Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA VISITA OBRAS DO PAÇO DO FREVO
08:00 Terça-feira, 20 de Julho de 2010

Equipamento cultural orçado em R$ 8,7 milhões, é iniciativa da Prefeitura de Recife, com realização da Fundação Roberto Marinho

O prefeito João da Costa, juntamente com Ricardo Piquet, gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, visitará as obras do futuro equipamento cultural da PCR, o Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. A visitação acontecerá nesta terça-feira (20), às 15h30, e antes, os gestores se encontrarão no gabinete do prefeito no 9° andar da PCR, às 14h30. Na visita ao local, eles poderão observar que está cada vez mais próxima a materialização deste espaço inteiramente dedicado à celebração e valorização de um dos principais ícones da identidade pernambucana. A obra, que teve início em março de 2010, cumpre o cronograma e deve ser finalizada dentro do prazo de 24 meses, a contar do início dos trabalhos.

A primeira etapa da reforma, cuja licitação foi ganha pela empresa Concrejato, está cuidando da recuperação das fachadas (janelas e revestimento externo) e ainda do telhado e fosso do elevador, que vai garantir a acessibilidade aos quatro pavimentos do equipamento cultural. Esta fase tem o prazo de oito meses para ser concluída e o serviço está correndo de acordo como esperado: até o momento 35% das obras a serem feitas na primeira das três etapas já foi executada.

Cerca de 60 pessoas estão trabalhando no local, que já tem uma das fachadas (leste) com o novo revestimento. Nas outras duas, nordeste e oeste, a empresa está fazendo o trabalho de remoção dos rebocos velhos para em seguida afixar o novo. Do térreo, primeiro e segundo andares, foram retirados os pisos desgastados. Já na coberta do edifício, uma nova calha será instalada, desta vez em cobre, material mais indicado do que o alumínio que foi usado na anterior.

Algumas paredes do interior do prédio foram demolidas para dar espaço para salas de aula e adições. O primeiro emboço – mão de massa aplicada nas paredes já foi feito. No primeiro andar, algumas janelas já receberam o contra marco e todas as esquadrias novas já estão no local da obra, só esperando o momento de serem afixadas. Algumas esquadrias, portas e janela antigas serão reutilizadas, preservando o material original, e o serviço de requalificação do material está em andamento.

Nesta primeira fase, também foram cavados três fossos, sendo um para o elevador e os outros dois de reservatório. Nas escavações, foram encontrados objetos que dão pistas sobre a vida dos antigos moradores do Recife. São cachimbos, garrafas de porcelana e até mesmo uma cacimba d’água. Todos os objetos estão sendo limpos e catalogados por um profissional de Arqueologia contratado pela Fundação Roberto Marinho. O Iphan está acompanhando o trabalho com os achados históricos, que serão entregues à PCR.

O PROJETO – O Paço do Frevo, que ficará no prédio onde até 1973 funcionou a Western Telegraph Company, será um lugar de preservação e também de criação, além de ponto de encontro de artistas e pesquisadores do ritmo que é cara da Capital Pernambucana. Para a realização do projeto, a Prefeitura do Recife está investindo cerca de R$ 1,5 milhão, e o Paço do Frevo conta ainda com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da em Empresa de Turismo do Governo de Pernambuco, além do apoio do Grupo Camargo Correa, da Celpe – Grupo Neoenergia – e do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.

O prédio de 1.733m² tem arquitetura eclética e faz parte do complexo turístico das cidades do Recife e de Olinda, sendo tombado pelo Iphan desde 1998. Na segunda etapa da reforma, será a hora de erguer algumas paredes para recuperação do espaço físico interno. Serão feitas ainda as instalações prediais de sistema de abastecimento de água e esgoto. No terceiro momento de construção do Paço do Frevo, será feito o trabalho de museografia, que ficará a cargo da artista Bia Lessa. Nesta etapa de finalização, serão construídos os espaços internos que darão origem a um bar e uma loja integrados, uma biblioteca, uma sala de consulta e uma sala de exposições temporárias, entre outras áreas administrativas.

O Paço também oferecerá ao público salas de ensaio e um estúdio de gravações musicais, salas de aula e ensaios de dança. Também será construído um espaço para uma exposição permanente e salas de audição de espetáculos de música, dança e vídeos sobre o frevo. O objetivo da criação destes espaços é estimular o aprendizado do frevo, de sua história, música e dança e promover ações educativas, com a realização de oficinas, exposições e apresentações especiais.

Matérias Relacionadas
- Técnicos do Projeto 100CIDADES se reúnem na Secretaria da Mulher
- Prefeitura prossegue com sinalização de áreas interditadas pela defesa civil
- João da Costa prestigia missa na véspera do dia da padroeira da Cidade
- Prefeitura patrocina o 7º Festival Intercontinental de Taekwondo
- Mulheres decidirão no próximo sábado os rumos da gestão na Plenária Temática do OP
- OP Recife realiza Plenária Temática LGBT nesta quinta
- Prefeitura reforça sinalização contra ocupação em áreas de risco
- Fórum Temático de Cultura do OP recebe Programa Multicultural
- PCR fecha e monta esquema especial para feriado de Nossa Senhora do Carmo
- João da Costa inaugura primeiro centro de referência em assistência social
- Mais de 100 jovens participam da reunião preparatória para OP da Juventude em Santo Amaro
- Convênio entre PCR e Federação cria escolinha de Hóquei em Santo Amaro
- Atrás das Linhas Inimigas em exibição na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretária da Mulher participa de conferência
- Prefeitura do Recife e Federação de Patinagem assinam convênio
- Macaxeira recebe reunião preparatória do OP de Juventude
- Reunião preparatória para OP da Juventude chega ao Morro da Conceição
- Tipografia popular é tema de debate no Centro de Design
- PCR promove Plenária Temática de Assistência Social do OP
- Programação completa da Festa


Enviar    Imprimir