Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE PARTICIPA DE EVENTO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA
11:44 Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010

Na ocasião, a PCR realizará a leitura pública do regimento e o ato simbólico de fundação do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária

Quinze de dezembro, Dia Nacional de Economia Popular Solidária. Para comemorar esta data, a Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Economia Solidária da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizará a leitura pública do regimento e o ato simbólico de fundação do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária, durante evento realizado pela Brasil Local, Economia Feminista e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Ao longo do dia acontecerão palestras e uma feira de artesanato e comidas típicas. O evento que acontece na própria instituição de ensino é destinados aos envolvidos com o setor.

Os conteúdos tratados nas apresentações serão divididos por turno. Pela manhã, a integrante da Brasil Local, Nani Mariani, irá discorrer sobre a Economia Feminista. O Brasil Local é um projeto voltado para a geração de trabalho e renda por meio da economia solidária e está sob o comando da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Também fará parte da mesa a gerente de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, Valdeneide Peregrino.

Já no turno da tarde, o assunto debatido será as Redes Solidárias, apresentado pelo o filósofo Euclides André Mance. Período que contará com a presença do diretor de Economia Solidária da Prefeitura do Recife, João Monteiro.

Vamos aproveitar o evento, que é um momento comemorativo, para realizarmos a leitura pública do regimento e o ato simbólico de fundação do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária, movimento de entidades gestoras, empreendedores e assessorias de fomento da qual a Prefeitura faz parte”, explica a gerente de Economia Popular Solidária, Valdeneide Peregrino. A gerente também informa que hoje será escolhida a equipe provisória que irá compor a coordenação executiva do Fórum. A fundação do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária será realizada em seminário previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2011.

A data para a celebração do Dia Nacional de Economia Solidária foi escolhida, segundo dados divulgados pelo Fórum Nacional de Economia Popular Solidária, para comemorar o nascimento do símbolo de resistência e de luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental, o ativista Chico Mendes.

Economia Solidária - é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar bens. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de associações, cooperativas, clubes de troca, entre outras, que realizam atividades de produção de produtos, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio e consumo solidário.

Matérias Relacionadas
- Feiras do Prodarte oferecem artesanato como opção de presente
- Feiras de artesanato organizadas pela Prefeitura do Recife já aceitam cartão de crédito
- Artesãos ligados ao Prodarte expõem em congresso
- Prefeitura divulga resultado de pesquisa sobre cadeias produtivas
- PCR reúne secretários de ciência e tecnologia de diversas cidades pernambucanas
- Sistema Público oferece 94 vagas de emprego
- Feiras de artesanato acontecem nos quatro cantos do Recife
- Seleção do Prominp acontece no próximo domingo
- Recife participa da Câmara Temática de Promoção Comercial e Tecnológica
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da 19ª Semana do Empreendedor
- Mês das Micro e Pequenas Empresas é comemorado com ações do Empreendedor Individual
- Concurso de redação da V SMCT premia trabalho sobre a natureza
- Secretário ministra palestra em evento da FCAP
- PCR abre a 5ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Milton Coelho abre a 5ª edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Secretário ministra palestra sobre economia solidária
- Feiras de alimentos orgânicos acontecem nesta sexta e sábado
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público de Emprego para esta quarta (29)
- Recife sedia o I Encontro dos Caminhoneiros de Pernambuco
- PCR divulga classificados para próxima etapa da seleção para monitores dos Telecentros


Enviar    Imprimir