Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA COMEMORA O MÊS DA VISIBILIDADE LÉSBICA E BISSEXUAL COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
00:00 Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

Ações visam a homenagear e traçar um perfil das homossexuais femininas da Cidade

Por Marcos da Silva

Para marcar a semana de comemorações pela passagem do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual, que acontecerá no próximo domingo (29), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) participa de uma diversificada programação composta por caminhada, coquetel, partida de futsal, sarau, oficina e seminário. Promovida pelo Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco, com apoio da SDHSC, aconteceu nesta sexta-feira (27), às 15h, a Caminhada da Visibilidade Lésbica e Bissexual.

É um apoio político para fortalecer o segmento e a luta contra a discriminação da sociedade. O que importa é que as pessoas sejam felizes, independente de como elas vivem”, comenta a secretária de Direitos Humanos e Segurança cidadã, Amparo Araújo.

A Caminhada concentrou-se na Praça Maciel Pinheiro, bairro da Boa Vista e seguiu pela Rua da Imperatriz a Avenida Dantas Barreto, no Bairro de São José. Às 21h, na Boate Metrópole, será oferecido um coquetel em homenagem ao movimento. “Nós estamos, enquanto gestão, elaborando uma pesquisa para conhecer quem são as mulheres lésbicas do Recife. Por isso elaboramos o seminário ‘Como a mídia vem tratando as mulheres negras e bissexuais?’, acrescenta Rejane Pereira, secretária Especial da mulher.

As festividades começaram na quinta-feira (26), às 21h, com um encontro num bar localizado na Avenida Oliveira Lima, na Boa Vista. Sala política, exibição de slides sobre o movimento lésbico e bissexual fizeram parte da Quinta L – cultura, política e arte.


“É uma conquista política para o movimento. Esta caminhada reúne mulheres lésbicas e bissexuais e mostra para a sociedade que somos cidadãs. Somos iguais às outras mulheres. Apenas temos sentimentos e desejos diferentes. Queremos qualificação profissional, educação, mercado de trabalho, escolas e sermos aceitas pela sociedade. A Caminhada mostra para todos que a lésbica também existe,” acrescenta Íris Fátima, componente do Amor com H e do Coletivo de Lésbicas de Pernambuco. “É importante. Fortalece mais o movimento. Mostrar a cara para as pessoas. Tem gente que ainda está no armário,” revela Ricardo dos Santos, do Conexão Cidadã.

Visibilidade – O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual surgiu em 29 de agosto de 1996, pois, no Rio de Janeiro, começava o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). Hoje é uma data nacional na agenda de luta do movimento das mulheres lésbicas e bissexuais. Vem se constituindo, há mais de uma década, incorporando atividades diversas e pautando a liberdade de expressão como forma de romper com a heterossexualidade compulsória. Em Recife, há alguns anos, os grupos de “mulheres que amam mulheres” tem realizado programações específicas em referência a essa data. Esse movimento de articulação coletiva ganhou força ano passado com a criação do Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco, composto por diversas organizações, grupos e redes que discutem as questões afetivo-sexuais das mulheres, enfatizando ainda mais as políticas afirmativas de sensibilização e o diálogo com o conjunto da sociedade na construção de uma sociedade mais igualitária e não discriminatória.

As mulheres lésbicas estão presas nos seus armários. A expressão da homossexualidade é uma orientação difícil. O prefeito João da Costa tem um compromisso político, pautando as políticas públicas que passam pela saúde, direitos humanos e constituem as leis que a Prefeitura tem respeitado, como a pensão para os companheiros de uniões homossexuais e o sancionamento da lei que pune com multa a discriminação por orientação sexual”, revela Rivânia Rodrigues, gerente da Livre Orientação Sexual da SDHSC.

Duas leis, uma municipal (Lei nº 16.780/2002) e outra estadual (Lei nº 17.025/2004) regem os direitos dos bissexuais e dos casais homossexuais em Recife e Pernambuco. Ainda não existe uma lei federal sobre a questão.

As leis municipal e estadual são uma primeira conquista. Um marco legal. Não havia uma legislação sobre o assunto. Se compararmos com outros estados e com o Congresso Nacional – que ainda não votou uma lei sobre a questão - estamos na frente”, reforça Amparo Araújo, líder da pasta da SDHSC do Recife.

Programação - No sábado (28), às 16h, as mulheres que amam mulheres e jogam futsal participam de um Torneio de Futsal Feminino, na quadra poliesportiva do Alto José Bonifácio. Domingo (29), a partir da 10h, no Mercado da Boa Vista, localizado na Rua de Santa Cruz s/n, Bairro da Boa Vista, acontece o Sarau Lésbico com atrações como apresentação de jogral e shows musicais com Lia Moraes e Xuxinha.

Na próxima quarta, 1 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do bloco G da Unicap, acontece a oficina “Como a mídia vem tratando as mulheres negras e bissexuais?” com uma palestra da jornalista Ana Veloso, do Fórum de Mulheres de Pernambuco.

As homenagens terminam na sexta-feira (03/09), das 8h às 12h, no auditório do bloco G da Unicap, onde ocorre o seminário “Participação das mulheres lésbicas e Bissexuais nos espaços do Poder”.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza mais uma atividade na 10ª Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura abre Fórum de Política Municipal para a Pessoa com Deficiência
- PCR abre a 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura promove mais um Fórum Recife De Envelhecimento Ativo
- Prefeitura do Recife inicia projetos do Pronasci
- GGIM e GGIE avaliam os projetos do Pronasci no Estado
- Direito à Aposentadoria é tema do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Comud realiza eleição para novos delegados
- Identidade Cidadã chega à comunidade Vila dos Milagres
- SDHSC promove mais uma edição do Quintas da Diversidade
- SDHSC coordena exposição sobre a Ditadura no Brasil
- SDHSC distribui convites a pessoas idosas para Festival no Teatro de Santa Isabel
- Secretaria de Direitos Humanos realiza edição do Projeto Identidade Cidadã
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate sobre nutrição e cuidadores de idosos
- SDHSC realiza reunião preparatória com jogadoras e técnicos de futebol feminino
- Prefeitura participa de debate promovido pela Federação Ibura Jordão
- Identidade Cidadã leva prestação de serviços à Estância
- PCR assina convênio para formação de agentes multiplicadores dos direitos da criança e adolescentes
- Livro sobre a luta de mulheres durante a ditadura é lançado no Recife
- PCR lança livro sobre a resistência de mulheres à ditadura militar


Enviar    Imprimir