Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DA REDE PASSAM POR TRATAMENTO OFTALMOLÓGICO

Os belos olhos castanhos da pequena Ruana Luiza de Oliveira, de apenas 8 anos, não chegam a denunciar, mas a exemplo de outras coleguinhas da Escola Municipal do Leão, em Boa Viagem, ela sofre de astigmatismo (falta de percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas). O problema foi detectado na tarde desta terça-feira (26), durante o 7º mutirão 2008 do Projeto Escola, uma parceria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município com a Fundação Altino Ventura – FAV, sediada na Boa Vista.

Os exames foram realizados pelos médicos e voluntários da FAV, na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem. A terceira escola participante foi a Abílio Gomes, no mesmo bairro. No total, foram examinados, pela manhã e à tarde, um total de 100 alunos, dos 6 aos 16 anos. Durante 10 dias, dezenas de estudantes das três escolas passaram por uma triagem inicial, realizada pelos próprios professores.

Agora Ruana vai usar lentes corretivas, com os óculos sendo fornecidos gratuitamente pela Prefeitura do Recife. “Estou contente, pois vou poder estudar direito”, disse, com um largo sorriso. Ao seu lado, Jorkean Jéferson Santos, de 12 anos, aguardava, ansioso, a confirmação do veredicto: miopia de 2 graus e certeza de mudar de visual nos próximos dias. A miopia é a condição apresentada pelos olhos que podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.

“Não estou chateado não. Vou enxergar melhor o quadro negro e meus olhos vão deixar de arder quando vejo tevê de perto”, ressaltou Jorkean. De acordo a gerente de Ações Complementares da rede, Elusa Barros, até o início da tarde oito crianças detectaram a necessidade de uso de óculos. “Outros 19 foram encaminhados para a sede da Fundação, para tratamentos gratuitos específicos”, frisou, lembrando que os casos mais comuns são de estrabismo. Desde que foi firmado, em 2006, o convênio já passou por dezenas de escolas municipais de ensino fundamental. No período, sem contar com mutirão desta terça, já foram distribuídos 219 óculos. Já os encaminhamentos somaram 136.

Matérias Relacionadas
- Crianças de creche homenageiam os pais
- Creche Albérico Dornelas Câmara presta homenagem aos pais
- Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos
- Novas famílias do Bolsa-Escola participam de reunião
- Bandas da rede municipal se preparam para o desfile do dia 7
- Prefeitura promove intercâmbio de bandas de escolas municipais
- Bolsa-Escola recebe novos beneficiários
- PCR divulga lista dos sorteados do ProJovem Urbano
- Estudantes do Com-vida reafirmam compromisso com a saúde do planeta
- Bibliotecas Municipais têm programação variada
- A Revolta das Chupetas no Programa Educação para o Teatro
- Oficina forma contadores de histórias
- Encontro do Com-Vida reúne delegados e professores
- 3º Festival de Artes Marciais é encerrado com sucesso
- Professores de Educação Infantil participam de curso na CEF
- Programa divulga produção estudantil
- Novos professores do Academia da Cidade são capacitados
- Familiares do bolsa-escola participam de aula de educação ambiental
- Estudantes do 1º e 2º ciclos se encontram no Armazém 14
- Vencedora do Concurso Maximiano Campos é homenageada pelos colegas


Enviar    Imprimir