Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

RECIFE ABRE SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
08:12 Terça-feira, 21 de Setembro de 2010

O legado do alemão Georg Marcgrave é a temática do encontro, que reúne cientistas brasileiros e estrangeiros

Por Kellen Lima

Sob um céu limpo, foi aberto, na noite desta segunda-feira (20), no Forte do Brum, o “Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia Georg Marcgrave 400 anos: A Ciência unindo Velho e Novo Mundos”, que reuniu autoridades, acadêmicos e cientistas brasileiros e estrangeiros, atuantes nas áreas de astronomia, monitoramento climático, botânica e zoologia. O encontro é parte da celebração aos 400 anos de nascimento do naturalista e astrônomo alemão Georg Marcgrave, que integrou o governo holandês que se instalou no Brasil no século 17.

O evento é uma idealização do Centro Cultural Brasil-Alemanha e conta com as parcerias da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, do Instituto Max Planck de História das Ciências, da Fundação Joaquim Nabuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast/MCT, do Rio de Janeiro. Com início marcado para esta terça-feira (21), o encontro segue até o final da semana e faz parte do “Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, José Bertotti, deu início à cerimônia, lembrando o importante legado do alemão Georg Marcgrave e a tendência recifense ao pioneirismo, nos mais diversos setores. “Esta é uma realização da máxima importância, porque Marcgrave se torna presente e mostra todo o espírito do Recife em produzir ciência, produzir tecnologia, em acolher e incorporar tudo isso à cultura do seu povo”, afirmou. Para Bertotti, o simpósio acontece em um momento de transformação, quando a Cidade planeja a construção de parques tecnológicos, contando com o apoio do Governo Federal. “O encontro fortalece a vocação da capital pernambucana como cidade da ciência, da cultura, que vai preservar todo esse conhecimento e esses locais para as próximas gerações”, disse o secretário.

A importância da parceria entre o Brasil e o país germânico foi destacada por Thomas Wülfing, cônsul geral da Alemanha no Recife. “Ciência e tecnologia são os assuntos mais importantes para os nossos países, que cooperam em diversas áreas. Mas os próximos dias serão dedicados a Marcgrave, o primeiro alemão a trazer ciência para o Brasil e para as Américas, esse gênio universal que tanto contribuiu para o desenvolvimento científico deste País, servindo de exemplo para encorajar outros cientistas no futuro”, afirmou.

Lançamento - Na ocasião também foi lançado o livro “Observatório no Telhado”, do cientista Oscar Matsuura, resultado dos estudos acerca dos trabalhos de Marcgrave no Recife. Responsável pela construção, na capital pernambucana, do primeiro observatório astronômico de base permanente do Hemisfério Sul, e pelo primeiro registro sistemático da biodiversidade do nordeste, o alemão é considerado, segundo Matsuura, o marco zero da astronomia brasileira. “Os recifenses, devem se orgulhar e tomar conhecimento de toda sua história, utilizando-a como inspiração para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Isso não é só um resgate histórico, é um lançamento para o futuro”, enfatizou o cientista.

Também estiveram presentes Christoph Ostendorf (diretor do Centro Cultural Brasil Alemanha); Anita Dubeux (assessora executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia) Vânia Brayner (Coordenadora Fundação Joaquim Nabuco); Anderson Gomes (secretário estadual de Ciência e Tecnologia); Antônio Carlos Miranda (UFRPE); Ivon Fittipaldi (Ministério da Ciência e Tecnologia); Isnard Penha Brasil (embaixador e chefe do escritório do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste), Nilo Simões (superintendente do Sebrae-PE) e Jorge Ruffini (Relações Institucionais - Refinaria Abreu e Lima).

Serviço:

O “Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia Georg Marcgrave 400 anos: A Ciência unindo Velho e Novo Mundos” acontece até sexta-feira (24), no auditório da Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte). As inscrições são gratuitas. Maiores informações através do site www. marcgrave400anos.org.br

Matérias Relacionadas
- Recife recebe o Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia Georg Marcgrave 400 Anos
- Começa o Somos Todos Cientistas
- Recife sedia Congresso Aquaciência 2010
- Prefeitura é parceira de feira de beleza
- Sexta-feira e sábado são dias de feiras de alimentos orgânicos no Recife
- Oficinas sobre cadeias produtivas do Recife são concluídas
- Oficinas aprofundam informações sobre as cadeias produtivas do Recife
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa do Workshop Suape Global
- Beneficiários do Bolsa Família têm inscrições para o Prominp prorrogadas
- Feiras de artesanato movimentam o Recife
- Prefeitura abre seleção pública para monitores dos telecentros
- Prefeitura firma parceria com Prominp
- Atendimento do PECPop acontece em diversos locais do Recife
- Cadastramento de comerciantes no PECPop acontece na estação Central do Metrô
- Atendimento do PECPop acontece em Água Fria e na estação do Barro
- Feira das Mulheres tem sugestões de presente para o Dia dos Pais
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público
- Aluno da rede pública embarca para o Rio de Janeiro
- Ação da PCR e SEBRAE chega em Casa Amarela
- Estudante da rede municipal viaja para o Sudeste após ganhar concurso


Enviar    Imprimir