Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




FAMILIARES DO BOLSA-ESCOLA PARTICIPAM DE AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mães, pais e responsáveis de estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa-Escola Municipal (PBEM) participam nesta quinta-feira (14) de passeio no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Desta vez, o passeio pelo rio contou com familiares de 82 estudantes inscritos na Escola Municipal Darcy Ribeiro, do bairro do Cordeiro. Na oportunidade, eles receberão aulas de educação ambiental. De acordo com a diretora do Bolsa-Escola, Teresa Sato, a idéia do projeto surgiu da preocupação com o meio-ambiente. “Ao visitar as famílias contempladas pelo programa percebemos a necessidade de conscientizá-los sobre a melhor forma de cuidar do meio-ambiente, por meio da educação ambiental”, afirma Teresa.

A aula ecológica faz uma abordagem interdisciplinar sobre o meio-ambiente. “Na aula, exploramos aspectos históricos, geográficos e das ciências naturais incluindo água, fauna e flora. Mostramos potencialidades e impactos causados a fim de gerar reflexão”, explica a bióloga e professora, Mônica Coelho. Para a professora, o mais importante da iniciativa é promover uma sensibilização para problemática ambiental do Recife, com atenção aos resíduos presentes na água, lixo, assoreamento e uso e ocupação desordenada das margens. “Aprendi muito sobre como cuidar da natureza, das águas, dos cuidados com o lixo e reciclagem”, revela a mãe Edilza Dias da Silva.

O passeio, que ocorre uma vez por mês, pretende aproximar as famílias por meio dos conhecimentos adquiridos sobre as noções de preservação ambiental. “As questões ambientais transmitidas em sala de aula para os alunos e aprendidas pelos pais e responsáveis no catamarã são objeto de conversas deles em casa”, ressalta Teresa. A ação municipal também inclui uma programação cultural mensal, gratuita, realizada no Teatro de Santa Isabel, além do encaminhamento de integrantes das famílias inscritas para cursos profissionalizantes e de alfabetização.

Bolsa Escola – O Programa Bolsa-Escola Municipal é destinado a crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos, que residem na Cidade e integram famílias com renda de, no máximo, 1/3 do salário mínimo por pessoa. Para cada aluno matriculado na rede municipal do Recife, elas têm direito a meio-salário mínimo mensal, enquanto para dois ou mais inscritos no programa, são pagos um salário mínimo integral (R$ 415,00). No ano 2000, eram atendidas 3.957 famílias e 6.430 crianças. Hoje, são 6.229 famílias inscritas, beneficiando 10.953 crianças.

Matérias Relacionadas
- Estudantes da rede passam por tratamento oftalmológico
- Creche Albérico Dornelas Câmara presta homenagem aos pais
- Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos
- Novas famílias do Bolsa-Escola participam de reunião
- Bandas da rede municipal se preparam para o desfile do dia 7
- Prefeitura promove intercâmbio de bandas de escolas municipais
- Bolsa-Escola recebe novos beneficiários
- PCR divulga lista dos sorteados do ProJovem Urbano
- Estudantes do Com-vida reafirmam compromisso com a saúde do planeta
- Bibliotecas Municipais têm programação variada
- A Revolta das Chupetas no Programa Educação para o Teatro
- Oficina forma contadores de histórias
- Encontro do Com-Vida reúne delegados e professores
- 3º Festival de Artes Marciais é encerrado com sucesso
- Professores de Educação Infantil participam de curso na CEF
- Programa divulga produção estudantil
- Novos professores do Academia da Cidade são capacitados
- Estudantes do 1º e 2º ciclos se encontram no Armazém 14
- Vencedora do Concurso Maximiano Campos é homenageada pelos colegas
- Mães do Programa Bolsa-Escola passeiam pelo Rio Capibaribe


Enviar    Imprimir