Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA SEMANA DA ANISTIA DE PERNAMBUCO
19:37 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

O evento faz parte do projeto educativo “Anistia Política: Educação para Cidadania, Democracia e Direitos Humanos”

Entre os dias 22 e 26 de agosto, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, realiza a I Semana da Anistia na Cidade do Recife. O evento faz parte do projeto educativo “Anistia Política: Educação para cidadania, Democracia e Direitos Humanos”, do Ministério da Justiça. A abertura do evento acontece na próxima segunda-feira (22), às 19h, no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde será exibido o documentário realizado pelo Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco. “Vou Contar Para os Meus Filhos”, dirigido pela cineasta Tuca Siqueira, dará início a uma grande roda de debates.

Para a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, “além de contribuir para o resgate e reflexão da história do País, o evento também comemora os dez anos da existência da Comissão de Anistia no Brasil. É uma oportunidade de a sociedade civil compreender a luta pela redemocratização do Brasil e atuar como instrumento de consolidação da democracia”, disse. Amparo irá participar de toda a programação do evento, ao longo da semana. Seguindo proposta da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o evento será realizado com o apoio dos seus parceiros em todos os estados do Brasil.

Na cidade do Recife, várias atividades estarão voltadas ao tema. Na terça-feira (23), a partir das 9h, o Ministério Público de Pernambuco lançará o Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça. Na ocasião, será apresentada a carta de princípios e os propósitos do grupo. A solenidade contará ainda com a exibição do filme “30 Anos de Anistia” e palestras com os seguintes temas: “Comissão da Verdade e as Políticas de Reparação no Brasil” e a “Luta Pela Memória, Verdade e Justiça”. Em seguida, serão ouvidos depoimentos dos sobreviventes dessa luta. A programação do dia se encerra às 17h, com o lançamento do livro “Bacuri”, da autora Vanessa Gonçalves.

Seguindo com as atividades da Semana, a Câmara dos Vereadores da Cidade do Recife promove, na quarta-feira (24), às 16h, um grande expediente em homenagem aos 32 anos de Anistia no Brasil. A programação continua na quinta-feira (25), a partir das 9h, com a apresentação da palestra 30 anos de Anistia e a justiça de transição”, na Faculdade Mauricio de Nassau. A atividade é voltada para alunos do curso de Direito da instituição, mas será aberto ao público em geral. Também na quinta, às 14h, placas em homenagem a mortos e desaparecidos políticos serão descerradas em locais de memória. Entre eles, o comandante da Ação Libertadora Nacional (ALN), Luiz José da Cunha, conhecido como o Comandante Criolo. Ele será lembrado na Escola Estadual Beberibe, onde foi estudante secundarista.

Encerrando a programação, na sexta-feira (26), às 10h, haverá um ato para a recolocação da placa do Padre Henrique, na praça da rua da Aurora. Já às 15h, uma caravana formada por representantes de entidades ligadas à luta pelos direitos humanos segue para Caruaru, onde serão homenageados Luís Alberto Andrade de Sá e Benevides e sua esposa, Miriam Lopes Verbena. Eles foram perseguidos e assassinados na BR-234 (hoje BR-423), em 08 de março 1974, próximo ao município de São Caetano e tiveram seus corpos enterrados no cemitério Dom Bosco, em Caruaru, com os nomes falsos de José Carlos Rodrigues e Miriam Lopes Rodrigues.

Matérias Relacionadas
- Seminário Estatuto da Igualdade Racial e o Plano Plurianual acontece no Recife
- Prefeitura do Recife apoia oficina para discussão da Igualdade Racial
- Jovens expõem suas criações na 2ª Conferência Municipal de Juventude
- Prefeitura do Recife participa do Encontro Nacional de Gestores da Política da Pessoa Com Deficiência
- Recife participa da 3ª Reunião Nacional sobre as Guardas Municipais
- Gestores da PCR participam de oficinas sobre Adolescentes em Situação de Exploração Sexual
- Integrantes do projeto Juventude Digital participarão de passeio pelos rios do Recife
- Prefeitura do Recife concorre ao Selo Pró-equidade de Gênero e Raça
- Prefeitura do Recife realiza palestra de abertura na XV Semana Jurídica de Petrópolis - RJ
- Pré-Conferência irá eleger delegados para a 2ª Conferência Municipal da Livre Orientação Sexual
- Prefeitura participa da discussão sobre campanha de reconhecimento voluntário de paternidade
- Alunos da RPA-1 recebem certificados de conclusão
- Secretaria de Direitos Humanos realiza Pré-conferências da Livre Orientação Sexual
- Secretaria de Direitos Humanos promove Ciclo de Formação Profissional de Atendimento à Mulher
- Secretaria de Direitos Humanos promove encerramento de oficinas realizadas com 250 jovens
- Idosos participam de palestra sobre arteterapia
- Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã assume a Presidência Estadual do CONSEMS
- Comissão organizadora da II conferencia municipal LGBT será criada em Seminário realizado pela PCR
- III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada pela Prefeitura do Recife
- Prefeitura do Recife tem participação no II Seminário sobre Justiça de Transição em Brasília


Enviar    Imprimir