Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PROFISSIONAIS DE TURISMO RECEBEM CERTIFICADOS DE CURSO DE INGLÊS
21:39 Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

O prefeito João da Costa entregou, na tarde desta sexta-feira (27), os certificados para os 487 alunos formados no Projeto de Qualificação Profissional em Inglês Instrumental, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo; Ministério do Turismo; Fundação Banco do Brasil e Instituto de Desenvolvimento Social (IDS). A solenidade, que aconteceu no Mercado da Boa Vista, contou com a presença de parte dos profissionais capacitados que formam a cadeia produtiva do turismo na Cidade. Participaram também do evento o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, o assessor executivo da pasta, Carlos Braga, o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, o presidente da Csurb, Alexandre Sena, e o vereador Aerto Luna, além de representantes das instituições parceiras do curso e do Trade Turístico de Pernambuco.
 
O curso foi oferecido para taxistas, barraqueiros de coco, guardas municipais, guias de turismo, artesãos, cozinheiros, recepcionistas, permissionários dos mercados públicos e garçons, sendo uma demanda do próprio setor. O projeto do curso de inglês instrumental é o início dos programas de qualificação que a Prefeitura irá implantar até a Copa 2014. Na sua fala durante a cerimônia, o prefeito destacou que os trabalhadores que atuam na área devem ter em mente duas questões principais: informação e qualidade naquilo que fazem. “São duas questões fundamentais para sobreviver na economia, e por isso é importante a qualificação de todos que promovem a cadeia turística”, disse João da Costa. Segundo o chefe do executivo municipal, a melhor propaganda da cidade é feita pelo turista bem recebido e atendido. “O povo da cidade é um dos nossos patrimônios e é necessário que todos possam fazer o curso, reconhecendo a importância de uma informação bem dada”, disse o prefeito.
 
Esse é um pleito antigo da cadeia produtiva do Turismo que conseguimos realizar. Até o final do ano vamos entregar um CD para todos os participantes para que possam, assim, continuar com os estudos e fazer com que o Recife melhore ainda mais sua capacidade de receber bem os turistas”, afirmou o secretário Samuel Oliveira. O gestor lembrou, ainda, que hoje a cidade é a mira dos empresários do setor hoteleiro e que nos próximos anos haverá um aumento dos investimentos na área. “Estamos trabalhando em benefício da população do Recife, mas também dos turistas de todo o mundo e é dessa forma que preparamos a cidade para o futuro”, defendeu.
 
Entre os alunos que receberam o certificado do curso de inglês instrumental estava o senhor José Lourenço Alves Neto, de 69 anos, dos quais 43 foram dedicados à profissão de taxista. Para o motorista de praça, as horas que deixou de ganhar dinheiro trabalhando foram bem recompensadas pela nova formação. “Valeu o sacrifício, pois aprendi em sala de aula o necessário para receber bem o turista estrangeiro. É muito importante essa iniciativa da Prefeitura do Recife, reconhecendo a função que o setor do turismo tem na geração de empregos, que sempre absorveu uma grande quantidade de mão-de-obra”, justificou o taxista.    
 
Outro motorista beneficiado com o curso foi o senhor Alberto João da Silva, de 43 anos. Segundo o trabalhador, que atua na profissão há dois anos, a qualificação já rendeu resultados positivos. “Desde que comecei com as aulas já obtive efeitos positivos na hora de pegar os passageiros estrangeiros e parabenizo a Prefeitura por essa valorização dos taxistas do Recife”, informou.
 
Outros projetos
 
De olho na Copa de 2014, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo do Recife, já começou as mobilizações para receber os visitantes durante o evento com a qualificação de profissionais que atuam no turismo da cidade. Serão oferecidas 2.195 vagas no Projeto de Qualificação Profissional para os Atores da Cadeia Produtiva do Turismo no Recife, com apoio do Ministério do Turismo. As atividades estão em andamento desde agosto e seguem até maio de 2010, sendo divididas em três etapas: Volte Sempre II, Anfitrião e Programa Integrado de Turismo (PIT). Até a Copa, serão capacitados 30 mil profissionais do setor, a partir de um amplo programa de qualificação em parceria com o Governo Federal e o Trade Turístico.

Matérias Relacionadas
- “Turismo na Comunidade” concorre ao Prêmio ODM Brasil
- PCR capacita mais de 400 pessoas em curso de inglês instrumental
- Recife se prepara para a Copa 2014 com o Olá, Turista!
- Permissionários dos mercados públicos do Recife foram qualificados
- Permissionários dos mercados do Recife são capacitados
- Debate discute influência da cultura e do turismo nas comunidades
- Debate vai discutir a cena musical do Recife
- Recife é promovido na Argentina e Uruguai
- Artesãos recifenses expõem peças de material reciclado
- Recife recebe mais cruzeiros na temporada 2009/2010
- Recife é atração do próximo feriadão
- Aeroporto do Recife faz a viagem valer a pena
- Recife divulga roteiros e ações para agentes e operadores de viagem na ABAV 2009
- Vencedores do Roda de Boteco 2009 são premiados em festa
- Serviço
- Verão começa mais cedo no Recife
- Recife tem incremento de 21,26% em desembarque de vôos em setembro
- Última semana do Festival Roda de Boteco 2009
- Prefeitura do Recife homenageia idosos com passeios de catamarã
- Empresários participam de reunião do Recife Mais


Enviar    Imprimir