Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE INAUGURA MEMORIAL CHICO SCIENCE

O prefeito do Recife, João da Costa, abre, oficialmente, nesta sexta-feira (24), às 19h, mais um equipamento do Complexo Cultural Pátio de São Pedro, o Memorial Chico Science. Além do resgate do passado do mangueboy, o espaço, que ocupará a casa 21, terá a fundamental função de levar a sua filosofia de reinvenção cultural adiante. “Além de ser uma justa homenagem a esse que é um grande ícone da cultura pernambucana, será um espaço dedicado à difusão, levando informação e cultura para toda a cidade, dentro de uma política cultural que trabalha a diversidade com os olhos voltados para o mundo”, afirma João da Costa.

Durante a solenidade de abertura, os integrantes da Nação Zumbi, Jorge du Peixe e Lúcio Maia vão discotecar. Por meio do software livre ViMus (das palavras VIsual + MÚSica), programa de computador para processamento audiovisual desenvolvido por Jarbas Jácome, serão projetados, na fachada da Igreja de São Pedro dos Clérigos, desenhos feitos ao vivo pelo grafiteiro Galo de Souza sincronizados com o som tocado pelos djs da noite.

O conceito museográfico do Memorial é de Maria Eduarda Belém, que teve como inspiração um dos tantos projetos pensados pelo cantor: o Antromangue, núcleo onde se promoveria a difusão de conhecimentos musicais, literatura, artes, cinema e cultura popular. “Resgatar esse pensamento é torná-lo real e ativá-lo. A idéia é transformar o Memorial não só num lugar onde a história do artista é preservada, como também numa célula de incentivo à produção, onde a principal matéria prima para isto é fornecida: a informação dirigida e focada na cultura popular no underground e no pop”, explica Maria Eduarda.

O espaço está dividido em três módulos conceituais: o informativo, o imersivo e o educativo. No primeiro espaço, o informativo, uma versão da Exposição Chico Imaginário ficará montada com vários painéis. No entanto, se na sua primeira apresentação o factual e o imaginário estavam dispostos separadamente, nesse segundo momento eles estarão remixados. No módulo central, o imersivo, funcionará uma espécie de câmara escura, onde se projetarão, por meio do ViMus, imagens integradas a uma instalação sonora, proporcionando aos visitantes uma experiência particular e mais intuitiva, desenvolvida por Mabuse, Daniel Tiago, Jarbas Jacome, José Guilherme e André Édipo.

O último dos módulos, o educativo, será o espaço onde haverá exibição de vídeos e realização de palestras e pequenas oficinas. Lá também estarão terminais de computadores onde ficarão armazenadas a discoteca virtual, uma pequena biblioteca com livros e quadrinhos acessíveis à consulta, histórico completo da trajetória de Science com matérias de jornais, revistas, cartazes dos shows, fotografias e material iconográfico. O acervo também contará com vídeo-clips, documentários e projeção fotográfica além, claro, das músicas de Chico Science e Nação Zumbi.

Na discoteca digital, qualquer pessoa poderá acessar e ouvir as músicas que faziam parte do acervo do cantor. A coleção terá atualização mensal, com músicas ouvidas por amigos e parceiros de trabalho de Chico, já que era assim que funcionava o processo criativo do Movimento Mangue, como numa cooperativa. Com essa renovação constante, a idéia é reunir músicas que hoje possivelmente fariam parte da trilha sonora das andanças do mangueboy.

A pequena biblioteca é voltada para a cultura pop e recheada de quadrinhos, livros de música, poesia, contra-cultura, e temas que eram de interesse de Chico. A exemplo da discoteca, esse acervo de livros também será freqüentemente alimentado com novos volumes indicados por seus parceiros e amigos. Qualquer interessado poderá consultá-los dentro do Memorial.

De acordo com o secretário de Cultura do Recife, Renato L, e também um dos grandes companheiros do cantor, o espaço pretende ir além do seu espaço físico. “O Memorial é pensado também como um espaço difusor de informação. Ações como oficinas e mostras podem vir a ser promovidas em outros espaços, com o intuito de aproximar o conteúdo do Memorial da cidade como um todo”, explica.

O Memorial Chico Science funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca. O investimento total do projeto, incluindo obras e projeto museográfico, foi de R$ 305 mil.

Serviço:

Memorial Chico Science
Pátio de São Pedro, casa 21, Bairro de São José
Inauguração sexta-feira, dia 24 de abril, às 19h

Visitação
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Agendamento para visitas de grandes grupos 3232.2492 / 3232.2486
www.recife.pe.gov.br/chicoscience
mcs@recife.pe.gov.br

Matérias Relacionadas
- Servidores assistem palestra sobre a nova Lei de Estágio
- 1ª Conferência de Comunicação no Serviço Público é aberta no Recife
- Prefeito e ministro do Desenvolvimento Social discutem políticas públicas
- João da Costa lança ciclo do OP 2009
- Novos conselheiros municipais de assistência social tomam posse
- Prefeito participa de evento que ampliará a relação entre Brasil e França
- João da Costa inaugura CRAS Roda de Fogo/Torrões
- Prefeitura promove palestra sobre a nova Lei de Estágio
- Prefeitura do Recife apóia Conferência de Comunicação
- Prefeito prestigia festa dos Hospitais Santa Joana e Memorial São José
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Inverno 2009
- Prefeito assina convênio com BNDES para obras no Pilar
- PCR divulga o abre e fecha no feriado de Tiradentes
- Identidade Cidadã no Espinheiro
- João da Costa e João Paulo tem encontro com o presidente Lula
- Recife terá mais 15 ambulâncias do Samu para a população
- Sobrevoo ajuda a combater a dengue e a identificar pontos críticos nos morros
- João da Costa assume Regional Pernambuco na FNP
- Secretarias municipais expõem programas para estudantes da UFRPE
- PCR inicia projeto de educação patrimonial no Sítio Trindade


Enviar    Imprimir