Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DISCUTE MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA DESOVA DA TARTARUGA CABEÇUDA
14:10 Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2011

Até a próxima semana, será ampliada a quantidade de sacas de areia e instalado um toldo para estimular o nascimento de machos, já em extinção

Por Marcela Sotero

O secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, esteve na manhã desta quarta-feira (2), na Avenida Boa Viagem, nas proximidades do Edifício Catamarã, 2334, para se reunir com representantes da Brigada Ambiental, da Emlurb e com a professora da UFRPE, Risolda Barreto Santos, que tem pós-douturado em tartaruga. O objetivo da reunião foi definir a melhor estratégia para garantir a sobrevivência da tartaruga Cabeçuda (Caretta caretta), que desovou entre 70 e 150 ovos no local na última sexta-feira (28).

O grupo está em contato continuo com representantes do Projeto Tamar e do Ibama (Rio Grande do Norte) e já definiram que, mesmo correndo os riscos naturais, os ovos ficarão no local exato da desova, exatamente na linha d´água. De imediato foram colocados pela Emlurb sacos de areia para formar uma barreira contra a água e evitar que os curiosos se aproximem ou toquem nos ovos, e a garantia de vigilância permanente da Brigada Ambiental até o momento da eclosão (quando sai de dentro da terra e há a ruptura do ovo e o nascimento), o que deve acontecer em cerca de 56 dias. “Mas a nossa preocupação é que essas medidas não sejam suficientes nos dias de maré alta, pois, a desova foi realizada em um local atípico, exatamente na linha da água; normalmente ela é realizada no local de vegetação. O fato é que os ovos até podem ser molhados, mas, se forem deslocados, o risco de o animal morrer é muito grande”, explicou o secretário Roberto Arrais.

De acordo com a tábua, as marés mais altas de fevereiro serão nos próximos dias 17, 18, 19 e 20, quando atingirão até 2.7 mm. “Então precisamos definir o quanto antes as medidas cabíveis para, nesses dias, redobrarmos os cuidados”, garantiu Arrais.

Ao observar a localização, a professora Risolda Barreto Santos alertou para a necessidade de mais uma medida. “É preciso colocar um toldo para proteger do sol, pois, com muito calor nascem mais fêmeas; mas os machos estão em extinção”, explicou a especialista. Imediatamente o secretário tomou as medidas cabíveis e a proteção já foi providenciada.

A expectativa é de que até o Carnaval, o grupo promova capacitações para alertar a importância da população em manter a integridade do local. “É característica da Cabeçuda voltar ao local de desova, sobretudo onde há vegetação natural, como essa região. Então, é importante fazer esses esclarecimentos, para a população, sobretudo por estarmos em um período onde é maior o numero de turistas e banhistas”, alertou Santos.

Matérias Relacionadas
- Recife promove palestra sobre projetos de ecoturismo
- Novos conselheiros do Comam tomam posse
- Secretário de Meio Ambiente participa de discussão sobre sustentabilidade para a Copa de 2014
- Decreto sobre o Parque dos Manguezais é discutido em audiência pública
- Secretário de Meio Ambiente ministra palestra do Prefeitura em Ação
- Grupo de Apoio à Tuberculose participa de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Recife recebe projeto sobre Mata Atlântica
- PCR alerta população sobre cuidados com a Mata Atlântica
- Idosos fazem "tai chi chuan" no Jardim Botânico do Recife
- Comam elege novos conselheiros
- Prorrogadas as inscrições para renovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente
- Tanques de gasolina são retirados da Praça do Entroncamento
- PCR monitora retirada de tanques de gasolina em antigo posto na Praça do Entroncamento
- PCR supervisiona retirada de equipamentos do posto de gasolina na Praça do Entroncamento
- Jardim Botânico completa 31 anos e terá área ampliada este ano
- Trilhas, exposição de Burle Marx e Tai Chi Chuan no aniversário do Jardim Botânico
- Jardim Botânico do Recife aniversaria neste domingo
- Meio Ambiente encerra ciclo de Plenárias Temáticas do OP Recife
- Estão abertas as inscrições para eleger membros do Conselho de Meio Ambiente
- Plantio de árvores e feira de serviços marcam final da Semana do Meio Ambiente


Enviar    Imprimir