Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

MILTON COELHO ANUNCIA PLANO “RECIFE NOSSO CENTRO”
16:23 Terça-feira, 23 de Novembro de 2010

A iniciativa visa a resgatar o papel da região como referencial metropolitano de comércio, serviço e moradia

O prefeito em exercício Milton Coelho lançou, nesta terça-feira (23), às 10h30, o plano ‘Recife! Nosso Centro’, que promoverá uma requalificação integrada do Centro da Cidade por meio de ações estruturadoras e de suporte. A iniciativa visa a resgatar o papel da região como referencial metropolitano de comércio, serviço e moradia, restituindo a simbologia histórica e cultural do território para a população. Elaborado com a participação popular e de várias instituições, o plano terá um conselho gestor, formado por representantes do poder público e da sociedade civil. O anúncio aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR, e contou com a presença do secretariado municipal e presidentes de empresas.

O plano reúne uma serie de obras de melhoria na infraestrutura no centro expandido - grande parte já em andamento - e intensifica atividades de suporte, como a retirada de publicidade irregular, ordenamento do comércio informal, manutenção e limpeza de vias e de mercados públicos, requalificação de logradouros, arborização, sinalização de ruas, fiscalização ambiental e sanitária, além do controle da poluição sonora. Agora, essas ações serão desenvolvidas de forma associada, envolvendo várias secretarias e órgãos municipais, além da iniciativa privada e do Governo do Estado.

De acordo com Milton Coelho, a conversa será base de sustentação para realizar todas as ações do plano e o Conselho Gestor terá um papel de mediador entre o Poder Público e a sociedade. “O plano envolve vários órgãos governamentais e integra, em sua concepção, diversas entidades privadas da sociedade civil que atuam no centro do Recife. Ao longo do tempo, temos estabelecido diálogos e agora não será diferente. Algumas medidas deverão ser tomadas e não nos omitiremos em fazê-lo”, destacou o prefeito em exercício, referindo-se à certeza de que a PCR garantirá o bem-estar da população e a melhor mobilidade nas vias do Centro.

A coordenadora do plano, Élida Dias, explicou que a integração de obras e atividades de suporte vai potencializar as ações de requalificação do centro do Recife. “As parcerias firmadas com o Governo do Estado, associações de classe, entidades, comerciantes, universidades, entre outras instituições, também são fundamentais para concretizar as mudanças na área. Afinal, as soluções para os problemas existentes envolvem diferentes aspectos. Por exemplo, a diminuição do lixo nas ruas depende de vários fatores, como a organização de comércio popular, do respeito à forma e ao horário do comércio colocar seus resíduos na rua, e da população não descartar material nas vias”, disse.

Milton Coelho enfatizou ainda que, pelas iniciativas do plano, serão beneficiados comerciantes, lojistas, instituições, e especialmente a população. Isso porque o principal ganho está ligado à mobilidade das pessoas pelas vias do Centro. Em virtude das atividades de ordenamento do comércio informal, melhoria da limpeza e entre outros trabalhos, a expectativa é que as calçadas fiquem mais livres para circulação de pedestres, as vias mais limpas e iluminadas, vagas de estacionamento antes ocupadas por ambulantes voltem a estar disponíveis, bem como, diminuir os riscos de alagamentos e facilitar a atuação da Polícia Militar.

“Vamos fazer interferências que melhorem a qualidade de vida da população que circula e comercializa na região central. Entre elas, as ações de ordenamentos serão direcionadas tanto para os comerciantes informais, quanto para os formais. Portanto, os lojistas também serão orientados a seguir as determinações legais, para facilitar o deslocamento das pessoas nessas regiões”, detalhou o prefeito em exercício.

Quanto aos lojistas, eles terão uma melhoria na visibilidade dos seus estabelecimentos e os consumidores poderão entrar, sem grande esforço, no ponto para conferir produtos e serviços ofertados. O “Recife! Nosso Centro” ainda garantirá o pleno aproveitamento das ações estruturadoras em andamento, pois a maioria delas visa proporcionar mais conforto e acessibilidade aos frequentadores.

Para que todo o processo ocorra com a fluidez necessária, o prefeito em exercício convidou a população para participar deste trabalho. “É fundamental o apoio da população, sobretudo no ordenamento e controle do comércio. Convocamos a sociedade civil para o Conselho que vai ajudar a criar o ambiente de diálogo, como maneira de minimizar possíveis conflitos. O interesse é público e voltado para a Cidade. Vamos tomar decisões políticas, para fazer as coisas nos momentos em que deverão ser feitas”, finalizou Coelho.

Gestão partilhada – O plano de requalificação integrada recebeu a colaboração de diversas instituições parceiras, através de reuniões capitaneadas pelo prefeito João da Costa, em setembro deste ano. A opinião popular também foi levada em conta, através da enquete sobre o assunto disponibilizada, durante 10 dias, no site e Twitter da Prefeitura. Foram registrados 2.215 acessos à enquete, e dentre eles, 866 visitantes contribuíram, votando nos principais pontos para melhoria da região.
 
Da mesma forma como várias instituições e a população contribuíram para a elaboração do plano, agora também vão participar dessa nova etapa. Para isso, foi constituído um Conselho Gestor para o “Recife Nosso Centro”, de caráter consultivo e formado por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, de forma paritária. Eles serão responsáveis por acompanhar as ações, bem como avaliar e manter informados os diversos setores do sistema público e/ou da sociedade civil. No dia 1° de dezembro, já haverá a posse dos 20 conselheiros e será colocada em pauta a aprovação do Regimento Interno.
 
Territórios - Para aplicar as estratégias do plano, a área central do município foi dividida em três territórios: unidade Bairro do Recife; unidade Boa Vista (inclui Boa Vista, Coelho e Joana Bezerra); e unidade Santo Antônio/São José. Clique aqui e confira os detalhes do plano, a partir das divisões territoriais.

Matérias Relacionadas
- José Bertotti e Ministro Sérgio Rezende apresentam resultado de pesquisa sobre cadeias produtivas
- Milton Coelho apresenta projeto de requalificação do Centro do Recife
- Prefeitura do Recife apoia realização do 11º Encontro dos Sem-Terrinha
- Milton Coelho apresenta projeto de requalificação do Centro do Recife
- Procon-Recife faz abertura do V Festival de Consumo Sustentável
- Prefeitura expõe projetos e obras da cidade na Expoidea 2010
- Santos Dumont recebeu atletismo dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- PCR convida imprensa para visita às obras do Viaduto Capitão Temudo
- Juventude celebra dia Consciência Negra em San Martin
- Estudantes de escolas municipais fazem caminhada pela igualdade racial
- Milton Coelho anuncia programação do Ciclo Natalino 2010
- Mais de 3.000 alunos da rede participam dos 26º Jogos Escolares do Recife
- Juventude também debate dia da Consciência Negra
- Secretaria da Mulher promove encontro sobre enfrentamento da violência contra o segmento
- Concerto-aula encanta alunos da Escola Nilo Pereira
- Procon-Recife realiza o V Festival do Consumo Sustentável a partir de segunda
- Final de semana movimentado com o início da Copa dos Campeões do Recife
- Macrodrenagem é tema de palestra em capacitação da Codecir
- Secretário de Meio Ambiente faz palestra na Emprel
- João da Costa e Milton Coelho homenageados nos 155 anos do Hospital Português


Enviar    Imprimir