Atalhos de navegação:

    Secretaria Especial de Políticas para a Juventude     162 jovens receberam certificados de formação para trabalho no comércio varejista Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Políticas para a Juventude

162 JOVENS RECEBERAM CERTIFICADOS DE FORMAÇÃO PARA TRABALHO NO COMÉRCIO VAREJISTA
00:00 Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011

Divulgação
162 jovens participaram do curso de capacitação
162 jovens participaram do curso de capacitação

Para alguns, chance de entrar no mercado de trabalho já acontece nesta sexta (11)

Por Pedro Oliveira

Na noite desta quinta-feira (10), no Centro Paulo Freire, na Madalena, a Prefeitura do Recife entregou os certificados de formação para 162 jovens que participaram do curso de capacitação de jovens para o trabalho na área do comércio varejista. Fruto de um convênio da Prefeitura do Recife com a Fundação CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife), o curso foi mais uma ação dentro do programa Recife das Oportunidades, quem vem proporcionando formação profissional, trabalho e renda na capital pernambucana.

Esta primeira turma serviu como projeto piloto, atendendo, inicialmente, 162 jovens. “Este projeto só foi criado porque esta gestão tem valorizado a participação de todos no processo de construção de uma cidade melhor. Foi no OP Juventude, de 2010, onde ouvimos dos jovens que existia essa necessidade de ir além da formação para a criação de uma porta de entrada para o emprego”, afirmou Eduardo Granja, secretário Especial de Juventude.

A previsão é de que no mínimo 80% dos jovens – com idade de 16 a 29 anos – sejam inseridos no mercado de trabalho neste final de ano. “Esse momento de festa só é possível porque juntamos esforços. A Prefeitura do Recife e a CDL se uniram para proporcionar isso, mas agora é com vocês. A vida dá muitas oportunidades para todos, mas é preciso agarrá-las, porque as coisas não acontecem por acaso”, ensinou Ivone Caetano, secretária de Educação.

O curso teve 80h/aula e foi dividido em três módulos. Foram ministradas aulas teóricas e práticas de atendente comercial, empilhador e promotor de vendas. “Vocês já saem daqui com uma base do que é o comércio e preparados para ingressar no mercado de trabalho. Este convênio é uma semente do nosso sonho que é criar a Faculdade do Varejo e quem sabe lá na frente vocês possam ser professores desta instituição”, disse Silvio Vasconcelos, diretor-presidente da Fundação CDL.

Nesta experiência, foram inscritos apenas os que já participaram de alguma formação promovida pela Prefeitura do Recife, prioritariamente, para os egressos do Projovem Urbano e os que estão em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). “Agradeço a oportunidade que a Prefeitura e a CDL nos deram. É uma possibilidade de caminhar rumo a um futuro promissor. Agradeço também aos professores que tiveram competência e paciência para nos passar o conteúdo do curso com clareza”, falou Flávia Elaine, uma das formandas.

Também participaram da cerimônia o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Catão, e o vereador Jairo Britto.

Seleção – Dos 162 formados pelo curso, 50 deles já terão sua primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho nesta sexta (11) e no sábado (12), quando farão uma seleção para trabalhar na loja Ponto de Promoção. “Trabalho no comércio desde os 12 anos e a minha escola foi o varejo. Hoje estou formado em Direito e ainda me qualificando, mas onde aprendi mais profissionalmente foi realmente no comércio. O sucesso é feito de capacidade e oportunidade, coisa que vocês estão tendo agora, então aproveitem”, disse Fernando Mendonça Filho, representante da loja.

Matérias Relacionadas
- Escola de Gestão ainda dispõe de vagas em dois cursos
- Conselho da Mulher do Recife dá posse a novas integrantes
- João da Costa assina ordem de serviço para obras em 11 ruas do Ibura
- Prefeito João da Costa entrega 90 casas em Dois Unidos
- João da Costa toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
- João da Costa entrega mais uma etapa dos habitacionais da Via Mangue
- Prefeitura começa mais uma etapa de obras da Via Mangue
- Dircon remove construções irregulares em Chão de Estrelas
- João da Costa inaugura habitacional em Dois Unidos
- João da Costa prestigia entrega da Ordem do Mérito Cultural 2011
- Prefeito entrega certificados a 162 jovens formados para o comércio varejista
- João da Costa toma posse no Conselho da Sudene
- Prefeito João da Costa apresenta cenografia do Natal 2011
- Prefeito participa da cerimônia de posse do Conselho da Mulher do Recife
- João da Costa prestigia inauguração da nova sede da Rádio Olinda
- João da Costa apresenta projeto cenográfico do Ciclo Natalino 2011
- Secretário de Serviços Públicos se reúne com presidente da Compesa
- Prefeito João da Costa recebe homenagem na ABAV-PE
- Gestoras negras da Prefeitura do Recife constroem agenda de ações
- PCR promove 9º Passeio do Dia Nacional da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir