Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

LIVRO SOBRE JORGE MARCGRAVE É LANÇADO NO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011

Lú Streithorst
Obra apresenta pesquisa sobre as contribuições de Marcgrave
Obra apresenta pesquisa sobre as contribuições de Marcgrave
Foco do livro está nas atividades astronômicas de Marcgrave
Foco do livro está nas atividades astronômicas de Marcgrave

Publicação, que contou com o apoio da PCR, retrata as contribuições do cientista que atuou no Recife no século XVII, incluindo a montagem do primeiro laboratório astronômico do continente americano

Estudantes, professores e pesquisadores compareceram ao auditório da Livraria Cultura, localizada no Bairro do Recife, durante a noite desta terça-feira (29), para prestigiar o lançamento do livro Observatório no telhado, escrito por Oscar Matsuura. O evento foi realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), em conjunto com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE)

A obra apresenta uma pesquisa sobre as contribuições de Jorge Marcgrave no Recife. Em 1638, o alemão chegou ao município, onde permaneceu até 1643, integrando a expedição científica e militar de Maurício de Nassau, como ajudante do médico Willem Piso. Nesse período, dedica-se também a atividade científica, classificando plantas e animais, fazendo a descrição do clima, habitantes e idiomas brasileiros e estudando as estrelas do hemisfério sul. Segundo o autor, o foco do livro está, principalmente, nas atividades astronômicas do alemão Jorge Marcgrave. “As atividades em história natural e cartográfica foram publicadas e são mais conhecidas”, comentou Oscar Matsuura.

“A publicação também compartilha novidades recentemente pesquisadas sobre a construção de um observatório fixo no Recife, segundo o modelo do primeiro observatório universitário da Europa, o da Universidade de Leiden, dotado da melhor instrumentação da época”, explica o pesquisador. Esse observatório astronômico, o pioneiro das Américas e de todo hemisfério sul, segundo a pesquisa, funcionou em um casarão que estava situado entre a Rua do Imperador e a Rua Primeiro de Março, no bairro de Santo Antônio.

“O livro também presta diversas homenagens aos compatriotas que hoje vivem no território que foi holandês no século 17, especialmente aos pernambucanos e, mais ainda aos recifenses que, com justiça, reivindicam: Recife, berço da astronomia nas Américas. Espero que o livro ajude a elevar nossa auto-estima como detentores dessa história ocorrida em nossa terra e ajude, sobretudo nos dias atuais, a estabelecer referências sólidas para a nossa história de ciência, tecnologia e inovação”, acrescenta Oscar Matsuura.

O prefácio do livro, editado e publicado pela CEPE, foi escrito pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti. “A Prefeitura do Recife considera importante a publicação desse livro, pois aponta, justifica e resgata o papel da cidade como o marco zero da ciência no Brasil, a partir da história de Jorge Marcgrave, que construiu e utilizou, para realizar suas observações astronômicas, o primeiro observatório das Américas”, comentou o secretário.

Além da presença do autor, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a cerimônia contou com a participação do professor Sérgio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia; do professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz da Mota Menezes; do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; e do deputado estadual, Luciano Siqueira.

O autor da publicação é mestre em radioastronomia pela Universidade Mackenzie e doutor em astronomia cometária pela Universidade de São Paulo. Oscar Matsuura atua em história, ensino e divulgação da astronomia. Desde 2006 é o representante latino-americano junto ao Grupo de Trabalho Arquivos da Comissão 41 da União Astronômica Internacional e, em 2009, foi eleito o vice-presidente do GT. Desde agosto de 2010 é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, e professor colaborador do Programa HCTE/UFRJ.

Matérias Relacionadas
- João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Alto Santa Terezinha
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura do XIII Simpósio ObservaNordeste
- José Bertotti participa do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza apresentação em congresso ligado às micro e pequenas empresas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife participa da abertura do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário José Bertotti prestigia abertura de congressos ligados às micro e pequenas empresas
- Secretário de Ciência e Tecnologia recebe representantes da Alemanha
- Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta experiências do Recife em São Paulo
- Sistema Público de Emprego divulga 172 vagas para esta quarta (26)
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife premia estudantes da Rede
- Secretario de Ciência, Tecnologia do Recife conversa com internautas
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife chega ao final premiando estudantes da Rede Municipal
- Prefeitura divulga 191 vagas de emprego
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico participa de Twitcam
- Palestra abre Semana de Ciência e Tecnologia
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa do lançamento de programa do Porto Digital
- Palestra “Ciência mais que divertida” abre VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade
- Prefeitura do Recife realiza a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia


Enviar    Imprimir