Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

TRÂNSITO E TRANSPORTE


No Carnaval Multicultural do Recife 2011, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estará presente nos principais pontos de folia do Centro da Cidade e dos bairros com um esquema especial de monitoramento do trânsito. O efetivo de agentes da Companhia irá participar das ações de bloqueios e interdições das vias no sentido de garantir a segurança no trânsito dos condutores, pedestres e foliões em geral. As interdições iniciaram duas semanas antes do Carnaval, com o fechamento de trechos da Avenida Dantas Barreto e do Cais da Alfândega para a montagem das estruturas de palcos, camarotes e arquibancadas.

Neste ano, uma novidade no esquema de trânsito será a interdição da Ponte Duarte Coelho somente na noite quinta anterior ao desfile do Galo da Madrugada – nos anos anteriores a interdição ocorria nas quartas - para diminuir o impacto da intervenção ao tráfego. Já na sexta-feira (04), 90% das vias do Bairro do Recife Antigo amanhecerão interditadas, a exemplo da Av. Rio Branco e das ruas do Observatório, da Moeda, Vigário Tenório e Tomazina. Por volta das 16h ocorrerá o fechamento total da área para os preparativos da abertura oficial do Carnaval do Recife.

Durante os dias de festa, a população do Recife e os turistas vão dispor do serviço de transporte “Expresso da Folia”, que pelo décimo ano atenderá o público que optar por deixar o carro e seguir de ônibus para o foco do Carnaval. Outro serviço importante próximo aos principais polos de Carnaval do Bairro do Recife e no Galo da Madrugada será o Táxi Evento.

Por conta das interdições e do aumento no fluxo de veículos e pessoas, a CTTU recomenda aos condutores que evitem circular pelas ruas dos bairros do Centro da Cidade no período de Carnaval caso o destino não seja os polos de folia. Também será importante que os foliões priorizarem o transporte coletivo para ajudar na diminuição do tráfego na cidade.

Confira os principais serviços e intervenções para o trânsito da cidade no Carnaval 2011:

Livre acesso Imprensa - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) não exigirá a credencial de “Livre Trânsito” para os veículos de Imprensa que estejam em serviço no Carnaval Multicultural do Recife 2011. Assim, os veículos das empresas de comunicação deverão estar devidamente caracterizados com as marcas de suas referidas instituições aplicadas, sendo aceita a adesivação do veículo com a marca ou colocação de ímã de portas (conhecidas como mantas) também com a logomarca do grupo de comunicação. É importante que seja utilizado o máximo de elementos possíveis que facilitem a fiscalização de trânsito a identificar o profissional de imprensa no exercício da função.

Não serão aceitos veículos que não estejam em serviço, nem carros de particulares se utilizando de carteiras de Imprensa, nem carros que se apresentem com papéis colados no pára-brisa, bem como se utilizar de crachás pendurados no retrovisor do veículo ou qualquer outro tipo de artifício que ponha em questão o exercício da atividade.

A intenção da não-exigência do “Livre Trânsito” para veículos de Imprensa visa a agilizar os trabalhos das empresas de comunicação, colaborando para a ampla cobertura destes veículos ao Carnaval 2011. Lembrando que o acesso garantido à Imprensa não quer dizer que estes veículos andarão livremente em áreas de polos de animação. Mas, sim, que estes veículos terão acessos às áreas de serviços no Bairro do Recife. A finalidade é garantir o maior espaço público possível, livre de circulação de veículos, propiciando a segurança do folião e a travessia de pedestres.

Atendimento CTTU – Durante o Carnaval, o teleatendimento da CTTU – 0800 081 1078 - funcionará 24 horas. Pelo serviço, o cidadão poderá solicitar fiscalizações de trânsito, manutenção de semáforos, informar colisões, fazer denúncias, sugestões ou críticas. Além disso, o atendimento informará sobre as interdições de trânsito no Carnaval e o Expresso da Folia.



Enviar    Imprimir