Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

ITALIANOS DO 100CITTÀ ORIENTAM MULHERES A TRABALHAR EM COOPERATIVAS
00:00 Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Evento acontece nesta quarta(21)e quinta-feira (22)

Por Mucíolo Ferreira

Uma atenta plateia, formada exclusivamente por mulheres artesãs, deu os passos iniciais, na manhã desta quarta (21), no 8º andar do edifício-sede da PCR, para formar uma cooperativa, a partir de experiências bem sucedidas na cidade de Torino (Itália). Num encontro articulado entre a titular da Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, Rejane Pereira, e o Projeto 100CITTÀ (100 Cidades): Itália-Brasil, quatro técnicos italianos especializados em cooperativismo estão no Recife para discutir em três encontros os temas trabalho, organização das mulheres e prevenção da violência.

O primeiro encontro aconteceu na sala de reuniões da pasta da Mulher e teve a participação de cerca de 40 pessoas, entre artesãs que integram o projeto Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, integrantes do Fórum Gestor de Gênero, do núcleo do trabalho da Secretaria da Mulher e do fórum de Gênero do OP. Num primeiro momento elas conheceram o modelo de funcionamento das cooperativas italianas que surgiu há 60 anos, após o fim da 2ª Guerra Mundial.

Antes do tema cooperativismo ser abordado, o representante da Agência de Cooperação das Autoridades Locais de Torino, Antonio Maspoli, falou sobre o que é o Projeto 100Cidades e como ele atua nos municípios da América Latina. Explicou, por exemplo, que os eixos do projeto referentes à organização profissional das mulheres e prevenção da violência estão sendo trabalhados com projetos em execução no Recife e em outras 17 cidades parceiras, situadas no Brasil, Argentina e Uruguai.

Por sua vez, Cesare Benvenuti, que presta serviço à Confcooperative - uma central que faz o acompanhamento de 450 cooperativas localizadas em Torino -, foi o palestrante da manhã e revelou à plateia que os grupos de produção na Itália desenvolvem um modelo de economia solidária bem diferente do sistema capitalista. “Preocupam-se mais com os direitos dos trabalhadores do que vender coisas”, pontuou.

Segundo o palestrante, as cooperativas têm uma função social muito forte junto aos residentes nas comunidades onde se concentram, pois é para as pessoas que estão voltadas. Benvenuti frisou que no país as centrais de cooperativas se reúnem anualmente para se certificarem do cumprimento de suas leis, observando os princípios de sua criação.

Além de Cesare Benvenuti e Antonio Maspoli, a comitiva técnica do Projeto 100Cidades: Itália-Brasil é formada por Paolo Pozzo, que atua na área sindical e presta assessoria jurídica a trabalhadores cooperados, e Elena Pani, que trabalha na área de cooperativismo. O grupo volta a se reunir logo mais, a partir das 15h, no mesmo local, com representantes da Casa da Mulher do Nordeste, fórum de Mulheres de Pernambuco, Sos Corpo e de algumas cooperativas.

Nesta quinta, das 10h às 12h, as experiências dos italianos serão relatadas para as mulheres integrantes das quadrilhas juninas, dos conselhos da Mulher e de Cultura, e para o Fórum de Mulheres de Pernambuco.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de junho
- Prefeito anuncia plano de trabalho para implantação do Parque da Tamarineira
- PCR e Hospital Naval concluem curso de Cuidador de Idosos
- Prefeito João da Costa recebe representantes da Fetape
- Técnicos do Projeto 100CIDADES se reúnem na Secretaria da Mulher
- João da Costa visita obras do Paço do Frevo
- Prefeitura prossegue com sinalização de áreas interditadas pela defesa civil
- João da Costa prestigia missa na véspera do dia da padroeira da Cidade
- Prefeitura patrocina o 7º Festival Intercontinental de Taekwondo
- Mulheres decidirão no próximo sábado os rumos da gestão na Plenária Temática do OP
- OP Recife realiza Plenária Temática LGBT nesta quinta
- Prefeitura reforça sinalização contra ocupação em áreas de risco
- Fórum Temático de Cultura do OP recebe Programa Multicultural
- PCR fecha e monta esquema especial para feriado de Nossa Senhora do Carmo
- João da Costa inaugura primeiro centro de referência em assistência social
- Mais de 100 jovens participam da reunião preparatória para OP da Juventude em Santo Amaro
- Convênio entre PCR e Federação cria escolinha de Hóquei em Santo Amaro
- Atrás das Linhas Inimigas em exibição na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretária da Mulher participa de conferência
- Prefeitura do Recife e Federação de Patinagem assinam convênio


Enviar    Imprimir