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Turismo

PERMISSIONÁRIOS DOS MERCADOS PÚBLICOS DO RECIFE SERÃO TREINADOS
21:08 Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

O projeto Comedoria Popular vai beneficiar 40 alunos

Os mercados públicos do Recife recebem todos os anos visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Os turistas querem conhecer de perto o hábito que o recifense tem de frequentar esses espaços que contam a história e a cultura da cidade. Para receber da melhor forma esses visitantes, os funcionários precisam estar capacitados com cursos de boas práticas, manuseio de alimentos e técnicas culinárias. Pensando nisso, será oferecido para os permissionários cursos de qualificação e capacitação na área de gastronomia. O projeto “Comedoria Popular: Qualificação e Capacitação dos profissionais de cozinha dos Mercados e Feiras livres do Recife” vai atender 40 alunos, a partir de 17 de agosto. A apresentação do projeto será às 15h30, no Mercado da Boa Vista e contará com a presença do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira e da coordenadora do projeto, Ana Cláudia Frazão.

O curso tem como foco a culinária típica do Recife e visa à melhoria dos serviços oferecidos em todas as suas etapas de produção, execução e comercialização. O projeto é um desdobramento do livro “Comedoria Popular – receitas, feiras e mercados do Recife”, de Ana Cláudia Frazão, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB).

As inscrições para os cursos começaram no dia 3 de agosto, serão 45 horas/aula, sendo duas aulas por semana, durante três meses. Cada aluno vai receber um kit educativo contendo bolsa com arsenal básico de cozinha, uniforme completo e manual de boas práticas, legislação e técnicas culinárias. O curso será ministrado pela escritora Ana Cláudia Frazão, com participação da nutricionista Elza Ferreira. Ao término do curso, a autora vai dar dicas de elaboração e preparação de cardápio.

“O curso beneficiará os comerciantes dos mercados de São José, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada e Casa Amarela, por terem um grande potencial gastronômico e turístico. Acreditamos que essa capacitação vai promover a melhoria na qualidade do serviço, fidelizando o público recifense e conquistando quem visita nossa cidade”, frisou o presidente da Csurb, Alexandre Sena.

“Entendemos que esses cursos são uma grande conquista para o setor. Com eles, os profissionais vão receber cada vez melhor os turistas e com isso poderemos aumentar o nosso fluxo turístico, que já vem batendo recordes. Cada vez mais iremos qualificar os profissionais que trabalham diretamente com o turismo na cidade”, afirma o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

Volte Sempre - A Secretaria de Turismo do Recife sempre investiu em cursos para aperfeiçoar a cadeia produtiva do turismo. Permissionários dos mercados da Madalena, Encruzilhada, Boa Vista e Água Fria participaram do Volte Sempre I, programa de aperfeiçoamento profissional, que na primeira etapa, em 2007, qualificou mais de 2 mil profissionais. Até 2012, em parceria com o Governo Federal e o Trade Turístico, será desenvolvido um amplo programa de qualificação. O objetivo é atender todos que trabalham com turismo no Recife, cerca de 30 mil profissionais. Em andamento, está o curso de Inglês Instrumental. Foram oferecidas 510 vagas para as categorias de taxistas, barraqueiros de coco, guardas municipais, artesãos, guias de turismo, cozinheiros, recepcionistas, permissionários dos mercados públicos e garçons.

Outro projeto em andamento é o Plano Setorial de Qualificação para os Beneficiários do Programa Bolsa Família. Estão sendo oferecidos cursos de qualificação para a formação de 1.353 estudantes. Em breve, será implantado o projeto de qualificação profissional para os atores da cadeia produtiva do turismo voltado para 2.195 pessoas. Serão atendidas três áreas: Programa de Integração do Turismo (PIT), para gerentes de empreendimentos do setor; Projeto Anfitrião, que qualifica os gestores de importantes atrativos turísticos; e o Programa Volte Sempre II.

O projeto Comedoria Popular é patrocinado pelo Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura – Funcultura, e conta ainda com a parceria da DAM Fardamentos, Frigoríficos São Mateus, Faculdade Maurício de Nassau e Qualimar Pescados.

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