Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

SEMINÁRIO DISCUTE ORÇAMENTO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
14:31 Sexta-feira, 26 de Março de 2010

Representantes de várias secretarias municipais e órgãos indiretos estão discutindo questões orçamentárias na perspectiva de gênero, no Seminário Orçamento Sensível ao Gênero. Evento começou na manhã desta sexta e termina no final de tarde, no auditório do Marante Hotel (Av. Boa Viagem), numa iniciativa da Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas Para o Desenvolvimento da Mulher (UNIFEM).

“O encontro irá fortalecer o compromisso do Governo João da Costa com a questão de gênero e consolidar o futuro Fórum de Gestor que será instituído com o apoio do próprio prefeito”, destacou a Secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, ao abrir o seminário. E quais as políticas prioritárias de cada secretaria que podem ser incorporadas às atividades da pasta da Mulher? Segundo Rejane Pereira, essa resposta só será conhecida quando se tiver uma radiografia dos recursos que cada uma das pastas possui e que poderá destinar uma parte aos programas de gênero que a secretaria pretende implantar.

Por sua vez, a técnica local do UNIFEM, Nataly Queiroz, convidada do evento, lembrou que Recife é uma cidade que tem prioridade e recebe atenção especial da ONU, pelo pioneirismo na elaboração de políticas públicas voltadas às questões de gênero e de igualdade racial iniciadas há 10 anos e discutidas nas plenárias do Orçamento Participativo (OP). Ela lembrou que há dois anos a parceria entre a Prefeitura do Recife e o UNIFEM foi fortalecida com o Memorando de Entendimento.

O documento formal entre as duas partes estabelece um acordo de cooperação mútua pelo qual a prefeitura reitera o seu interesse incorporando à perspectiva de gênero o orçamento público. Em contrapartida, o INIFEM dá apoio técnico e financeiro para a implementação de políticas de gênero.

A titular da Secretaria Especial da Mulher lembrou ainda que esse é o foco do seminário e que a partir dele Recife poderá concretizar projetos importantes destinados ao segmento, inclusive com o recebimento de recursos internacionais. “O passo inicial já foi dado pela prefeitura ao reunir funcionários que trabalham lotados nos DAS’s das secretarias”, enfatizou Rejane Pereira.

Na segunda parte do seminário, a partir das 14h, será reservada às oficinas e debates dos representantes das secretarias que apresentarão o quadro financeiro de suas pastas. Além da secretária da mulher, estão participando do encontro representantes das Secretarias de Gestão e Planejamento, Saúde, Educação e Ação Social.

Matérias Relacionadas
- Simpósio discute assistência farmacêutica e sistema criado pela PCR
- Recife adere à Hora do Planeta 2010 neste sábado
- Cancelamento de ação na Mangueira
- PCR tem projeto aprovado em seminário italiano
- Motoristas da PCR realizam mais uma doação de cadeira de rodas
- Prefeito anuncia nomes de novos secretários
- PCR promove I Encontro para a Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres
- Números das linhas telefônicas da Prefeitura do Recife irão mudar
- Prefeitura realiza Seminário “Orçamento Sensível ao Gênero”
- Encenação sobre cuidados com a água reúne 600 crianças no Parque da Jaqueira
- Emprel promove palestra no projeto “Quintas Técnicas”
- João da Costa anuncia nomes de novos secretários
- PCR promove I Encontro para a Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres
- Secretaria da Mulher entrega Kits para mulheres em situação de rua
- Comitê Intersetorial da Juventude realiza primeira reunião de 2010
- Salário antecipado para servidores da Prefeitura do Recife
- Primeiro dia de Semana Chico Science Propagando levanta questões seminais sobre arte e tecnologia
- Prefeito prestigia almoço em homenagem ao rei e a rainha da Suécia
- Prefeitura lança a Etapa Recife da III Conferência Nacional de Esporte
- Parceria destinará R$ 370 milhões para recuperação de prédios-caixão


Enviar    Imprimir