Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

JOSÉ BERTOTTI PARTICIPA DO 2º SEMINÁRIO ESTADUAL DA BIOTECNOLOGIA E BIOINDÚSTRIA
00:00 Sexta-feira, 4 de Novembro de 2011

O evento marca o início das discussões sobre modelos de implantação e o futuro da gestão do Parque de Biotecnologia de Pernambuco

O associativismo em biotecnologia e suas consequências para o segmento e os aglomerados em biotecnologia e sua participação no crescimento no setor. Esses são os temas que estão sendo discutidos nesta sexta-feira (04), durante o 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria, do qual o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, participa. Realizado no auditório do Centro de Ciências Biológicas da UFPE, o evento marca o início das discussões sobre modelos de implantação e o futuro da gestão do Parque de Biotecnologia de Pernambuco.

Os participantes, dentre eles empresários, professores, representantes dos governos estadual e municipal, de instituições de Ciências e Tecnologia e do Sebrae, estão assistindo às palestras ministradas por representantes da BioRio (RJ), BrBiotec Brasil (RS), Associação Brasileira de Desenvolvimento da Indústria - ADBI (DF), BioMinas (MG), FIPQASE/SUPERA (SP). “Estamos conhecendo diferentes experiências de Parques Tecnológicos no Brasil para, a partir delas, podermos, junto com empresários, estudiosos, e representantes de governo, fundamentar melhor o que vamos criar no Estado”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

Para o presidente da Biotec (PE), Emanoel Sérvio, a criação do Parque é uma prioridade. “Afinal, ele nasce a partir de iniciativas de empresários que investem em Pernambuco, o estado que mais cresce e hoje é referência econômica no Brasil. É um processo complexo, mas com certeza será realizado, afinal, o fato de envolver tudo, alimento, saúde humana e animal, faz da biotecnologia um segmento estratégico”, observou Sérvio.

Já o superintendente de Projetos Especiais de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Stamdford da Silva, destaca a importância de um espaço como esse para o crescimento do Estado. “A ideia é montar um local fixo de desenvolvimento e inovação, onde as empresas, geralmente as de menor porte, podem se agregar e contribuir uma com as outras. De fato, na prática, existe uma distância entre a patente e o produto comercial e um Parque como esse leva o negócio para o mercado”.

Segundo dados da Fundação Biominas (2009), Pernambuco ocupa hoje a 5ª posição no País em numero de empresas de biotecnologia, sendo 15 no total. Elas são distribuídas em todas as áreas de atuação do setor, como agricultura, saúde humana e animal, meio ambiente, insumos e bioenergia.

As Universidades e Centros de Pesquisa do estado detêm maior quantidade de pesquisadores do Nordeste, são 22% de todos os doutores da região, e 18 cursos de doutorado e mestrado em biotecnologia ou áreas afins.

Parque Tecnológico – Em seu primeiro momento, o Parque será constituído por um prédio com cinco pavimentos, cada um com aproximadamente 1.000m², onde serão instalados laboratórios multiusuários, laboratório de biossegurança e demais ambientes para atender às necessidades básicas e demandas dos empreendimentos do setor. Áreas específicas acomodarão as empresas e empreendimentos em fase de incubação. O prédio deverá ser construído dentro da filosofia da eco-sustentabilidade, sendo garantidas as exigências da legislação em biossegurança, meio ambiente, ANVISA, etc.

Matérias Relacionadas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza apresentação em congresso ligado às micro e pequenas empresas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife participa da abertura do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário José Bertotti prestigia abertura de congressos ligados às micro e pequenas empresas
- Secretário de Ciência e Tecnologia recebe representantes da Alemanha
- Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta experiências do Recife em São Paulo
- Sistema Público de Emprego divulga 172 vagas para esta quarta (26)
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife premia estudantes da Rede
- Secretario de Ciência, Tecnologia do Recife conversa com internautas
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife chega ao final premiando estudantes da Rede Municipal
- Prefeitura divulga 191 vagas de emprego
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico participa de Twitcam
- Palestra abre Semana de Ciência e Tecnologia
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa do lançamento de programa do Porto Digital
- Palestra “Ciência mais que divertida” abre VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade
- Prefeitura do Recife realiza a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Economia Criativa foi tema do último painel do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- João da Costa abre seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Córrego do Jenipapo
- Prefeitura do Recife realiza reunião para a criação do Comitê da Cadeia de Eletroeletrônica


Enviar    Imprimir