Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PREFEITURA RESTAURA ESCULTURAS DO CIRCUITO DA POESIA
00:00 Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011

A Prefeitura do Recife restaurou onze esculturas que fazem parte do Circuito da Poesia. As intervenções duraram três meses e, pela primeira vez, todas as estátuas, exceto a de Chico Science, a única que não foi danificada, passaram por reparos ao mesmo tempo.

A Secretaria de Turismo do Recife repassou para a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) o valor de R$ 25 mil para custear os reparos nas esculturas. “Os monumentos estão situados em locais que fizeram parte do cotidiano dos artistas ou em espaços que foram abordados na obra dos poetas. São locais que todo turista que chega à Cidade gosta de ver”, afirma André Campos, secretário de Turismo do Recife.

Foram retiradas as pichações e feita uma limpeza geral nas peças; as placas de identificação foram arrumadas e as peças que foram retiradas das esculturas, como dedo, nariz e instrumentos musicais, recolocadas. Os reparos ficaram sob a responsabilidade do artista plástico Demetrio Albuquerque.

O projeto Circuito da Poesia, realizado pela Prefeitura do Recife, é uma homenagem a doze expoentes da cultura pernambucana e é constituído pelas esculturas de João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Mauro Mota, Capiba, Chico Science, Carlos Pena Filho, Antônio Maria, Solano Trindade, Ascenso Ferreira, Joaquim Cardozo e Luiz Gonzaga. O projeto foi iniciado em 2005 e concluído em 2007. Para a elaboração do trabalho, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Banco do Brasil, investiram mais de R$ 270 mil.

As esculturas:
1 – Manuel Bandeira (1886/1968) – O precursor do Movimento Modernista é homenageado na Rua da Aurora, considerada por Gilberto Freyre “a mais recifense de todas as ruas”.

2 – João Cabral de Melo Neto (1920/1999) – Um dos maiores poetas brasileiros e autor da antológica obra “Morte e Vida Severina” é homenageado na Rua da Aurora.

3 – Capiba (1904/1997) – Foi um dos maiores compositores que Pernambuco já conheceu. Autor de frevos imortais que animam o Carnaval Multicultural do Recife, está imortalizado às margens do Rio Capibaribe, na Rua do Sol.

4 – Mauro Mota (1911/1984) – Jornalista, poeta, ensaísta, autor de obras como “Elegias”, “Imagens do Nordeste” e “Canto ao Meio”. A Praça do Sebo, tradicional local de venda de livros raros e usados, recebeu sua escultura.

5 – Carlos Pena Filho (1928/1960) – A escultura do poeta, jornalista e advogado está na Praça da Independência, espaço comercial do Recife desde os tempos dos holandeses.

6 – Antônio Maria (1921/1964) – Poeta, compositor e um dos maiores cronistas brasileiros de sua época. A escultura do artista está na Rua do Bom Jesus.

7 – Chico Science (1966/1997) – Compositor e criador do manguebeat, sua escultura ocupa um espaço na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, polo original dos eventos relacionados ao manguebeat.

8 – Ascenso Ferreira (1895/1965) - Poeta da primeira geração do Modernismo, tem sua produção estudada por grandes nomes da crítica e literatura brasileiras. No Cais da Alfândega, como a contemplar o Rio Capibaribe, está a escultura do poeta.

9 – Joaquim Cardozo (1897/1978) – Poeta e engenheiro civil, trabalhou com Oscar Niemeyer em importantes construções de Brasília. É considerado um dos maiores poetas do século XX. A Ponte Maurício de Nassau abriga a escultura do poeta.

10 – Solano Trindade (1908/1974)– Poeta, pintor e folclorista, segundo Carlos Drummond, o maior poeta negro do Brasil. Sua escultura está no Pátio de São Pedro, cenário de um dos mais importantes polos de animação do Recife.

11 – Luiz Gonzaga (1912/1989) – Conhecido como “O Rei do Baião”, ganhou fama com músicas que retrataram o modo de ser e de viver do nordestino. Sua escultura está situada na Praça Visconde de Mauá.

12 – Clarice Lispector (1920/1977) – Escritora ucraniana que passou parte de sua infância no Recife, onde aprendeu a amar os livros e ensaiar as suas primeiras incursões pela vida literária. Sua escultura foi colocada na Praça Maciel Pinheiro.

Matérias Relacionadas
- Programação do Viva o Recife Antigo anima o Bairro do Recife
- Viva Recife Antigo atrai público para o Bairro do Recife
- Caminhada Viva o Recife Antigo revela fatos históricos
- Conheça o Recife desvendou as pontes da Cidade
- Viva o Recife Antigo estreia trazendo de volta o maior projeto de dança de salão de rua do Brasil
- Bairro do Recife terá algumas ruas fechadas para veículos aos domingos
- Pontes do Recife serão visitadas em roteiro gratuito
- Caminhada Viva o Recife Antigo
- Viva o Recife Antigo intensifica programação cultural no Bairro do Recife
- Viva o Recife Antigo intensifica programação cultural no Bairro do Recife
- Programação
- Recife participa do sorteio das Eliminatórias da Copa 2014
- “Conheça o Recife” faz roteiro de influências inglesas
- Recife apresenta roteiros turísticos no Centro-Oeste
- Recife de influências francesas é descoberto por recifenses em tour
- Conheça o Recife de influências francesas
- Recife apresenta roteiros turísticos no Centro-Oeste
- Setur Recife seleciona estagiários para Box de Informações Turísticas até hoje (20)
- São João do Recife tem 84% de aprovação
- Game Show Recife te Quer é apresentado no Salão de Turismo


Enviar    Imprimir