Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

TÉCNICOS DO PROJETO 100CIDADES SE REÚNEM NA SECRETARIA DA MULHER
12:32 Terça-feira, 20 de Julho de 2010

Da Redação

Com o objetivo de discutir os temas trabalho e organização das mulheres e prevenção da violência, técnicos do Projeto 100CITTÁ (100 Cidades): Itália-América Latina se reúnem amanhã (21) e na quinta (22) na Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife (8º andar do Edifício-Sede), e com representantes de várias instituições de mulheres. Os encontros acontecerão na sala de reuniões da secretaria, das 10h às 17h (quarta) e das 10h às 12h (quinta).

A vinda do grupo ao Recife é um dos desdobramentos do resultado prático do Seminário das 100 Cidades ocorrido em março deste ano, na cidade italiana de Torino, no qual a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias Especial da Mulher e de Gestão e Planejamento, apresentou o projeto “A Promoção do Trabalho das Mulheres e o Enfrentamento da Violência”. O projeto foi aprovado e agora os italianos se reunirão com os grupos de mulheres que serão contempladas pela ação.

Para isso, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, agendou os dois encontros de trabalho para os italianos conversarem sobre as experiências exitosas que já foram realizadas em outros municípios que integram a rede internacional nas áreas do trabalho e de prevenção à violência. O projeto apresentado em Torino pela gestão municipal beneficiará 120 mulheres que já desenvolvem atividades voltadas à cultura e que se encontram em situação de violência. O grupo também inclui as usuárias do Centro de Referência Clarice Lispector. Até a finalização do projeto, a Secretaria Especial da Mulher realizará 16 encontros nas seis RPA’s com o público-alvo da ação.

As reuniões terão a participação de representantes da Casa da Mulher do Nordeste, SOS Corpo, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Fórum Temático de Mulheres do OP, Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, Núcleo de Trabalho da Secretaria Especial da Mulher, Conselho Municipal da Mulher, entre outros órgãos.

100 CITTÀ – O projeto tem por objetivo a troca de experiências entre 100 cidades italianas, brasileiras e de outros países da América Latina. Além disso, visa a integrar uma rede de cooperação para financiar a criação e execução de vários projetos focados nas temáticas da Infância e Juventude, Direitos das Mulheres, Política de Habitação, Transportes Urbanos, Saneamento Básico e Lixo. A ação foi idealizada pela Associação Nacional das Prefeituras Italianas, em parceria com as instituições brasileiras, a exemplo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Ministério das Cidades. O 100 CITTÀ é apoiado pela União Européia, que financia os projetos.

Em 2009, a Prefeitura do Recife recebeu a visita do representante do 100 CITTÀ, Antonio Maspoli, que conheceu a estrutura de trabalho da então Coordenadoria da Mulher, e a identificou como uma parceira em potencial pelo trabalho que já desenvolvia na luta pelo fim da violência doméstica praticada contra a mulher.

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita obras do Paço do Frevo
- Prefeitura prossegue com sinalização de áreas interditadas pela defesa civil
- João da Costa prestigia missa na véspera do dia da padroeira da Cidade
- Prefeitura patrocina o 7º Festival Intercontinental de Taekwondo
- Mulheres decidirão no próximo sábado os rumos da gestão na Plenária Temática do OP
- OP Recife realiza Plenária Temática LGBT nesta quinta
- Prefeitura reforça sinalização contra ocupação em áreas de risco
- Fórum Temático de Cultura do OP recebe Programa Multicultural
- PCR fecha e monta esquema especial para feriado de Nossa Senhora do Carmo
- João da Costa inaugura primeiro centro de referência em assistência social
- Mais de 100 jovens participam da reunião preparatória para OP da Juventude em Santo Amaro
- Convênio entre PCR e Federação cria escolinha de Hóquei em Santo Amaro
- Atrás das Linhas Inimigas em exibição na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretária da Mulher participa de conferência
- Prefeitura do Recife e Federação de Patinagem assinam convênio
- Macaxeira recebe reunião preparatória do OP de Juventude
- Reunião preparatória para OP da Juventude chega ao Morro da Conceição
- Tipografia popular é tema de debate no Centro de Design
- PCR promove Plenária Temática de Assistência Social do OP
- Programação completa da Festa


Enviar    Imprimir