Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

SECRETÁRIA DA MULHER RECEBE MISSÃO DO PROJETO 100 CITÁ
19:23 Quarta-feira, 3 de Agosto de 2011

Membros da União Europeia vieram conhecer como o Município executa as ações de combate à violência

Por Marcos da Silva

Representantes do Projeto 100 Citá (100 Cidades), que tem como meta o fortalecimento das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher, visitaram nesta quarta-feira (03), a sede da Prefeitura do Recife (PCR). Pela manhã, no encontro com a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, os membros do 100 Citá, se familiarizaram com a execução do projeto pela PCR nas comunidades. À tarde, na companhia da secretária, ouviram de diversas mulheres a avaliação de como a verba internacional beneficia a categoria.

A missão italiana do Projeto 100 Citá veio dialogar sobre o trabalho das mulheres e o enfrentamento da violência. Eles puderam constatar que o recurso de 84 mil euros (aproximadamente R$ 187.815,00) havia chegado aos cofres do Município e está sendo utilizado em projetos que beneficiam as mulheres. A gestão também acrescentou R$ 15 mil dos cofres da Cidade para realizar as atividades”, acentuou Rejane Pereira.

Em sua conversa com as seis representantes de cada Região Político-Administrativa (RPA) do Recife presentes ao encontro, o coordenador do 100 Citá, Antonio Maspoli, revelou que apesar de a Itália ser considerada um país desenvolvido, também tem altos índices de violência contra a mulher. “O projeto de cooperação descentralizada profissionaliza e sensibiliza as mulheres. O trabalho é bom e tem avaliação positiva das usuárias”, disse.

Patrocinado pela União Europeia e coordenado pela província de Torino, na Itália, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, o 100 Citá, está sendo desenvolvido há dois anos no Recife e em mais outras cinco cidades brasileiras: Belo Horizonte, Contagem e Teófilo Otoni, em Minas Gerais; Santos e Araraquara, em São Paulo. Na América do Sul, ações semelhantes estão em andamento em Rosário e Pergamino, na Argentina; e Canelones, no Uruguai.

Oficinas – Até o momento foram oferecidas, em todas as RPA’s do Recife, palestras e oficinas de Identidade Racial; Prevenção à Violência; O Mundo do Trabalho e do Empreendedorismo; Cooperativismo e Associativismo. Também são realizados cursos de bijuterias. A capacitação acontece com a colaboração das secretarias municipais de Cultura; Assistência Social; Educação; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), SOS Corpo e as comunidades.

O curso é completo, pois nos oferece transporte, alimentação e o material para produzir as bijuterias”, explica a cozinheira Elzanira da Silva, de 47 anos. Casada, mãe de três adolescentes e residente na Torre (RPA 4), ela planeja: “A minha expectativa é aumentar a renda familiar. Pretendo terminar a minha faculdade de Pedagogia e ter uma vida melhor”.

A parceria da União Europeia, através do 100 Citá com o Governo Municipal, termina no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher - com a conclusão das oficinas de bijuterias. “Realizaremos um seminário e haverá a entrega de mais dez barracas para a comercialização das peças produzidas. As concluintes também receberão um kit de produção para confeccionar as primeiras jóias. Estamos dialogando com o 100 Citá para a colaboração em outro projeto sobre o enfrentamento ao tráfico de mulheres”, finaliza a secretária Rejane Pereira.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza ação comemorativa aos cinco anos da Lei Maria da Penha
- Obra da Via Mangue em Boa Viagem tem início nesta sexta-feira (05)
- Prefeitura assina Convênio de Cooperação com o TJPE
- Maria da Penha: 5 anos punindo os agressores
- Prefeito João da Costa define novos secretários municipais
- Prefeitura recupera placas de concreto na Agamenon Magalhães
- Prefeitura recebe comissão de mestres no Dia Nacional da Capoeira
- Prefeito vistoria obras em Santo Amaro, no viaduto Capitão Temudo e na rua Capitão Rebelinho
- Prefeitura do Recife realiza recuperação das vias do Centro e da Zona Oeste
- Preparação para Conferência de Juventude entra na reta final
- João da Costa recebe representantes da missão do Banco Mundial
- Prefeitura faz obras de manutenção na Estrada dos Remédios
- Emlurb realiza limpeza de galerias nos bairros da Encruzilhada, Santo Antônio e São José
- Julho choveu 40% acima da média histórica para o mês
- Prefeitura do Recife realiza ações de limpeza e vistoria no Córrego do Caruá
- Secretária da Mulher participa de reunião da Mercocidades
- João da Costa e Marília Bezerra prestigiam inauguração de UTI Neopediátrica
- Escola de Gestão inicia nova turma nesta segunda-feira (08)
- Procon-Recife divulga as empresas mais reclamadas em julho
- Prefeitura do Recife apoia a Marcha das Margaridas em Brasília


Enviar    Imprimir