Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

AÇÕES EDUCATIVAS DA CODECIR CHEGAM À ZONA NOROESTE DO RECIFE

As equipes técnicas da Defesa Civil, com o apoio de agentes do Programa Parceria nos Morros, percorrem, nesta segunda-feira (27), o Córrego José Grande e o Córrego do Euclides, zona Noroeste do Recife, apresentando as ações educativas de preparação para o inverno 2009. Através de uma abordagem porta-a-porta, serão reforçadas as orientações sobre o inverno com o objetivo de sensibilizar os moradores no sentido de intensificar a parceria com a Defesa Civil. As ações educativas e outras intervenções que fazem parte da operação inverno são coordenadas pelo Programa Guarda-Chuva.

As equipes visitarão, ainda, durante a semana, as comunidades da UR-10, no Ibura, Córrego Manuel Carroceiro, na Guabiraba, Alto Santa Isabel e Alto do Maracanã.

Os agentes irão distribuir cartilhas com informações sobre práticas seguras para quem mora no morro. As orientações incluem a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo, o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamento de barreira. A ação contará com o apoio de um carro de som para transmitir informações e mobilizar a comunidade.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Nina Macário, o trabalho educativo é fundamental para a diminuição do risco. “Desde a criação do programa Guarda-Chuva, nós percebemos que a população está mais sensível às orientações da Codecir e isto se reflete em um trabalho de parceria com as comunidades.”, disse.

As ações educativas tiveram início no último dia 20, no Alto do Capitão, em Dois Unidos, e devem durar até o dia 30 de maio. Durante este período, as equipes percorrerão 45 localidades de risco alto e muito alto. As ações educativas também serão apresentadas nas escolas municipais localizadas em áreas de risco, para mostrar às crianças e aos jovens o trabalho desenvolvido pela Codecir e a importância da colaboração de toda a comunidade para um inverno sem acidente.

Desde 2001, ano de criação do programa, a Prefeitura já investiu R$ 300 milhões no Programa Guarda-Chuva em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem. Ações que resultaram, ao longo dos últimos oito anos, na diminuição de mais de seis mil pontos de risco no Recife, o que tornou mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro.

Matérias Relacionadas
- Prefeito empossa novos conselheiros municipais de Assistência Social
- Prefeito inaugura unidade do CRAS Roda de Fogo/Torrões
- Prefeito antecipa salário de abril
- Prefeitura do Recife inaugura Memorial Chico Science
- Servidores assistem palestra sobre a nova Lei de Estágio
- 1ª Conferência de Comunicação no Serviço Público é aberta no Recife
- Prefeito e ministro do Desenvolvimento Social discutem políticas públicas
- João da Costa lança ciclo do OP 2009
- Novos conselheiros municipais de assistência social tomam posse
- Prefeito participa de evento que ampliará a relação entre Brasil e França
- João da Costa inaugura CRAS Roda de Fogo/Torrões
- Prefeitura promove palestra sobre a nova Lei de Estágio
- Prefeitura do Recife apóia Conferência de Comunicação
- Prefeito prestigia festa dos Hospitais Santa Joana e Memorial São José
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Inverno 2009
- Prefeito assina convênio com BNDES para obras no Pilar
- PCR divulga o abre e fecha no feriado de Tiradentes
- Identidade Cidadã no Espinheiro
- João da Costa e João Paulo tem encontro com o presidente Lula
- Recife terá mais 15 ambulâncias do Samu para a população


Enviar    Imprimir