Carnaval Multicultural do Recife     Campeãs desfilam no Marco Zero Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Carnaval Multicultural do Recife

CAMPEÃS DESFILAM NO MARCO ZERO
10:38 Domingo, 21 de Fevereiro de 2010

Fotos: Inaldo Lins
Agremiações subiram ao palco do Marco
Evento ocorreu neste sábado (20)

ARQUIVOS
RESULTADO DO CONCURSO DE AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS

A Quarta-feira de Cinzas já passou, mas as fantasias, o colorido e a alegria do Carnaval davam um tom de Zé Pereira a este sábado (20). No final da tarde, as agremiações campeãs e vice-campeãs do Concurso de Agremiações Carnavalescas subiram ao palco do Marco Zero para receber os troféus de vencedores. E assim como nos dias de Momo, a festa não teve hora para acabar.

“Estão todos de parabéns, afinal trabalharam bastante o ano todo e o resultado foi visto nos desfiles. Eles fizeram bonito com essa diversidade cultural, que é o melhor de Pernambuco”, elogiou o coordenador do Concurso de Agremiações Carnavalescas, Albemar Araújo.

A primeira agremiação a subir no palco foi a Índio de Canindé Brasileiro de Itaquitinga. Em sua quarta participação no Concurso, os 70 componentes que participaram do Grupo I foram campeões pela primeira vez.“É uma emoção muito grande. Agora é comemorar, descansar e voltar aos trabalhos o mais rápido possível pois 2011 nos espera”, falou o presidente e “espião” José Fernandes Martins da Silva. No próximo ano, os índios participarão do Grupo Especial.

Fundada há 35 anos, a Escola de Samba olindense Preto Velho, entrou na avenida pelo décimo ano. Com o tema “A Origem da Vida a cada dia a dia as mãos em forma de fantasias”, os 300 componentes da agremiação foram os campeões do Grupo I. “O nosso objetivo agora é fazer um esforço ainda maior para no próximo ano estarmos novamente nesse desfile, só que pelo Grupo Especial”, disse o presidente da Escola do Alto da Sé, Clovis Ferreira Barbosa.

Uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval pernambucano, o Clube de Frevo Lenhadores conquistou o segundo lugar do Grupo Especial, mas, para os componentes, a emoção foi tão grande quanto se tivessem conquistado o primeiro. “Não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo; é impossível falar algo nesse momento”, confessou o presidente Genival Dantas da Silva.

Além dos troféus, os vencedores tiveram premiações em dinheiro. A do Grupo Especial variou de R$ 2,5 mil a R$ 10 mil; a do Grupo 1 de R$ 1.250 mil a R$ 5 mil; e a do Grupo 2 de R$ 1 mil a R$ 2 mil.

O Concurso de Agremiações Carnavalescas aconteceu entre os dias 14,15 e 16 de fevereiro, e os desfiles foram realizados em cinco locais:  Avenida Nossa Senhora do Carmo (Polo das Agremiações), Rua da Concórdia, Avenida do Forte, Pátio de Santa Cruz e Avenida Guararapes.

- Escola de Frevo abre inscrições para o ano letivo 2010
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público lança convocação para publicação de textos
- Cfav abre edital para projetos de oficinas de arte
- Biblioteca de Afogados abre inscrição para Oficina de Anime