Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

RECIFENSES LOTAM PLENÁRIA TEMÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO OP RECIFE
19:35 Sexta-feira, 9 de Julho de 2010

O prefeito João da Costa compareceu à reunião, prestigiada por representantes de grupos e entidades de toda a Cidade

Por Tiago André Santos


O Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), no Bairro do Recife, ficou lotado na tarde desta sexta-feira (09), durante a realização da Plenária Temática da Assistência Social do Orçamento Participativo do Recife, ciclo 2010. Foram mais de 1.900 pessoas interessadas em debater e eleger ações prioritárias para a Cidade na referida área. O prefeito João da Costa prestigiou e reunião, que também contou com a presença de secretários municipais e de representantes do Governo Federal. A próxima plenária temática do OP Recife será na segunda-feira (12), às 15h, reunindo os segmentos e grupos da Pessoa Idosa do município.

No local, diversas entidades e grupos de convivência de todas as Regiões Político-Administrativas estiveram presentes. Destaque para o grande número de jovens que também compareceram ao encontro. Para reforçar a participação do público, principalmente das mulheres, a Secretaria de Assistência Social montou um espaço para a recreação das crianças. Antes do início da plenária, apresentações de maracatu, hip-hop e de pífano animaram as pessoas que chegavam.

Bastante aplaudido pelos participantes, o prefeito João da Costa ressaltou na sua saudação a satisfação em poder ouvir a opinião dos cidadãos do Recife, através das plenárias do OP. “A cada ano procuramos reforçar o processo de participação do povo por meio do Orçamento Participativo e de outras ações da Prefeitura. O nosso compromisso é respeitar a população da Cidade, por isso estou aqui reafirmando a confiança do nosso trabalho”, disse.

Para o gestor, muitas ações foram promovidas, mas há ainda muito a fazer. João da Costa citou várias atividades e serviços que irão melhorar a qualidade de vida do povo do Recife, como o PAC Beberibe, o PAC Caxangá, o Via Mangue, o Prometrópole, o Capibaribe Melhor e obras de pavimentação nos bairros de Santo Amaro e Mangueira.

A secretária de Assistência Social, Karla Menezes, observou a importância do OP nas diretrizes políticas da área de atenção às pessoas. “É com o Orçamento Participativo que discutimos e decidimos o que queremos fortalecer nas nossas comunidades, além de eleger delegados e assim avançar no processo de construção de políticas públicas. Só com a participação efetiva de vocês é que conseguimos esse trabalho”, frisou Karla.

Na primeira colocação dos temas colocados na votação ficou a ação de descentralização do Programa Bolsa Família para os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS (1.465 pontos). Já com 1.133 pontos, no segundo lugar, foi eleito o item de ampliação do atendimento às famílias e grupos de convivência com atividades educativas, culturais e de formação para o mundo do trabalho. E a terceira ação definida como prioritária pelos participantes, com 826 pontos, foi a de ampliação das ações preventivas e de atendimento às famílias com os direitos violados (Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS e Centro de Referência da Criança e do Adolescente - CERCA).

Para o participante Vicente Albuquerque, morador de Roda de Fogo, o OP é o momento de defender as ações fundamentais para toda a Cidade. “Parabenizo a todos que estão aqui, mostrando que precisamos fazer muito pela assistência social”, afirmou. “Temos aqui uma plenária de garantia dos direitos dos cidadãos”, atestou o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda. Também compareceram à plenária, o secretário de Políticas para a Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, e as assessoras executivas do Iasc, Tereza Jacinta e de Assistência Social, Prazeres Barros, além do representante do Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Marcelo Resende.

Um vídeo foi apresentado mostrando a prestação de contas das atividades promovidas pela secretaria municipal de Assistência Social. Ao final da reunião, foram conhecidos os nomes dos 99 delegados temáticos eleitos – dos 130 candidatos inscritos. Os assuntos eleitos nesta quinta serão debatidos nos fóruns temáticos e também no COP (Conselho do Orçamento Participativo), e posteriormente encaminhados para aprovação na Câmara dos Vereadores.
Matérias Relacionadas
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife
- PCR abre propostas de preço para intervenções do 2º Plano de Obras do OP
- População idosa se prepara para eleger prioridades junto ao Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife retoma plenárias regionais
- Jovens da RPA 3.1 participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Plenárias regionais do OP retornam nesta quinta-feira (1º)
- Mulheres do Recife conhecem a cédula de votação da Plenária do OP
- Prefeitura lança cédula de votação do OP Mulher
- Orçamento Participativo do Recife promove reunião na UR-2
- Fórum elege prioridades das mulheres da RPA-6 para Plenária do OP
- Moradores da Caxangá e do Ibura elegem ações prioritárias no OP
- Moradores de Brejo de Beberibe e da UR-1 comparecem às plenárias do OP Recife
- Microrregião 4.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 5.3 do Recife
- Mais de 700 pessoas comparecem à plenária regional do OP na Caxangá
- Começa votação das urnas eletrônicas do OP nas micros 5.1 e 5.3 do Recife
- Moradores dos Torrões e Passarinho prestigiam plenárias do OP Recife
- Encerradas plenárias regionais do OP na Microrregião 5.3 do Recife


Enviar    Imprimir