Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

PREFEITO DO RECIFE ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2010
13:08 Terça-feira, 25 de Maio de 2010

Em entrevista coletiva realizada em restaurante no Bairro de Casa Forte, nesta terça-feira (25), o prefeito João da Costa anunciou a programação e as novidades para os festejos juninos da Capital Pernambucana. Artistas como Elba Ramalho, Santanna, Josildo Sá, Cristina Amaral, Cezinha, Irah Caldeira e Zé Brown também marcaram presença, prestigiando o lançamento da festa que vai do dia 1º ao dia 30 de junho, com 400 apresentações distribuídas nos cinco polos – Sítio Trindade, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Nascedouro de Peixinhos e Tomazina, além de 17 polos descentralizados em comunidades que contam com o apoio da Prefeitura na infra-estrutura e programação. Locais como Guabiraba, Campo Grande, Campo da União (Macaxeira), Avenida do Forte, UR-7, Bongi, Areias, Barro, Brasília Teimosa, UR-1 e UR-4, abrigarão arraiais sem falar na Colônia Z1 (Brasília Teimosa), onde acontece a tradicional Procissão de São Pedro.

Segundo o prefeito, o São João do Recife trará para habitantes e turistas a tradição da cultura nordestina, sem esquecer dos novos nomes. “O nosso ciclo junino vem se firmando como uma das melhores opções no Brasil para quem quer curtir a verdadeira cultura nordestina. Nossa festa vai oferecer ao público a tradição, mas também vai dialogar com novos experimentos. Também vamos dar espaço a novos artistas, pois essa é cara do Recife: cosmopolita, aberta ao que é novo, mas sempre orgulhosa de sua história e de sua cultura”, disse o prefeito.

Quando perguntado sobre o retorno do evento para a cidade, João da Costa declarou que o bônus cultural é incalculável e que, financeiramente, o esperado é de 30%. “Isso sem contar os dividendos gerados para a população que trabalha informalmente na venda de alimentos e bebidas, e ainda o incremento no comércio”, explicou. Este ano a Prefeitura do Recife já fechou cotas de patrocínio com Bompreço, Sabão Ala, Pitú, Ambev, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Copergás e Governo do Estado, e investirá cerca de R$ 5 milhões na festa.


Já o coordenador do São João 2010, Luiz Cleodon Valença, falou sobre a grade artística, que vai contar com nomes como Trio Nordestino, Nádia Maia, Siba e a Fuloresta, Josildo Sá, Elba Ramalho, Alceu Valença, Santanna, Dominguinhos, Ivan Ferraz, Nando Cordel, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Genaro e Walquíria, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Coco Raízes de Arcoverde, Quinteto Violado, Arlindo dos 8 Baixos, Silvério Pessoa, Banda de Pau e Corda, Genival Lacerda, Maciel Salú, Assisão, Volver, Mombojó, Jr Black, Hanagorik, Maquinado, Escurinho, Catarina Dee Jah, Roger Man, entre outros legítimos representantes do que há de melhor e mais tradicional na cultura nordestina. As apresentações acontecem por toda a cidade, mantendo a diretriz da descentralização e democratização do acesso à cultura e a diversão.

O coordenador também falou das novidades para este ano. Seguindo o exemplo exitoso do Carnaval, a Prefeitura do Recife vai distribuir o livreto Nossa Música é a Gente Quem Faz, que desta vez traz letras de 40 músicas tradicionalmente executadas na época, que é para ninguém ficar de fora por não saber cantar. A publicação terá 40 mil exemplares, distribuídos em todos os polos de animação.

Em parceria com o Galo da Madrugada, também acontecerá o Forrozão do Galo, festas que acontecem nos dias 4, 5 e 6 de junho na Praça Sérgio Lorêto. O evento, que também conta com a parceria com a Fundarpe, Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra de Pernambuco e Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco, terá diariamente, dois trios elétricos tocando exclusivamente forró de raiz e também uma cidade cenográfica com igrejas, casinhas, barracas e uma fogueira artificial. Um grande palhoção será o ponto de encontro de quem quer se jogar no arrasta-pé e ver apresentações de quadrilhas. Para 2010 a PCR lança ainda o concurso de Decoração de Barcos, que acontece durante a Procissão de São Pedro. Outra novidade é a criação da Grife do São João, que vai estampar a cara e as cores da época em criações assinadas por Melk Zda e Madame Surto. Os modelos serão vendidos no Sítio Trindade.

Os projetos especiais e atividades formativas continuam na programação. A população vai ter a disposição os projetos Forró nos Mercados, Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Adultas, Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Infantis, Tem sanfona na sala de aula, publicação de pesquisa “Memória Histórica das Quadrilhas Juninas”, Teatro no Arraial, Jornadas Gonzagueanas, Sábado Danado de Bom, Caminhada do Forró, Quadrilhão da Fequajupe, Procissão dos Santos, Desfile das Bandeiras, Quadrilhão da Educação, Procissão de São Pedro e Concurso de Barcos Decorados, Forrovioca, Concertos Especiais da Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Mostra de Culinária Afro, Quadrilha Circense e Poetas declamam no mercado, além das oficinas do Multicultural.

No evento também estavam presentes os secretários de Cultura, Renato L; Turismo, Samuel Oliveira; Educação, Cláudio Duarte; Direitos Humanos; Amparo Araújo; e Assistência Social, Karla Menezes, além da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, e os vereadores Jurandir Liberal, Inácio Neto e outras autoridades.

Confira site.

Matérias Relacionadas
- João da Costa e população comemoram preservação da Tamarineira
- Servidores dos DAS concluem curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito João da Costa decide criar um parque público na Tamarineira
- Biblioteca de Afogados inscreve para Oficina de Internet
- Prefeitura divulga resultado de enquete
- João da Costa anuncia decisão sobre a Tamarineira
- PCR terá horário especial durante jogos do Brasil na Copa
- Prefeito e secretários visitam terreno da Tamarineira
- Tamarineira: internautas podem votar na enquete até esta quinta
- João da Costa e secretários municipais visitam Tamarineira
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 3.1 do Recife
- Prefeito ouve representantes de entidades médicas sobre futuro da Tamarineira
- Secretaria Especial da Mulher realiza diversas ações nesta quinta-feira
- Praça da Várzea recebe plenária regional do OP Recife
- João da Costa apresenta o Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira
- Prefeitura funciona no feriado de Corpus Christi
- João da Costa participa do lançamento do Ano da Gastronomia
- Prefeito conversa com representantes da Santa Casa e da Realesis
- Orçamento Participativo inicia plenárias regionais na RPA-6 do Recife
- João da Costa prestigia 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos


Enviar    Imprimir