Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

RUA ARQUITETO LUIZ NUNES TERÁ FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DE TRÂNSITO
00:00 Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

Para garantir a segurança de condutores e pedestres e estabelecer um maior controle de velocidade no local, a Prefeitura do Recife instalará lombada eletrônica na Rua Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira. O equipamento será ligado para fase de teste neste sábado (12). A previsão para que a lombada funcione efetivamente é para o dia 21 de junho. Este equipamento funcionará das 6h às 22h – igual aos outros sistemas implantados na Cidade.

Considerada uma das vias mais bem sinalizadas do Recife, a Arquiteto Luiz Nunes foi prolongada pela atual administração, criando nova alternativa de tráfego em direção à Zona Sul. O equipamento funcionará aproximadamente a 300 metros da descida da Ponte Gilberto Freyre, na Arquiteto Luiz Nunes, no trecho em que a rua é mão única e possui quatro faixas de rolamento.

A velocidade na via – conforme indica a sinalização vertical (placas) é de 50 km/h. O equipamento fará o monitoramento de 720 metros da via, da Ponte até o trecho da Rua Olívia Menelau. Por se tratar de uma via com grande percurso em linha reta e pavimento de excelente qualidade, foi identificado que os condutores estavam desenvolvendo velocidade muito além do limite permitido, pondo em risco a própria vida e a de outras pessoas.

Após o prolongamento, a Arquiteto Luis Nunes, passou a ter um volume maior de veículos (aproximadamente 30 mil por dia), sendo de grande importância, ligando o Centro à Zona Sul. Paralela à Avenida Mascarenhas de Moraes, a rua tornou-se uma excelente rota para os condutores que se deslocam do Centro para a Imbiribeira, Ipsep e Boa Viagem. Além de acessar as áreas de comércio e serviços, a via também liga as áreas residenciais, necessitando de um disciplinamento na velocidade desenvolvida pelos veículos, possuindo em média 170 pedestres em travessia no horário de pico (grande quantidade de crianças no horário de 11h50 às 12h50).

O equipamento – Diferente das outras lombadas eletrônicas do tipo “Bandeira” – primeiras a serem implantadas no Recife, este equipamento, conhecido como “Lince”, é instalado em um poste que também faz parte da estrutura do equipamento e fica em uma caixa de aço semelhante aos “pardais” (fotossensor), só que sendo de maior porte. Contudo sua função é igual à dos outros equipamentos instalados na Cidade. O “Lince” monitora o respeito à velocidade regulamentar e realiza o acompanhamento de fluxo de tráfego, o que aumenta a segurança dos condutores.

Quando o veículo passa por sensores instalados na pista, o “Lince” calcula sua velocidade. Sendo a velocidade maior que o limite estabelecido, o aparelho registra a imagem do veículo, onde imediatamente são incorporados, de forma automática, todos os dados da infração, e esse conjunto recebe uma assinatura digital, o que garante a integridade e autenticidade do processo de captação de imagens e processamento. Adicionalmente o sistema é criptografado para garantir acesso somente ao pessoal autorizado. Este registro que é armazenado em disco rígido e transmitido a uma central de processamento, onde a placa e as características do veículo são comparadas com as informações cadastradas no Detran.

Os dados estatísticos gerados, como velocidade, direção, horário e categoria do veículo são importantes informações de tráfego que auxiliam na gestão do trânsito. Além do equipamento instalado, a CTTU também colocará uma câmera de monitoramento de trânsito tipo dome com giro de 360° x 180º, próximo a “Lombada Eletrônica”, que ficará instalada também aproximadamente 300 metros a partir da Ponte Gilberto Freire.

Lombadas no Recife - A fiscalização eletrônica de velocidade foi implantada em Recife em janeiro de 2005, com o objetivo principal de salvar vidas. Comprovadamente vem-se mostrando como um equipamento fundamental e essencial na redução de acidentes de trânsito, causados por excesso de velocidade. Todos os locais de sua implantação possuem potencial de risco de acidentes. O Recife possui atualmente 22 lombadas Eletrônicas, com 42 faixas de rolamento monitoradas (que passará para 46 com a nova implantação) e os seus critérios de instalação são baseados no anexo I da resolução 214/06 do Contran.

 

Matérias Relacionadas
- CTTU monitora trânsito no Arruda para jogo do Nordestão
- CTTU monitora trânsito nos Aflitos para jogo da Copa do Nordeste
- São João no Arsenal terá esquema de trânsito
- CTTU ordena trânsito para eventos no domingo
- Brasileirão: CTTU muda circulação de veículos nos Aflitos
- Forrozão do Galo muda trânsito no Centro
- CTTU interdita Estrada do Arraial nesta quinta-feira
- Brasileirão: CTTU muda circulação na Ilha do Retiro
- CTTU tem esquema especial de trânsito para jogo nos Aflitos
- CTTU sinaliza vias para homenagens a Frei Damião
- Brasileirão: CTTU altera trânsito na Ilha do Retiro
- CTTU monitora trânsito para corrida em Boa Viagem
- Brasileirão: jogo muda trânsito nos Aflitos
- CTTU monitora trânsito em eventos religiosos
- Brasileirão: trânsito muda na Ilha do Retiro
- CTTU monitora trânsito para estréia do Náutico na série B
- Trânsito muda na Ilha do Retiro para final do Pernambucano
- CTTU inicia recadastramento do Transporte Complementar
- Marcha da Maconha muda trânsito no Bairro do Recife
- CTTU monitora trânsito para eventos neste domingo


Enviar    Imprimir