Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE PROMOVE AÇÕES PARA CELEBRAR DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
11:01 Quarta-feira, 17 de Março de 2010

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programou uma série de ações para comemorar o Dia Mundial da Árvore, que será celebrado do próximo domingo (21). Para marcar a data, já nesta quinta-feira (18), a partir das 9h30, professores, alunos e pais de estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Esperança, no bairro de San Martin, irão realizar o plantio de mudas de árvores na unidade de ensino.

Ainda na quinta, a partir das 13h30, o Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na BR-232, Km 7,5 (no bairro do Curado), irá promover diversas atividades que têm como tema a preservação da cobertura vegetal do planeta como: apresentação de teatro de mamulengo, exibição de vídeos, exposição de fotos permanentes, trilhas ecológicas, jogos ecológicos, distribuição de mudas e oficina de reciclagem de papel. As iniciativas também serão realizadas nos dias 19 e 21.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, é fundamental aumentar a arborização da cidade do Recife, como objetivo de manter um clima saudável para a população. “É nesse sentido que estamos trabalhando as atividades. Incentivando a população a plantar árvores nos seus quintais, na frente das casas e também adotar as plantas, cuidando e preservando. Para isso iremos promover a distribuição de mudas para as pessoas dispostas a ajudar o Município a diminuir os efeitos das mudanças climáticas”, frisa o gestor.

Na sexta-feira (19), às 9h30, o JBR vai promover uma palestra que terá como tema “A importância das árvores nos grandes centros urbanos e o uso de espécies nativas na arborização urbana”. O encontro contará com a presença de Fátima Carvalho, engenheira florestal e mestre em em Ciências Florestais. Ás 10h30 acontece uma oficina sobre produção de mudas, como o engenheiro florestal do JBR, Uilian Barbosa

Já às 11h, o público do Jardim Botânico poderá participar de uma segunda oficina sobre o uso de espécies arbóreas na medicina alternativa. O encontro será comandado por William Wanderley, biólogo, veterinário e especialista na área de plantas medicinais. São até 25 vagas por curso. As inscrições acontecem no próprio Jardim Botânico.

No horário da tarde, às 14h, acontece um plantio simbólico de árvores no espaço onde fica localizado o Centro Social Urbano Bido Krause, no bairro do Totó. A ação contará com a participação de usuários do local e moradores da área.

JBR – O Jardim Botânico do Recife (JBR) é um espaço de 10,7 hectares que compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército. Ele foi cedido para o município do Recife, através do Decreto Municipal nº 11.341, de 01 de agosto de 1979, em virtude da reestruturação do Parque Zoobotânico do Curado, do antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste - IPEANE.

O espaço dispõe de um jardim sensorial, criado especialmente para que as pessoas com deficiência visual possam compreender a biodiversidade do JBR; um jardim ecumênico, que tem 56 espécies de plantas consideradas sagradas para diversas religiões do mundo em exposição e, um orquidário.

PROGRAMAÇÃO

Matérias Relacionadas
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social
- João da Costa participa de audiências em Brasília a fim de captar recursos para o Recife
- Procon-Recife participa de Audiência Pública
- Sanear dá continuidade às sessões de cinema com temática ambiental
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega Praça da Mauricéia revitalizada
- Prefeitura promove curso de informática para guardas municipais
- Servidores das DAS iniciam curso sobre orçamento e responsabilidade fiscal
- Prefeito entrega reforma de escola municipal na Ilha de Joana Bezerra
- João da Costa entrega ruas e assina OS para ações na Joana Bezerra
- Prefeito João da Costa prestigia show de Elba Ramalho no Marco Zero
- Recife comemora aniversário com bolo de 473 quilos no Arsenal
- Prefeito participa do ato cívico de troca e incineração da bandeira da cidade do Recife
- Agremiações infantis celebram o Aniversário da Cidade no Forte das Cinco Pontas


Enviar    Imprimir