Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA ABRE FÓRUM DE POLÍTICA MUNICIPAL PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
20:12 Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010

Na ocasião, quatro secretarias apresentam suas ações voltadas às pessoas com deficiência física
 
Por Marcos da Silva

Dando prosseguimento às comemorações da 10ª Semana da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), em ação conjunta com as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, abriu, nesta segunda-feira (23), às 14h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire – localizado na rua Real da Torre, 299, na Madalena – o Fórum Política Municipal da Pessoa com deficiência.
 
Na ocasião, foram apresentadas as ações voltadas para a população especial, realizadas pela SDHSC, como a efetivação do Comitê Intersetorial da Pessoa com Deficiência (CIPID), o carnaval do “Me segura se não eu caio”, o Conselho Municipal em Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência e o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), oferecido aos servidores da PCR.
 
Também foram apresentadas ações da Secretaria de Assistência Social da PCR, que realiza o cadastramento e o recadastramento para a carteira de livre acesso em oito postos descentralizados nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. “O acesso à informação através de duas intérpretes de Libras que dão apoio aos eventos da Prefeitura e produzem material em braille, inclusive a transcrição da agenda oficial do prefeito João da Costa, disponibilizando-a aos deficientes visuais, é uma das muitas ações para o segmento realizadas pela gestão municipal”, explicou o gerente de Assistência Social, Gutenberg Costa. Dentre as ações da pasta que representa, o gerente lembrou, ainda, o monitoramento das entidades conveniadas com o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), que prestam serviço às pessoas com deficiência nas modalidades de habilitação, reabilitação e estimulação ao precoce (criança especial desde pequena).
 
 “A idéia é fazer um momento de reflexão em toda a rede. A GEE (Gerência de Educação Especial), junto às demais diretorias, trabalha os temas ‘E se o deficiente fosse eu?’ e ‘Eu tenho um amigo deficiente’; os professores que trabalham com educação infantil são capacitados para atender aos portadores de deficiência e têm à sua disposição livros, filmes e material específico”, reforçou Suzana Brainer, gerente de Educação Especial da Prefeitura do Recife.
 
A programação do Fórum estende-se por toda a semana, com palestras, debates e apresentação de slides. Na próxima quarta-feira (25), o encontro acontece na Etepam, Avenida João de Barros, 1769, Espinheiro, às 14h. Na sexta (27), as atividades prosseguem no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Avenida Mascarenhas de Moraes, S/N, na Imbiribeira, também às 14h. Além dos temas debatidos, relacionados à saúde, educação e assistência social, será realizada a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud).

Matérias Relacionadas
- PCR abre a 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura promove mais um Fórum Recife De Envelhecimento Ativo
- Prefeitura do Recife inicia projetos do Pronasci
- GGIM e GGIE avaliam os projetos do Pronasci no Estado
- Direito à Aposentadoria é tema do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Comud realiza eleição para novos delegados
- Identidade Cidadã chega à comunidade Vila dos Milagres
- SDHSC promove mais uma edição do Quintas da Diversidade
- SDHSC coordena exposição sobre a Ditadura no Brasil
- SDHSC distribui convites a pessoas idosas para Festival no Teatro de Santa Isabel
- Secretaria de Direitos Humanos realiza edição do Projeto Identidade Cidadã
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate sobre nutrição e cuidadores de idosos
- SDHSC realiza reunião preparatória com jogadoras e técnicos de futebol feminino
- Prefeitura participa de debate promovido pela Federação Ibura Jordão
- Identidade Cidadã leva prestação de serviços à Estância
- PCR assina convênio para formação de agentes multiplicadores dos direitos da criança e adolescentes
- Livro sobre a luta de mulheres durante a ditadura é lançado no Recife
- PCR lança livro sobre a resistência de mulheres à ditadura militar
- Prefeito participa da abertura de seminário sobre segurança pública nos municípios
- PCR comemora Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso


Enviar    Imprimir