Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

AGENTES DE DESENVOLVIMENTO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO
19:02 Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011

Encontro teve objetivo de reciclar e aprofundar informações sobre linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste, parceiro da PCR

Por Gérsica Marques

Quatorze Agentes de Desenvolvimento do Núcleo de Promoção das Atividades Econômicas da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife participaram de uma capacitação sobre microcrédito. O objetivo do encontro foi aprofundar o conteúdo sobre as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste, entidade parceira da Prefeitura, para que seja otimizado o atendimento aos pequenos empresários. A capacitação ocorreu durante esta segunda-feira (24), das 8h às 17h, no 5º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

A iniciativa partiu da Prefeitura do Recife, após a renovação da parceria com o Banco do Nordeste. A parceria irá permitir que os microempresários façam empréstimo nos valores de até R$15 mil para investir no empreendimento. Os juros cobrados pela instituição financeira ficarão na faixa de 0,99% a 3% ao mês.

Capacitação - Política de crédito, perfil do promotor, história do microcrédito e noções de vendas foram os conteúdos que fizeram parte do encontro. O gerente da Regional Crediamigo Pernambuco, Tiago Trigueiro, e o gerente do Crediamigo Recife, Carlos Wagner dos Santos, ambos do Banco do Nordeste, ministraram o curso.

“A troca de experiência foi muito rica, visto que o grupo já possui grande conhecimento na área”, comentou o gerente do Crediamigo Recife, Carlos Wagner dos Santos. O alto nível da equipe pôde ser comprovado com a redução do tempo de realização da capacitação. Segundo o gerente, o conteúdo programático previsto para ser repassado em dois dias foi concluído no primeiro encontro.

Após essa capacitação, os Agentes de Desenvolvimento passarão a atuar em locais fixos atendendo aos interessados em obter crédito. Até o momento, está confirmada a atuação dos agentes em dois postos de atendimento: no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, localizado na Avenida Rio Branco, 155, e no Centro Público de Casa Amarela, situado na Avenida Norte, 5600. O atendimento terá início na próxima segunda-feira (31).

Além disso, também haverá atendimento em postos móveis durante os mutirões. As visitas acontecerão quinzenalmente e irão percorrer todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade. Nas duas formas de atendimento haverá sempre a presença de um promotor da instituição bancária para facilitar a transação financeira.

No momento do atendimento, serão identificadas as necessidades do comerciante e, a partir daí, selecionada a melhor modalidade de empréstimo oferecida pela linha de crédito do Banco. No total, existem seis modalidades de empréstimo que atendem individualmente, no caso do Empreendedor Individual, ou a grupos que podem variar de 3 a 30 pessoas.

Com a identificação do serviço mais adequado preenche-se um cadastro de solicitação de crédito que será encaminhado ao promotor do Banco do Nordeste. Após a liberação do crédito, os Agentes de Desenvolvimento irão apoiar o acompanhamento dos microempresários que será realizado pelo Banco do Nordeste.

Matérias Relacionadas
- Artesãos do Prodarte encerram atividades na Fenahall
- Segundo grupo de artesãos do Prodarte inicia exposição na Fenahall
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall
- Prefeitura promove Oficina de Economia Solidária e Associativismo
- Artesãos ligados ao Prodarte fazem confraternização
- Sistema Público de Emprego oferece 133 vagas para esta terça-feira (21)
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico toma posse em Conselho Consultivo
- Prefeitura do Recife participa de evento comemorativo ao Dia Nacional de Economia Popular Solidária
- Feiras do Prodarte oferecem artesanato como opção de presente
- Feiras de artesanato organizadas pela Prefeitura do Recife já aceitam cartão de crédito
- Artesãos ligados ao Prodarte expõem em congresso
- Prefeitura divulga resultado de pesquisa sobre cadeias produtivas
- PCR reúne secretários de ciência e tecnologia de diversas cidades pernambucanas
- Sistema Público oferece 94 vagas de emprego
- Feiras de artesanato acontecem nos quatro cantos do Recife
- Seleção do Prominp acontece no próximo domingo
- Recife participa da Câmara Temática de Promoção Comercial e Tecnológica
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da 19ª Semana do Empreendedor
- Mês das Micro e Pequenas Empresas é comemorado com ações do Empreendedor Individual
- Concurso de redação da V SMCT premia trabalho sobre a natureza


Enviar    Imprimir