Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

SIMPÓSIO DISCUTE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SISTEMA CRIADO PELA PCR
12:28 Sexta-feira, 26 de Março de 2010

Assistência Farmacêutica: organização e perspectivas diante da nova regulamentação. Esse foi o tema do simpósio, realizado nesta sexta-feira (26), no auditório do Hospital da Restauração, no Derby, do qual participaram representantes da Secretaria de Saúde do Recife.

Voltado para secretários municipais de todo o Estado e para a classe farmacêutica, o evento, que foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica de Pernambuco, foi aberto com as conferências “Assistência Farmacêutica Integral: Realidade e Perspectivas” e “Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) – Estratégias para Implementação”, ambas ministradas delo diretor do Departamento Assistência Farmacêutica SCTIE do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior. “Tivemos muitos avanços, principalmente com relação ao elenco de medicamentos disponibilizados. Em 2002, eram disponibilizados 226 apresentações e 101 fármacos; neste ano, são 314 apresentações e 147 fármacos”, disse Júnior, acrescentando que “Além de ampliar a cobertura para doenças novas, hoje olhamos para as novas indicações para as já existentes”. Em 2010, 79 doenças são contempladas no Sistema da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

Ainda durante as exposições, o diretor destacou o avanço na qualificação dos profissionais da área. “Estamos implantando cursos de especialização a distancia com vagas para 2000 pessoas. A nossa intenção é que no Nordeste, região com maior número de estados e de cursos de farmácias, as aulas comecem ainda este ano”, explicou.

Outro momento importante do Simpósio foi a assinatura do termo de adesão dos municípios pernambucanos ao Hórus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. O software, desenvolvido pela Prefeitura do Recife e lançado em novembro do ano passado, na capital pernambucana, é referência em todo o País na gestão da assistência farmacêutica. “A ferramenta permite que o gestor tenha total controle da gerência, tanto de medicamentos, quanto dos insumos. Dessa forma há o controle e o uso racional das verbas e abre caminho para a estruturação do serviço”, falou o gerente de Assistência Farmacêutica do Recife, Hermias Veloso.

No Recife, nove unidades já foram informatizadas e a meta deste ano é que um total de 50 tenham a mesma estrutura. Atualmente, o Hórus já foi implantado em 350 municípios brasileiros, sendo 40% no Sudeste e 30% no Nordeste.

Hórus – A criação do software surgiu da necessidade de um maior controle da distribuição de medicamentos feita gratuitamente pelos municípios. O novo programa criado pela Emprel possibilita que os gestores façam avaliação dos programas de saúde e, ao mesmo tempo, saibam o número exato de medicação distribuída e dispensada. O sistema ainda ajuda na compra e solicitação de novos medicamentos, possibilitando um maior conhecimento de consumo da população atendida. Outra vantagem é que a nova tecnologia permite o acompanhamento dos pacientes por meio do agendamento de datas programadas de entrega e a retirada ou não da medicação.

Matérias Relacionadas
- Recife adere à Hora do Planeta 2010 neste sábado
- Cancelamento de ação na Mangueira
- PCR tem projeto aprovado em seminário italiano
- Motoristas da PCR realizam mais uma doação de cadeira de rodas
- Prefeito anuncia nomes de novos secretários
- PCR promove I Encontro para a Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres
- Números das linhas telefônicas da Prefeitura do Recife irão mudar
- Prefeitura realiza Seminário “Orçamento Sensível ao Gênero”
- Encenação sobre cuidados com a água reúne 600 crianças no Parque da Jaqueira
- Emprel promove palestra no projeto “Quintas Técnicas”
- João da Costa anuncia nomes de novos secretários
- PCR promove I Encontro para a Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres
- Secretaria da Mulher entrega Kits para mulheres em situação de rua
- Comitê Intersetorial da Juventude realiza primeira reunião de 2010
- Salário antecipado para servidores da Prefeitura do Recife
- Primeiro dia de Semana Chico Science Propagando levanta questões seminais sobre arte e tecnologia
- Prefeito prestigia almoço em homenagem ao rei e a rainha da Suécia
- Prefeitura lança a Etapa Recife da III Conferência Nacional de Esporte
- Parceria destinará R$ 370 milhões para recuperação de prédios-caixão
- Prefeitura disponibiliza emissão de informes de rendimentos via Internet


Enviar    Imprimir