Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO FOI EIXO CENTRAL DE REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DO RECIFE
00:00 Terça-feira, 30 de Junho de 2009

Foi apresentada hoje (30), no Best Western Manibu, a primeira proposta para a plenária de Turismo do Orçamento Participativo. O assunto foi o tema central da reunião do Conselho de Turismo do Recife (Conture), que contou com a presença dos secretários de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, além de representantes da ABIH-PE, Recife Convention, ABAV-PE, Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), Sebrae, SESC, entre outros.

A discussão das políticas públicas para o Turismo no Orçamento Participativo está atrelada a quatro eixos de ação: valorização turística do Recife com o projeto Turismo na Comunidade, qualificação profissional, educação para o turismo e promoção da cidade. “O OP é um instrumento de planejamento com a participação da comunidade e segmentos interessados. A população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano com recursos do orçamento da Prefeitura”, diz o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

A escolha dos projetos e de delegados do turismo para a condução do OP do Turismo acontecerá dia 4 de agosto, às 18h, no Terminal Marítimo de Passageiros. As entidades representativas do setor foram convidadas a convocar os profissionais do setor para que todos participem da primeira reunião do OP. “Queremos envolver o maior número da população do Recife para discutir o turismo”, completa Samuel.

Durante a reunião do Conture, foi apresentado um dos projetos vencedores do Fuçador cuja ideia já foi implantada e está à disposição do turista e morador. A equipe terceira colocada na última edição do Fuçador sugeriu a criação de mapas de localização em abrigos de ônibus. Foram implantados 11 painéis nos bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista e Bairro do Recife. A ferramenta contribui para melhorar a localização do turista. A iniciativa privada tem sido provocada para ampliar o projeto.

Para o presidente da ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins, o cenário turístico do Recife está cada vez melhor. “A valorização do turismo cultural já está rendendo frutos para uma melhora na ocupação hoteleira na cidade. Voltamos a ter altas estações nos meses de julho e janeiro. Precisamos pensar na expansão do turismo na cidade”, analisou. Já o secretário de Turismo do Estado, Sílvio Costa Filho, lembrou que o futuro é muito promissor para Pernambuco e o Recife. “Estamos vivendo um momento importante no turismo com a união da iniciativa pública e privada a exemplo do projeto Pernambuco Bom pra Você. A Copa do Mundo é também uma nova janela de oportunidades que se abre para o Estado nos próximos anos”, sugeriu.

Foi apresentada ainda a nova composição do Conture com a entrada de representantes públicos da Câmara Municipal do Turismo, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além da iniciativa privada com Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Integram ainda o Conture, a ABAV, ABIH, Abrajet, Senac, Sesc, Abrasel, entre outros.

Matérias Relacionadas
- Recife terá roteiro sobre a Civilização do Açúcar
- Recife realiza pesquisa durante Salão do Turismo SP
- Recife estimula venda de pacotes turísticos
- Recife teve 70% de ocupação hoteleira durante São João
- Recife oferece diversos programas para as férias de julho
- Turista do Recife estará bem informado no São João
- Dez mil bares e restaurantes a sua escolha no Recife
- Turismo do Recife terá plenária no Orçamento Participativo
- Prefeitura monta feirinha de artesanato para o Trem do Forró
- Recife oferece receptivo junino no aeroporto
- Ministério do Turismo libera R$ 1 milhão para Projeto Orla
- PCR divulga capital para jogo Brasil x Paraguai
- Recife se prepara para a Copa de 2014
- Prefeitura divulga capital para jogo do Brasil
- João da Costa prestigia o último fim de semana do Comedoria de Mercado
- Último final de semana do Circuito Comedoria de Mercado
- Prefeito e ministro lançam o Planseq no Turismo
- Lançamento do Planseq Bolsa Família no Turismo
- Lançamento do Planseq Bolsa Família no Turismo
- Emoção no encerramento da primeira etapa do Game Show


Enviar    Imprimir