Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

MERCADO DA BOA VISTA RECEBE CORDAS E CORDÉIS

Na manhã deste domingo, os freqüentadores do Mercado da Boa Vista tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo bem diferente do que estão acostumados: o show de lançamento do Projeto Cordas e Cordéis do Recife, uma coletânea de poesia de cordel ao som de violão e violas sertanejas.

O Cordas e Cordéis do Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação, é mais uma iniciativa norteada pelas políticas públicas da gestão, que busca a valorização da cultura popular e proporciona a democratização da comunicação.

De acordo com a coordenadora de comunicação da Prefeitura, Ruth Vieira, a realização deste evento foi possível graças ao Prêmio Culturas Populares 2007 – Maestro Duda – 100 Anos do Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura ao projeto “Liberdade nas Ondas do Rádio”. “Através desta atividade divulgamos, consolidamos e potencializamos o acesso à comunicação e a cultura local. Esta é a primeira edição do projeto, mas o nosso intuito é expandir a ação para todos os mercados públicos do Recife” disse.

A Diretora de Rádio, Dulce Melo, destacou que cinco mil CDs foram prensados e distribuídos. “As emissoras de rádio do Recife, escolas da rede municipal e Secretaria de Cultura receberam os cds gratuitamente. Outra parte desta cota foi distribuída entre os 10 poetas cordelistas participantes, pois é uma forma de gerar renda e divulgar o trabalho dos artistas locais” disse. Para o assessor da Fundação de Cultura, Inaldo Pontes a distribuição dos cds demonstra a política democrática da Prefeitura. “O Prefeito João Paulo acredita na democratização da cultura e a valorização dos artistas locais e a realização de um evento desta grandeza serve para reafirma a sua política”.

A cordelista Susana Morais, gostou bastante de participar do projeto. “É uma grande oportunidade para mostrar o meu trabalho e valorizar a nossa cultura. A Prefeitura está de parabéns por incentivar o trabalho dos poetas populares e levar a poesia para dentro dos mercados da cidade” disse. Já o poeta e músico, Allan Sales, destacou a valorização da multiculturalidade. “A administração municipal cumpre com brilhantismo o papel de fomentar a cultura local e incentiva os artistas a produzirem” afirmou. O público prestigiou atividade. “Gostei bastante de ver poetas declamarem cordéis. Foi uma grande oportunidade de conhecer e valorizar ainda mais a nossa cultura” afirmou a dona de casa, Vilma Duarte.

Liberdade nas Ondas do Rádio – O projeto consiste no recolhimento e distribuição gratuita entre as rádios, comerciais e comunitárias, de CDs de artistas pernambucanos. É elaborado um guia de mídia, com endereços e contatos de todas as emissoras participantes, para que os artistas possam se inserir na programação das emissoras. O “Liberdade” teve início em 2005, com um show no Forte das Cinco Pontas, no mesmo dia do lançamento da TV Sul, emissora com sede na Venezuela, que tem por objetivo integrar os povos da América Latina. Em 2006, o evento ocorreu na nova orla de Brasília Teimosa e integrou as ações da terceira semana pela democratização da comunicação. Em 2007, o “liberdade” homenageou o frevo, nosso ritmo centenário. Contando com a participação de artistas do quilate de Claudionor Germano, Nena Queiroga, Ed Carlos, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Maestro Ademir Araújo, Getúlio Cavalcanti, dentre outros. O evento culminou num grande show que lotou a praça do Morro da Conceição. A homenagem ao Frevo rendeu à Prefeitura o Prêmio Culturas Populares 2007 – Maestro Duda 100 Anos do Frevo.
Matérias Relacionadas
- Prefeitura entrega novo túmulo do poeta Ascenso Ferreira
- João Paulo toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
- PCR paga salários hoje
- Prefeito João Paulo toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
- PCR abre na sexta-feira (02)


Enviar    Imprimir