Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

LANÇAMENTO DO PLANSEQ BOLSA FAMÍLIA NO TURISMO
00:00 Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa, ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançam, nesta sexta-feira (29), o Planseq Bolsa Família no Turismo. O encontro será às 9h no auditório do Ilatec (Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências), na Rua Real da Torre, 449, Madalena.

O Plano Setorial de Qualificação para Beneficiários do Programa Bolsa Família vai capacitar, na área de Turismo, com cursos de qualificação para formação de mão-de-obra, 1.353 estudantes entre os meses de maio e junho de 2009. O Planseq é uma ação do Ministério do Trabalho, operacionalizado no Recife pelo Ilatec, com apoio da Prefeitura do Recife e o Trade Turístico. Conta ainda com a participação das secretarias de Assistência Social - responsável por toda a mobilização das pessoas para a participação no curso – de Turismo, que atuará nos cursos de capacitação para a área do turismo; e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que participará posteriormente, do Planseq Construção Civil.

As inscrições foram realizadas nos Centros Regionais de Assistência Social (CRAS) e no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os primeiros realizam o cadastro das famílias no Sistema Público de Emprego e Renda. É necessário estar cadastrado no Sistema para participar dos cursos. Já a Secretaria de Assistência Social promove a divulgação do plano junto às famílias atendidas nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Os CRAS da Cidade contabilizaram 3.497 pessoas inscritas, todas beneficiárias do programa Bolsa Família. Desse número, 1.353 pessoas irão participar do Planseq Turismo. O restante participará do Planseq Construção Civil. A Secretaria de Assistência Social será ainda responsável pelo acompanhamento e monitoramento das turmas.

Serão 200 horas/aulas divididas em dois módulos. O primeiro, que teve início em 11 de maio, formará tecnicamente os profissionais para trabalhar em diversas aéreas. São ministradas aulas de Educação Ambiental, Cidadania, Relação Interpessoal, Comunicação verbal – produção de texto, Racionalidade lógica, Ética profissional e Direitos Humanos. O segundo módulo será dedicado às aulas práticas e terá início em 1° de junho. Ao final do curso, os alunos estarão aptos a exercer as profissões de garçons, recepcionistas, camareira, auxiliar operacional de eventos, atendente de agência de viagem, cozinheiro, padeiro/confeiteiro, barmen, mensageiro/porteiro.

O Ministério do Trabalho e Emprego solicita aos municípios que, no mínimo, 30% dos inscritos no programa de Turismo sejam inseridos no mercado de trabalho. O Trade Turístico de Pernambuco vai entregar uma carta ao ministro Carlos Lupi comprometendo-se em inserir 50% dos alunos que participaram do Planseq no mercado de trabalho, em forma de estágio no setor, ao longo de um ano. O restante dos trabalhadores ficará no cadastro do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A expectativa é que o Planseq promova a qualificação profissional na área de Turismo nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. O Planseq Bolsa Família no Turismo foi idealizado para homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham cursado, pelo menos, o ensino fundamental II.

Matérias Relacionadas
- Turistas se despedem do Recife ao som de blocos líricos
- PCR e Trade Turístico anunciam ações de marketing receptivo no Carnaval
- Secretários de Turismo e Assistência Social apresentam brindes destinados aos turistas foliões
- Recife realiza ação de marketing nas esteiras de bagagem do aeroporto
- Décor carnavalesco ambienta aeroporto e rodoviária no Recife
- Recife divulga Carnaval no 16º Workshop CVC
- Aeroporto do Recife bate recorde de fluxo em 2009
- Postos de Informações Turísticas já estão prontos para receber os foliões
- ABAV homenageia Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife
- Recife será destaque no programa “No Coração do Brasil”
- Postos de Informações Turísticas do Recife funcionarão em horário especial
- Boate Metrópole homenageia turismo LGBT no Recife
- Hotéis do Recife têm lista de espera para o Réveillon
- Programa de premiação Recife te Quer prorroga cadastramento até abril
- Recife tem a melhor política pública do País na gestão do Turismo
- Recife é tema de ensaio para a Vogue
- Crescimento do turismo do Recife é divulgado em reunião do Trade Turístico
- Profissionais de turismo recebem certificados de curso de inglês
- “Turismo na Comunidade” concorre ao Prêmio ODM Brasil
- PCR capacita mais de 400 pessoas em curso de inglês instrumental


Enviar    Imprimir