Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA E POPULAÇÃO COMEMORAM PRESERVAÇÃO DA TAMARINEIRA
15:40 Sábado, 5 de Junho de 2010

“Estabelecemos um novo paradigma, com uma decisão de governo que representa a vontade esmagadora da sociedade”, afirmou o prefeito

Por Juliano Muta

Na manhã deste sábado (05), Dia Internacional do Meio Ambiente, o prefeito do Recife, João da Costa, acompanhado da primeira-dama, Marília Bezerra, compareceu ao Sítio da Tamarineira para comemorar, junto com a sociedade, o anúncio da desapropriação do espaço a fim de torná-lo um parque público. O ato contou com a presença de vários secretários municipais, parlamentares e integrantes de movimentos sociais, e foi abrilhantado pela a apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.

A decisão pela desapropriação da área foi tomada pelo prefeito João da Costa após ouvir, durante toda esta semana, representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão, levando  em consideração o resultado de uma enquete realizada no portal da Prefeitura do Recife. Na sexta-feira (4), o prefeito decretou a utilidade pública da área para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação, além de manter os serviços de saúde. 

Aqui a gente estabeleceu um novo paradigma. Foi uma decisão de governo que representa a vontade esmagadora da sociedade. O resultado dessa decisão faz parte do processo de construção da democracia”, afirmou o gestor.  O projeto do parque traduz o que a Prefeitura do Recife planeja para essa área e o que acredita ser melhor para a cidade nos próximos 50 anos. Para consolidar essa idéia, a gestão municipal ouviu segmentos como o Movimento Amigos da Tamarineira, o Conselho Estadual de Cultura, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos, Sociedade Médica de Pernambuco e Academia Pernambucana de Medicina, além da Santa Casa e a empresa Realesis, autora do projeto do shopping.

Para planejar o parque, a Prefeitura vai realizar um concurso nacional de ideias de arquitetura, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). “A ideia do concurso abre para os arquitetos a possibilidade de pensar na Tamarineira como um símbolo da cidade do Recife, com projetos que darão um uso adequado para esse sítio”, disse o presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas da Silveira, Milton Botler.

Além de anunciar a desapropriação, o prefeito criou, por meio de decreto, um Grupo de Trabalho para realizar o processo de implantação do equipamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com representantes das secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; Saúde; Especial de Gestão e Planejamento; e do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira. O grupo vai conduzir e acompanhar todos os passos da decisão, bem como abrir discussões com as entidades médicas e a sociedade para chegar a um consenso sobre os diferentes usos do espaço. “É fundamental que continuemos nos articulando com a sociedade civil para construir um projeto que atenda a todos os segmentos interessados”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais.

O terreno onde será implantado o parque é hoje um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife. Na localidade funcionam hoje o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA), instituições que são referência em atendimento de saúde da cidade.

Queremos discutir não só a questão ambiental, como também o destino dessas unidades. O mais importante é que vamos preservar e trabalhar para melhorar essas instituições de saúde” comentou o secretário de Saúde, Gustavo Couto. Para marcar as comemorações do Dia do Meio Ambiente, o prefeito João da Costa e os secretários Roberto Arrais e Gustavo Couto plantaram simbolicamente  no parque mudas de tamarineiras. Também prestigiaram o evento os secretários Renato L (Cultura), Amparo Araújo (Direitos Humanos), Heraldo Selva (Habitação), José Bertotti  (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), Charles Jurubeba (Saneamento), Henrique Leite (Coordenação Política de Governo), Ceça Britto (Comunicação e Relações com a Imprensa), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento) e Rejane Pereira (Mulher), além da assessora  executiva de Controle e Desenvolvimento Urbano, Ana Cláudia Mota, vereadores, deputados estaduais e federais.

Matérias Relacionadas
- Servidores dos DAS concluem curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito João da Costa decide criar um parque público na Tamarineira
- Biblioteca de Afogados inscreve para Oficina de Internet
- Prefeitura divulga resultado de enquete
- João da Costa anuncia decisão sobre a Tamarineira
- PCR terá horário especial durante jogos do Brasil na Copa
- Prefeito e secretários visitam terreno da Tamarineira
- Tamarineira: internautas podem votar na enquete até esta quinta
- João da Costa e secretários municipais visitam Tamarineira
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 3.1 do Recife
- Prefeito ouve representantes de entidades médicas sobre futuro da Tamarineira
- Secretaria Especial da Mulher realiza diversas ações nesta quinta-feira
- Praça da Várzea recebe plenária regional do OP Recife
- João da Costa apresenta o Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira
- Prefeitura funciona no feriado de Corpus Christi
- João da Costa participa do lançamento do Ano da Gastronomia
- Prefeito conversa com representantes da Santa Casa e da Realesis
- Orçamento Participativo inicia plenárias regionais na RPA-6 do Recife
- João da Costa prestigia 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos
- Prefeito discute questão da Tamarineira com conselhos de Meio Ambiente e Cultura


Enviar    Imprimir