Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Secretário de Desenvolvimento Econômico firma parceria com o Fórum de Economia Solidária Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO FIRMA PARCERIA COM O FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
00:00 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

Carlos Augusto
O Fórum é composto por entidades de apoio e gestores públicos
O Fórum é composto por entidades de apoio e gestores públicos
Quinze de dezembro, Dia Nacional de Economia Popular Solidária. Para comemorar a data, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizou um ato em comemoração que contou com a presença dos membros do Fórum de Economia Popular Solidária do Recife. A cerimônia ocorreu no gabinete da SCTDE, localizado no 5º andar do edifício-sede da Prefeitura, durante a tarde desta quinta-feira.

Durante a cerimônia foi firmada uma parceria com o Fórum de Economia Popular Solidária do Recife (FEPS) que permitirá a utilização dos espaços do Centro Público de Economia Popular e Solidária Maria Luzinete da Costa, localizado na Comunidade Caranguejo Tabaiares, para a realização de reuniões e cursos.

“A economia solidária pensa num modelo de desenvolvimento que permita que as pessoas possam cooperativamente, de forma articulada e solidária, desenvolver atividades econômicas onde o mais importante não é necessariamente o lucro, mas sim a obtenção de bens e serviços que possam ser utilizados pelo conjunto da população. Tudo isso em um espírito que visa a produção, mas não a acumulação. O prefeito João da Costa então, a partir dessa ação, aprimora e consolida a política de economia solidária do município, cedendo um espaço físico que vai permitir a concretização de um ambiente econômico que vise o crescimento das potencialidades de uma comunidade, a de Caranguejo Tabaiares”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti.

“O primeiro espaço legitimado para a experiência administrativa do FEPS é importante porque será uma área adequada para a autonomia do trabalho partilhado entre gestão pública municipal e a sociedade civil organizada, no que diz respeito às assessorias de apoio e de fomento e, principalmente, o fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária do Recife”, falou o secretário executivo do Fórum, Felipe Moraes.

O Fórum é composto por empreendedores de Economia Solidária, entidades de apoio e fomento e gestores públicos do nível municipal. Atualmente, o Recife conta com cerca de 170 grupos trabalhando com economia solidária.

O diretor de Economia Solidária da SCTDE, João Monteiro, explicou que o Recife é referência na institucionalização da política de economia solidária em Pernambuco, pois foi no município que tudo começou, em 2001. Segundo João Monteiro, desde esse período, a Prefeitura do Recife coloca os empreendimentos ligados ao FEPS para atuarem nos grandes eventos da cidade.

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar bens. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de associações, cooperativas, clubes de troca, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio e consumo solidário.
Matérias Relacionadas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião sobre cadeias produtivas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Prefeitura do Recife assina contrato de cessão com o Fórum de Economia Solidária
- Prefeitura do Recife realiza seleção de artesãos para Fenahall 2012
- Banco do Povo Volante estará amanhã (14) e quinta (15) no bairro de Afogados
- Representantes da UFPE e do SEBRAE visitam comunidade do Pilar
- José Bertotti participa da entrega do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo
- Número de Empreendedores Individuais dobrou no Recife
- Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife
- João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Alto Santa Terezinha
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura do XIII Simpósio ObservaNordeste
- José Bertotti participa do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza apresentação em congresso ligado às micro e pequenas empresas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife participa da abertura do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário José Bertotti prestigia abertura de congressos ligados às micro e pequenas empresas
- Secretário de Ciência e Tecnologia recebe representantes da Alemanha
- Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta experiências do Recife em São Paulo
- Sistema Público de Emprego divulga 172 vagas para esta quarta (26)
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife premia estudantes da Rede
- Secretario de Ciência, Tecnologia do Recife conversa com internautas


Enviar    Imprimir