Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

OP CRIANÇA REALIZA 2ª PLENÁRIA REGIONAL NA RPA 2
00:00 Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, promoveu na manhã desta quarta-feira (26), a segunda plenária regional do ciclo 2009/2011 do Orçamento Participativo da Criança (OP Criança). As atividades aconteceram na Escola Municipal Paulo VI, localizada no Bairro da Linha do Tiro, Zona Norte da Cidade, e reuniu mais de 500 crianças, além dos delegados mirins, professores e os coordenadores escolhidos pelos dirigentes das 37 unidades de ensino que compõem a RPA 2.

Na ocasião, o coordenador geral do OP Criança, Petrônio Filho, explicou a logística do processo da plenária. “Cada uma das 37 escolas enviou para cá um coordenador de apoio e dois delegados. Nessas unidades de ensino, foram escolhidas duas ações prioritárias para a escola e duas para a comunidade. Essas ações serão sistematizadas num documento e enviadas ao prefeito João da Costa, que irá se reunir com os conselheiros eleitos pelos delegados para a discussão de implementação dessas ações. Esses conselheiros serão escolhidos exatamente pelos delegados mirins durante essas plenárias. Daqui sairão quatro representantes da RPA 2 para a formação do conselho geral, envolvendo outros conselheiros que serão escolhidos nas outras RPAs”. Os conselheiros das seis RPAs que compõem a Cidade serão empossados pelo prefeito no mês de setembro. Durante o Fórum dos Conselheiros do OP Criança, cada RPA apresentará duas prioridades para as escolas e duas para a comunidade escolhida.

Segundo o coordenador, o OP Criança é um programa de quebra de paradigma. “Esse processo é fantástico. Através do Orçamento Participativo nas comunidades, resolvemos criar um programa específico para as crianças e que já existe há nove anos. Esta edição é a primeira da gestão João da Costa. As crianças têm participado ativamente para a elaboração de metas e realização de ações que irão beneficiar a vida delas, tanto na escola quanto nas suas comunidades, além de criar nelas uma postura política desde cedo”, comentou. É o caso da pequena Keila Pessoa de Oliveira, 12 anos, uma das delegadas eleitas pelos alunos da Escola Paulo VI, que em seu discurso já fala como gente grande. “Eu acho maravilhoso o OP Criança, pois é um programa saudável, onde a gente elege as prioridades da nossa escola e da nossa comunidade. Estou tentando conseguir uma vaga para o conselho e pretendo desempenhar bem a função, já que o papel do conselheiro é representar sua escola e sua comunidade”, disse.

Durante a programação, após as boas-vindas da direção da escola Paulo VI, houve a apresentação da banda marcial formada pelos alunos da própria escola, a apresentação dos delegados, dos coordenadores, execução do Hino Nacional, do Recife, leitura dos “Direitos da Criança e Adolescentes”, e de dois grupos, um de danças populares e outro de rap.

As plenárias foram iniciadas no último dia 18 de maio pela RPA 1, passando pela RPA 2 hoje, e seguem o seguinte calendário:
RPA 3 – 09/06 (Escola Presbítero José Bezerra, Apipucos);
RPA 4 – 30/06 (Escola Divino Espírito Santo, Caxangá);
RPA 5 – 28/07 (Escola Municipal Dom Bosco, Jardim São Paulo);
RPA 6 – 11/08 (Escola Carlúcio Castanha, Ibura).

Matérias Relacionadas
- Trabalhadores de obras do OP iniciam cursos do programa Construir e Aprender
- Programa Construir e Aprender para trabalhadores de obras do OP começa nesta segunda (24)
- Delegadas do OP visitam Instituto Ricardo Brennand
- Iniciadas plenárias regionais do OP Recife na Micro 4.2
- Orçamento Participativo promove plenárias na Estância e em Apipucos
- Reunião do Orçamento Participativo no Sítio Trindade
- Moradores de Afogados e Tamarineira comparecem às plenárias do OP
- Plenárias regionais do OP Criança são abertas com entusiasmo
- OP promove plenárias regionais na Vila Tamandaré e na Joana Bezerra
- Prefeitura inicia plenárias regionais do Orçamento Participativo da Criança
- Microrregião 2.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Plenária do Orçamento Participativo em Jardim São Paulo
- Santo Amaro e Bomba do Hemetério recebem plenárias do OP Recife
- Alto Santa Terezinha reúne mais de 600 pessoas em plenária do OP
- Caranguejo Tabaiares abre plenárias do OP da microrregião 5.1
- Encerradas plenárias regionais OP Recife na Microrregião 2.3
- OP promove plenárias regionais na Vila Brasil e na Linha do Tiro
- População reforça votação de prioridades com Urnas eletrônicas do OP
- Plenária regional do OP em Santo Amaro prioriza implantação de policlínica
- Orçamento Participativo do Recife promove plenária no bairro do Fundão


Enviar    Imprimir