Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

ALUNOS DO PLANSEQ TURISMO REALIZAM WORKSHOP DAS NOIVAS
00:00 Quarta-feira, 29 de Julho de 2009

Uma noite em grande estilo. Assim foi o Workshop das Noivas realizado nesta terça-feira (28) no auditório da Facipe – Faculdade Integrada de Pernambuco (Rua José Osório, 124, Madalena). O evento marcou o fim da primeira etapa dos cursos de cozinheiro, garçom, recepcionista, camareira, auxiliar de cozinha, auxiliar de eventos e atendente de agência de viagem realizado pelo Ilatec (Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências), por meio do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para beneficiários do Programa Bolsa Família no Turismo e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Karla Menezes, do secretário de Governo, Roberto Arrais, além dos 450 concluintes da primeira turma. Os alunos foram divididos em grupos, que ficaram responsáveis pela confecção e organização dos diversos produtos e etapas da cerimônia, como bolos, doces, vestidos, receptivo e música, entre outros.

O Planseq está capacitando, na área de turismo, com cursos de qualificação para formação de mão de obra, 1.353 estudantes entre os meses de maio e dezembro de 2009. O Plano Setorial é uma ação do Ministério do Trabalho, operacionalizado no Recife pelo Ilatec, com apoio da Prefeitura do Recife e Trade Turístico. Participam, ainda, as secretarias de Turismo, que atua na capacitação do segmento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico que participará do Planseq Bolsa Família na Construção Civil e a de Assistência Social, mobilizando as pessoas e monitorando as turmas.

A primeira etapa, que termina na próxima terça-feira (04/08), formou tecnicamente os profissionais para trabalhar em diversas áreas, com aulas de Educação Ambiental, Cidadania, Relação Interpessoal, Comunicação Verbal – produção de texto, Racionalidade lógica-, Ética profissional e Direitos Humanos, além de cursos de recepcionista, cozinheiro, garçom, camareira, auxiliar de cozinha, auxiliar de eventos e atendente de agência de viagem. A próxima etapa, com início previsto para 5 de agosto, será destinada para os cursos de mensageiro/porteiro, barman, padeiro/confeiteiro e cozinheiro. “A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, sempre investiu em cursos de qualificação profissional para a cadeia produtiva do Turismo. Estamos buscando parcerias com o Trade Turístico para criarem oportunidades para esses alunos até o fim do ano”, afirma o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

O Trade Turístico de Pernambuco se comprometeu em inserir 50% dos alunos que participaram do Planseq no mercado de trabalho, em forma de estágio no setor, ao longo de um ano. Dos alunos que se formaram, cerca de 20 já estão no mercado de trabalho. “Passei três meses fazendo o curso de recepcionista, a partir do segundo mês, já estava sendo chamada para entrevistas. Hoje, organizo eventos”, afirma a aluna concluinte, Shirley Farias.

Matérias Relacionadas
- Turismo e ciclismo pedalando juntos pelo Recife
- Recepcionistas ligados ao Turismo participam de workshop
- Discovery grava no Recife
- Secretaria de Turismo realiza atividades para taxistas
- Recife estampa caderno sobre turismo cultural
- Orçamento Participativo foi eixo central de reunião do Conselho de Turismo do Recife
- Recife terá roteiro sobre a Civilização do Açúcar
- Recife realiza pesquisa durante Salão do Turismo SP
- Recife estimula venda de pacotes turísticos
- Recife teve 70% de ocupação hoteleira durante São João
- Recife oferece diversos programas para as férias de julho
- Turista do Recife estará bem informado no São João
- Dez mil bares e restaurantes a sua escolha no Recife
- Turismo do Recife terá plenária no Orçamento Participativo
- Prefeitura monta feirinha de artesanato para o Trem do Forró
- Recife oferece receptivo junino no aeroporto
- Ministério do Turismo libera R$ 1 milhão para Projeto Orla
- PCR divulga capital para jogo Brasil x Paraguai
- Recife se prepara para a Copa de 2014
- Prefeitura divulga capital para jogo do Brasil


Enviar    Imprimir