Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

OFICINAS DO PROGRAMA MULTICULTURAL ANIMAM COMUNIDADES PARA OS FESTEJOS
00:00 Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

Em todo o Recife, as comunidades estão se preparando para o ciclo junino. São arraiais, quadrilhas, grupos de coco, ciranda e forró se aprontando para festejar. Para dar suporte aos que organizam os eventos nos polos comunitários, o Programa Multicultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) está oferecendo oficinas em 18 comunidades nas seis RPAs desde o dia 24 de maio, com final previsto para 4 de junho.

As oficinas foram planejadas em diálogo com o Memorial Luiz Gonzaga e a Gerência de Formação Cultural da FCCR, traduzindo as necessidades de conhecimento das comunidades em cursos de 30h/aulas. A abrangência das oficinas atende à decoração dos espaços, figurinos e outros adereços, mas também traz a culinária, a música e a elaboração de projetos para a captação de recursos para as festividades. Programadas com o objetivo de gerar oportunidades de geração de renda e maior autonomia para a produção das manifestações juninas tradicionais, os oficineiros estão trazendo também a preocupação com a redução do consumo e a reciclagem de materiais.

Na microrregião 4.3, o educador Alexandre Pereira está orientando os alunos para a transformação de garrafas pet em luminárias, móbiles e outros objetos para a decoração de arraiais. O resultado disso é imediato, ecológico e econômico, pois a pet substitui o acetato que seria comprado e produziria mais lixo. “No final da oficina, as peças produzidas vão ser distribuídas para os arraiais que enviaram representantes para as aulas”, explica Alexandre.

Na oficina de Gestão e elaboração de projetos ministrada por Fabiana e Sarah Vidal na microrregião 3.1, pequenos objetos usados ganharam nova vida na maquete construída pelos alunos para pensar no processo criativo e organizacional existente em qualquer projeto. Fabiana explica que, nessa dinâmica, os alunos precisam aprender a usar os recursos existentes para a composição dos projetos, o que gera reflexão sobre sustentabilidade.

Os tecidos são o ponto forte da revitalização praticada na oficina de customização de roupas ministrada por Alcione Freitas na microrregião 1.2. Camisetas e saias usadas, retalhos guardados, restinhos de fitas, tudo se transforma pelas mãos das alunas. “Nós recortamos os tecidos e aplicamos em outras peças, finalizamos com bordados, desenhos e brilhos. Assim, em pouco tempo está pronto o figurino para o São João”, arremata Alcione.

Ao longo de todo o ano, o Multicultural vai oferecer um total de 57 oficinas voltadas para os ciclos junino, natalino e carnavalesco com duração de 30 h/aulas. A cada ciclo, as comunidades são consultadas em reuniões organizadas por microrregião para a escolha dos conteúdos.

Matérias Relacionadas
- Domingo é dia de Jazz no Museu Murillo La Greca
- Casa Joaquim Nabuco homenageia Orquestra Sinfônica do Recife
- Forró pé-de-serra agita Pátio Sonoro nesta sexta
- Ambientes Sonoros Imersivos em discussão no CFAV
- Banda Sinfônica apresenta clássicos populares
- Grupo Magiluth leva Ato ao projeto Educação para o Teatro
- Um mês de São João no Recife
- Recital de poesia e cinema na Biblioteca Popular de Afogados
- Candidatos a jurados do Concurso de Quadrilhas participam de seminário
- Percussão e dança de Moçambique é destaque da Terça Negra
- O inferno sou eu arranca aplausos do Recife
- Wolder Wallace movimenta Mamam no Pátio
- Zona Verde é a novidade da semana nos cinemas municipais
- Mamam no Pátio abre primeira residência artística deste ano
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Sopros de Vida recebe aplausos do público recifense
- Murillo La Greca inscreve para o Projeto Amplificadores
- Museus discutem acessibilidade e inclusão
- Palestrantes
- Ana Lisboa lança Plantação e Colheita em concorrido evento no Mamam


Enviar    Imprimir