Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

GRUPOS E MOVIMENTOS DO RECIFE PRESTIGIAM PLENÁRIA TEMÁTICA LGBT DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
00:00 Sexta-feira, 16 de Julho de 2010

Encontro reuniu mais de 500 pessoas onde priorizaram ações voltadas para os segmentos que defendem a diversidade sexual
 
Por Tiago André Santos
 
Como não poderia deixar de acontecer, a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo pelo governo da Argentina, país vizinho ao Brasil, foi um dos assuntos mais que repercutiu, na noite desta quinta-feira (15), durante a Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo do Recife. O encontro, que aconteceu no estacionamento da Empresa de Urbanização do Recife – UBR, reuniu mais de 500 pessoas mobilizadas no sentido de definir ações prioritárias em benefício dos segmentos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
 
Estiveram presentes à reunião, além de integrantes dos movimentos e entidades ligadas ao tema, representantes do Governo do Estado e da sociedade civil. Antes do início da plenária, os participantes tiveram a oportunidade de assistir as apresentações do grupo de idosas da Velha Guarda de Areias e do Maracatu Leão da Campina. Na sequência do momento cultural, foi feita a saudação por parte dos integrantes da mesa, entre os quais, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo.
 
Essa plenária tem dois fatores importantes que precisam ser destacados: a organização do segmento e o reconhecimento da Prefeitura do Recife para a mobilização desse grupo”, destacou a gestora da pasta municipal, reforçando a necessidade do acompanhamento e fiscalização das atividades realizadas pelo Município. A iniciativa da nação vizinha, a Argentina, com a aprovação da lei que autoriza o casamento gay, mereceu o reconhecimento da secretária Amparo Araújo, que parabenizou os cidadãos do país latino-americano.
 
Segundo a diretora de Articulação Intersetorial do OP, Rosana Soares, o Orçamento Participativo representa um processo de inclusão da sociedade, “e nada mais importante do que esse segmento esteja participando desse espaço de discussão. Estamos realizando a nossa segunda plenária LGBT, que é uma conquista de toda a sociedade e do movimento”, disse.
 
Na sua fala, o assessor para Políticas LGBT do Governo de Pernambuco, Rildo Veras, reforçou o papel pioneiro da Cidade do Recife em políticas públicas para a área da diversidade sexual. “A Prefeitura do Recife tem sido um exemplo de construção de políticas públicas, não só LGBT, mas também em outros segmentos. Construção que serve de inspiração para outros municípios”, informou o convidado, exemplificando sua declaração com a lei municipal que reconhece os direitos de pensão para servidores que tenham parceiros do mesmo sexo.
 
Ainda durante a reunião, o público pode conferir uma rápida prestação de contas das atividades e ações desenvolvidas pela gestão voltadas para os segmentos LGBT. Os dados foram apresentados pela gerente de Livre Orientação Sexual, da Secretaria de Direitos Humanos, Rivânia Rodrigues. Entre as atuações promovidas está a campanha por um Recife sem homofobia; os seminários com professores e alunos da rede municipal sobre orientação sexual; o apoio às paradas da diversidade do Recife; a descentralização do projeto Quintas da Diversidade, e o 1º Jogos da Diversidade. De acordo com Rivânia, a gerência procura cada vez mais trabalhar a ideia da sensibilização nas comunidades e instituições de ensino.
 
Com a apuração da votação, o tema mais escolhido pelos participantes da plenária, com 681 pontos, foi o de fortalecer e garantir a realização de duas edições mensais do Projeto Quintas da Diversidade descentralizado. Na segunda colocação a ação priorizada foi o fortalecimento e ampliação da equipe e ações do GTOS (Grupo de trabalho de Orientação Sexual) no sentido de atender demanda específicas para a temática LGBT na Secretaria de Educação (665 pontos). Já a terceira ação definida foi articular uma campanha em parceria do Ministério do Trabalho e Ministério Publico, na implementação de políticas de combate à discriminação a LGBT’s no ambiente de trabalho (493 pontos).
 
Presidente de quadrilha Junina Tradição, do Morro da Conceição, Joselito Costa, parabenizou a Prefeitura pelo comprimento do papel de articular e o movimento por conta do comparecimento ao encontro. Segundo o quadrilheiro, as agremiações são espaços que concentram um grande público LGBT, que trabalham e organizam as atividades. “São das quadrilhas que surgem grandes coreógrafos e produtores culturais, representando um espaço de geração de emprego e renda”, afirmou o presidente da Junina Tradição, uma das mais vitoriosas quadrilhas de Pernambuco.
 
Dos 45 candidatos inscritos às vagas para delegados temáticos do OP LGBT, 39 foram eleitos, com no mínimo 10 votos cada. A próxima plenária, o OP Mulher, acontece neste sábado, a partir das 15h, no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12).

Matérias Relacionadas
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife
- PCR abre propostas de preço para intervenções do 2º Plano de Obras do OP
- População idosa se prepara para eleger prioridades junto ao Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife retoma plenárias regionais
- Jovens da RPA 3.1 participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Plenárias regionais do OP retornam nesta quinta-feira (1º)
- Mulheres do Recife conhecem a cédula de votação da Plenária do OP
- Prefeitura lança cédula de votação do OP Mulher
- Orçamento Participativo do Recife promove reunião na UR-2
- Fórum elege prioridades das mulheres da RPA-6 para Plenária do OP
- Moradores da Caxangá e do Ibura elegem ações prioritárias no OP
- Moradores de Brejo de Beberibe e da UR-1 comparecem às plenárias do OP Recife


Enviar    Imprimir