Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOSÉ BERTOTTI E MINISTRO SÉRGIO REZENDE APRESENTAM RESULTADO DE PESQUISA SOBRE CADEIAS PRODUTIVAS
13:59 Terça-feira, 23 de Novembro de 2010

Objetivo do estudo é levantar novas oportunidades de negócios e atração de novos investimentos para o Recife e apontar caminhos para incrementar a economia da Cidade

Por Marcela Sotero e Renata Stadtler

A chegada de novos investimentos a Pernambuco, como o Porto de Suape, o Estaleiro Atlântico Sul e a Copa do Mundo de 2014, vão proporcionar um importante ciclo de crescimento na próxima década. Diante dessa realidade, a Prefeitura do Recife desenvolve diversas atividades para aproximar o município dos mercados emergentes, como a pesquisa “Dinâmica da economia e da inovação e perspectivas de desenvolvimento econômico do município do Recife e suas principais cadeiras produtivas”, que foi apresentada na manhã desta terça-feira (23), na Associação Comercial de Pernambuco, Bairro do Recife.

O estudo, coordenado pelo economista Sérgio C. Buarque, foi realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), através da parceria entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), e tinha como objetivo levantar novas oportunidades de negócios e atração de novos investimentos para o Recife e apontar caminhos para incrementar a economia da Cidade.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, que abriu o evento de apresentação da pesquisa, “o estudo é uma ferramenta à disposição do estado e do empreendedor que contém informações estratégicas para direcionar novos investimentos. Estudar a realidade do Recife era fundamental para desenvolver políticas e ações que garantam ao município aproveitar os novos investimentos que estão chegando à Pernambuco”.

A pesquisa apresenta um cenário onde se descortinam as vantagens competitivas do Recife e os gargalos encontrados nas principais cadeias produtivas. O indicativo mais revelador da pesquisa é que o Município deve potencializar sua vocação de cidade provedora de serviços modernos com elevado grau de inovação e produtora de conhecimento científico.

A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foi feita uma análise da dinâmica da economia do Recife e das perspectivas de desenvolvimento futuro no novo ciclo de crescimento da economia pernambucana, concluindo com a identificação das principais cadeias produtivas com potencial no município. No segundo momento foi feita uma analise focada em três das principais cadeiras produtivas: indústria criativa, indústria eletro-eletrônica e indústria fármaco-química e farmacêutica. Nesta etapa foram identificadas para cada cadeia produtiva recomendações para melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos e o incremento na rentabilidade.

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, afirmou que o “estudo é de fundamental importância porque aponta as vantagens competitivas do Recife, mas também as dificuldades enfrentadas pelas principais cadeias produtivas e, nesse sentido, o poder público tem um papel fundamental. Cabe ao setor público resolver os gargalos, mas mais do que isso, é de sua responsabilidade organizar as informações sobre as vantagens econômicas competitivas de forma a atrair novos investimentos para o estado, para o município, para o Brasil. É preciso vender bem nossa cidade, nosso estado, nosso país”, afirmou.

Rezende ainda reforçou que diante da necessidade de tornar o Recife e Pernambuco atrativos internacionalmente deveria ser criada uma entidade que pudesse promover nossa economia no mercado externo. Para tanto, o estudo apresentado pelo CGEE cumpre um papel importante porque disponibiliza informações estratégicas.

A solenidade de apresentação, que faz parte das atividades da Expoideia – a feira do futuro, também foi prestigiada pela presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Lúcia Melo; pelo professor da UFPE e pesquisador do CGEE, Abraham Siscsú, pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores do Recife, vereador Luciano Siqueira, pelo presidente do SEBRAE, Nilo Simões, e pelo Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes.

Veja o resultado completo da pesquisa.

Matérias Relacionadas
- Milton Coelho apresenta projeto de requalificação do Centro do Recife
- Prefeitura do Recife apoia realização do 11º Encontro dos Sem-Terrinha
- Milton Coelho apresenta projeto de requalificação do Centro do Recife
- Procon-Recife faz abertura do V Festival de Consumo Sustentável
- Prefeitura expõe projetos e obras da cidade na Expoidea 2010
- Santos Dumont recebeu atletismo dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- PCR convida imprensa para visita às obras do Viaduto Capitão Temudo
- Juventude celebra dia Consciência Negra em San Martin
- Estudantes de escolas municipais fazem caminhada pela igualdade racial
- Milton Coelho anuncia programação do Ciclo Natalino 2010
- Mais de 3.000 alunos da rede participam dos 26º Jogos Escolares do Recife
- Juventude também debate dia da Consciência Negra
- Secretaria da Mulher promove encontro sobre enfrentamento da violência contra o segmento
- Concerto-aula encanta alunos da Escola Nilo Pereira
- Procon-Recife realiza o V Festival do Consumo Sustentável a partir de segunda
- Final de semana movimentado com o início da Copa dos Campeões do Recife
- Macrodrenagem é tema de palestra em capacitação da Codecir
- Secretário de Meio Ambiente faz palestra na Emprel
- João da Costa e Milton Coelho homenageados nos 155 anos do Hospital Português
- Alunos da rede municipal serão contemplados com concerto-aula


Enviar    Imprimir