Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CENTRAL DO CARNAVAL OFERECE DIVERSOS SERVIÇOS AOS FOLIÕES
22:43 Sexta-feira, 4 de Março de 2011

Por Gérsica Marques

Um espaço de grande utilidade pública durante os dias de folia é a Central do Carnaval, que funciona no Armazém 12 bem em frente ao Marco Zero, principal palco montado pela Prefeitura do Recife. Por lá, o folião encontra informações turísticas, arena gastronômica, espaço de recreação infantil, fraldário, caixas eletrônicos, venda de adereços e fantasias, customização de roupas, venda de CD´s e DVD´s, maquiagem, penteados afro e tatuagem de henna, distribuição de preservativos e orientação sobre DSTs, delegacia interativa, perdidos e achados, e muita alegria.

As pessoas que estiverem a procura de roupas carnavalescas poderão adquiri-las no estande da Grife do Carnaval. Os modelos e estampas criados pela estilista plástica Bete Paes, desenvolvidas a partir das ilustrações de Joana Lira, que se inspirou nas obras de Tereza Costa Rêgo, agradam a população. “As peças são o máximo, pois têm a cara do Recife, além de mesclarem qualidade e estilo”, comentou a administradora de empresas, Ana Catarina Mousinho, 30 anos, moradora do Recife, no momento da compra de três blusas.

Quem desejar customizar as camisas dos blocos carnavalescos, ou ajustar as roupas da Grife do Carnaval, poderão desfrutar dos serviços oferecidos pelo estande da customização. Também poderão complementar o look com adereços produzidos pelos artesãos ligados ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) e no Mercado das Artes.

“Enquanto nos divertimos, meu neto relaxa neste espaço que é cheio de brinquedos”, comentou a Silvia Mota, que acompanhou o Davi, três anos, no Criança Folia. O espaço conta com piscina de bolas, cama elástica, escorrego, mesinha de atividades e pinturas, jogos eletrônicos, basquete, boliche, mini camarim com fantasias, espaço para brinquedos como jogos, pintura nas crianças e brincadeiras com os monitores. Outra área dedicada aos pequeninos é o fraldário.  Lá, os pais irão desfrutar de um espaço, de utilização gratuita, composto por trocadores e artigos como algodão, lenço umedecido e fraldas, para darem o melhor tratamento ao bebe.

Também estão em pleno funcionamento na Central do Carnaval a Coordenação do Carnaval e os escritórios das Secretarias e Empresas da Prefeitura do Recife que atuam no período: Secretaria de Saúde, Cultura, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, entre outras. A Prefeitura disponibiliza ainda aos jornalistas credenciados, sala de imprensa com computadores, internet, fax, telefone e toda a infraestrutura montada pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) para atender a imprensa local, nacional e internacional. Para as emissoras de TV e rádio, são oferecidos estúdios para transmissão do evento, que durante os cinco dias de carnaval apresentam programas, entrevistas e “flashs” ao vivo do Marco Zero.

Na área externa, foi criada uma Arena Gastronômica, em parceria com a Abrasel, com o objetivo de oferecer à população e turistas um serviço de alimentação de qualidade. A Arena oferece grande diversidade de lanches e refeições como sanduíches, salgados, frutos do mar, pizza, massas, espetinhos e culinária oriental. Estão à disposição os seguintes estabelecimentos: Espetinho da Ceça, Dona Preta (regional), Plates (regional), Hakata (oriental), Plim (pizza e massas), Bar da Fava, Pronto Café, Oficina do Sabor, Natrielli (massas) e Arte Café. Ano passado, cerca de 550 mil pessoas desfrutaram dos serviços da Arena Gastronômica em todo o período de funcionamento da Central do Carnaval.

A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina no mesmo espaço onde ficará a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O atendimento será das 17h às 0h. Serão disponibilizados material de divulgação da Lei Maria da Penha, além dos endereços dos órgãos onde as mulheres podem buscar ajuda.

Serviço:
01. Informações Turísticas: Local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, programação do Carnaval 2011, pontos turísticos e gastronômicos.
02. Achados e Perdidos: Espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o carnaval.
03. “Cuide-se”, Não brinque sem camisinha: Estande reservado para a campanha de DST/AIDS.
04. Prodarte: São artesãos cadastrados no programa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que comercializam fantasias e adereços.
05. Espaço de lazer Infantil: As crianças também são bem-vindas na Central, em um espaço destinado às brincadeiras.
06. Fraldário: Com artigos de higiene e fraldas para bebês.
07. Loja da Grife do Carnaval: A loja da Grife do Carnaval é uma das grandes atrações da Central do Carnaval. Lá, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do carnaval multicultural do Recife, estampada em variadas peças.
08. Venda de CD’s e DVD’s: É um estande de comercialização de CDS da cena pernambucana.
09. Foto na Hora: É um espaço em que foliões e turistas levam um registro da sua passagem no nosso carnaval.
10. Estande de Beleza: Espaço para produções de maquiagens e penteados afros e tatuagens.
11. Customização: Espaço para a produção de fantasias e adereços.
12. Arena Gastronômica: Na Central do Carnaval há um espaço, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-PE, onde funcionarão 10 (dez) bares e restaurantes tradicionais do Recife (Dona Preta, Plates, Hakata, Plin, Bar da Fava, Pronto Café, Oficina do Sabor, Natrielli, Espetinho da Ceça e Arte Café).
13. Atendimento às mulheres: A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina no mesmo espaço onde ficará a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O atendimento será das 17h às 0h. Serão disponibilizados material de divulgação da Lei Maria da Penha, além dos endereços dos órgãos onde as mulheres podem buscar ajuda.

Matérias Relacionadas
- Mulheres do Brasil encerram primeira noite de Carnaval no Marco Zero
- Governador prestigia abertura do Carnaval do Recife
- O Recife é só frevo com Maestro Duda
- Recife é só Carnaval desde cedo
- Naná Vasconcelos e nações de maracatu abrem Carnaval Multicultural do Recife
- Prefeito entrega chave da cidade ao Rei e Rainha do Carnaval
- PCR oferece espaços de acolhimento para crianças durante o Carnaval
- Prefeito abre oficialmente o Carnaval Multicultural 2011
- Almir Rouche coloca o público para frevar no Arsenal
- Concurso de Agremiações: três dias para a tradição desfilar na avenida
- Tudo pronto para a abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Abertura do Carnaval do Recife: uma folia de muitos encontros
- Galo da Madrugada: folião poderá assistir ao desfile nas arquibancadas
- Carnaval do Recife é analisado por FGV, MTur e Sebrae
- Caboclinhos e frevo movimentam o Bairro do Recife nesta quinta (03)
- Veio Mangaba anima carnaval do CAPS Galdino Loreto
- Bloco Nem Com Uma Flor desfila nesta Quinta-Feira Gorda
- João da Costa prestigia Bloco Imprensa Que Vai
- João da Costa prestigia abertura do camarote Carnaval Recife Antigo
- Um mix de ritmos fez ferver a Praça do Arsenal


Enviar    Imprimir