher as prioridades do Governo, um segmento que vem tendo um grande destaque na gestão”, informou a gestora. “O OP consolida esse espaço específico para o grupo, sendo a oportunidade de expressar o que eles querem. É a democracia e acesso de direito”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Representando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), Jorge Drechsler declarou que a plenária temática é um momento de luta e força dos grupos e entidades do Recife. “Esse mar de cabeças brancas representa a luta e a força dos idosos, num espaço que o Governo está nos dando para escolher três ações prioritárias”, observou o participante. Na reunião, ainda foi feita uma prestação de contas das ações e atividades promovidas pela Prefeitura voltadas para as pessoas idosas.

Entre as principais realizações do Município em beneficio do público maior de 60 anos estão os eventos de integração como o baile de Carnaval, o São João e o Passeio da Pessoa Idosa; o acompanhamento de aproximadamente 119 grupos de idosos; a carteira interestadual do idoso; os projetos de Círculos Populares, os Jogos Municipais da Pessoa Idosa; além de outras promoções na área de Saúde, Habitação, Direitos Humanos, e outros.

Após a apuração dos resultados, foram conhecidos os nomes dos 56 delegados temáticos da Pessoa Idosa. No total foram 81 pessoas inscritas aos cargos responsáveis por fazer o acompanhamento das atividades do OP nos fóruns temáticos e no COP. “A Prefeitura do Recife está de parabéns por respeitar a pessoa idosa”, pontuou a idosa Selma de Castro, também integrante do Comdir. Também prestigiaram o encontro, o secretário Eduardo Granja (Juventude e presidente do Geraldão), e as assessoras executivas de Assistência Social, Prazeres Barros e do Iasc, Tereza Jacinta.

Confira abaixo as três ações prioritárias eleitas na Plenária Temática da Pessoa Idosa.

1 – SAÚDE: Realizar ações de Educação Permanente sobre saúde do Idoso com os trabalhadores de saúde do Programa saúde da Família (PSF).

2 – ASSISTÊNCIA SOCIAL: Proporcionar atividades socioeducativas e culturais para Pessoa Idosa (Ciclo de Palestras por RPA, Carnaval, São João, Oficinas artesanais, Comemoração do Dia Nacional do Idoso).

3 – EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER: Garantir e Ampliar o Programa Círculos Populares de Esporte e Lazer.

Matérias Relacionadas
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife
- PCR abre propostas de preço para intervenções do 2º Plano de Obras do OP
- População idosa se prepara para eleger prioridades junto ao Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife retoma plenárias regionais
- Jovens da RPA 3.1 participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Plenárias regionais do OP retornam nesta quinta-feira (1º)
- Mulheres do Recife conhecem a cédula de votação da Plenária do OP
- Prefeitura lança cédula de votação do OP Mulher
- Orçamento Participativo do Recife promove reunião na UR-2
- Fórum elege prioridades das mulheres da RPA-6 para Plenária do OP
- Moradores da Caxangá e do Ibura elegem ações prioritárias no OP
- Moradores de Brejo de Beberibe e da UR-1 comparecem às plenárias do OP Recife
- Microrregião 4.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 5.3 do Recife
- Mais de 700 pessoas comparecem à plenária regional do OP na Caxangá


Enviar    Imprimir