Fandango

           Também nasceu na Europa e chegou ao Brasil com os colonizadores. É uma mistura de lendas, orações, dança e música. Ocorre no Nordeste, no período entre o Natal e o Dia de Reis, podendo adotar enredos e receber nomes diferentes, dependendo da região onde se manifeste: Barca, Marujada, Chegança de Marujos, Nau Catarineta, Auto da Barca ou Alardos.

           Apesar dessa dinamicidade da cultura, o enredo é basicamente o seguinte: em noite de tempestade, uma nau vaga perdida em alto mar. Em meio a revoltas, jogos e uma série de outras situações, os tripulantes se vêem vítimas da fome. Passam a escolher um tripulante que, morto, saciará a fome dos demais. Um grande milagre acontece e todos conseguem chegar vivos em terra.

           Os brincantes vestem-se de branco, como marinheiros, e representam cenas da vida dos marinheiros e das lutas entre cristãos e não-cristãos (mouros). Durante as suas apresentações, cantam lamentos, saudades, louvações e recordações da vida em terra; com um sapateado característico e instrumentos de corda, produzem um som próprio.

           Os principais personagens são: o Capitão; a Vassoura (tripulante responsável pela limpeza da embarcação); o Padre; o Doutor; o Cozinheiro; Saloia (uma bela mulher loira de origem portuguesa); Rei e Embaixador mouros; princesas mouras e muitos marujos.