Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Habitação

PARTICIPAÇÃO POPULAR MARCA ABERTURA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO
10:58 Sábado, 14 de Novembro de 2009

As mais diversas entidades e movimentos sociais ligados à questão da habitação popular se reuniram na noite desta sexta-feira (13), na abertura da II Conferencia Municipal de Habitação, realizada no auditório da Fafire (Boa Vista). O destaque da solenidade, prestigiada pelo prefeito João da Costa, foi a participação popular, que confirmou a importância da conferência para articulação dos movimentos sociais com a gestão, no intuito de garantir políticas públicas afirmativas para a habitação da cidade. A conferencia segue até o domingo, no Colégio Americano Batista.

A abertura do encontro, que este ano traz como tema Consolidando e Avançando a Política Municipal de Habitação com Participação Popular”, contou com a presença de aproximadamente 600 pessoas representando movimentos sociais e 445 delegados escolhidos nas 19 pré-conferências realizadas em agosto. Segundo o secretário de Habitacão, Heraldo Selva, o evento encerra uma articulação que pasou por todas as RPAs da cidade. “Essa conferencia é o ponto final de uma mobilização que foi feita ao longo das 19 pré-conferências culminando nesse momento, onde a população poderá se colocar e contribuir com as políticas de habitação para a cidade do Recife”, afirmou.

Durante a Conferência, estarão em pauta temas como o balanço da gestão municipal na área de habitação, bem como os programas do Governo Federal como o PAC, o Minha Casa, Minha Vida, as linhas de financiamento, o Fundo Nacional de Habitação, entre outros. Os movimentos sociais se apropriarão desses temas e participarão ativamente das discussões. Para Sergio Capoeira, coordenador do Movimento de Luta pelo Teto (MLT), a conferencia é o espaço de lutar pela habitação popular. “É importante a discussão para ver quais são os projetos para o setor a fim de buscar recursos para a habitação de forma ordenada”, disse.

Para o coordenador do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), Inamar Medeiros, o encontro pode ser decisivo para o destino da habitação do Recife. “A ideia dessa conferência, que é uma conquista dos movimentos sociais, é conseguir traçar uma política habitacional para a Cidade”, comentou. Já o delegado do OP na RPA 4.1, Aluizio dos Santos, pretende defender os interesses de sua comunidade na conferência. “Estou representando a comunidade de Santa Luzia e tenho a missão de lutar por uma melhor habitaçnao em nosso bairro”, disse.

 
Na tarde de Sábado (14), os participantes serão divididos em seis Grupos de Trabalho, em discussões que se basearão em dois eixos: Consolidação da Política e Abancando na Política. No domingo (15), a partir das 9h, será realizada a plenária final, onde serão escolhidas as principais diretrizes para as políticas públicas de habitação. Ainda no domingo, às 14h, serão eleitos os 22  membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal, que serão responsáveis em elaborar o Plano Municipal de Habitação, a partir das diretrizes definidas em plenária.
 

Matérias Relacionadas
- Encerramento da II Conferência Municipal de Habitação aconteceu neste domingo
- II Conferência Municipal de Habitação inicia atividades
- Penúltima pré-conferência de Habitacão elege delegados
- Prefeitura do Recife realiza pré-conferências da Habitação
- João da Costa entrega casa própria a 80 famílias
- Conjuntos Habitacionais da PCR também celebram o São João
- Secretário de Habitação participa de seminário
- Secretário de Habitação participa de seminário sobre moradia popular
- Emlurb realiza mutirão de limpeza no Cordeiro
- PCR detalha programa Minha Casa, Minha Vida
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de abril
- PCR convida servidores para reunião sobre programa habitacional
- Cadastramento dos moradores da Escorregou Tá Dentro segue até sexta
- Prefeitura inicia cadastramento da comunidade Escorregou Tá Dentro
- Prefeito anuncia licitação para construção de habitacionais nos Coelhos e Vila Brasil I
- João da Costa vistoria obras de conjuntos habitacionais na zona Norte
- Prefeito anuncia licitação para construção de novos habitacionais
- PCR promove discussões sobre requalificação das áreas centrais da cidade
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega última etapa do Habitacional do Jiquiá


Enviar    Imprimir