Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DA FLORESTA É CELEBRADO NO JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 23 de Março de 2011

Durante o evento ocorrerão jogos, trilhas na mata, oficinas de produção, plantio e doação de mudas.

O Jardim Botânico do Recife - JBR comemora, nesta quinta-feira (24), o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta. Em todo o mundo, as datas são comemoradas no dia 21 de março mas, como o JBR não funciona as segundas, transferiu os festejos para essa quinta-feira (24). O objetivo é estimular o plantio de árvores e conscientizar os visitantes sobre o manejo sustentável, conservação e desenvolvimento de todos os tipos de florestas.

Durante o evento, que contará com a presença do secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, ocorrerão jogos, trilhas na mata, oficinas de produção, plantio e doação de mudas. Os profissionais do JBR estarão prontos para atender os visitantes e escolas já agendadas e farão ainda a doação de mudas para quem tem interesse de fazer o plantio em casa.

“É bom chegar cedo. As primeiras 30 pessoas a chegarem ao JBR, até as 9h30 da manhã, poderão participar de uma trilha monitorada na mata, mesmo sem terem agendado a visita previamente. Mas, para isso é preciso chegar cedo, estar de sapato fechado e calça comprida”, lembra Carlos Augusto Pereira, gerente do JBR.

“Concentrarmos o plantio de árvores no período das chuvas, que começa agora no fim do mês de março. Assim, aumentam as chances de as árvores crescerem saudáveis com irrigação natural. Produzindo mudas e incentivando o plantio o Jardim Botânico do Recife ajuda o Recife a dar continuidade ao Plano Municipal de Arborização, lançado em junho passado, pelo prefeito João da Costa”, assinala Augusto.

Dia Mundial das Florestas - Foi instituído em 1971 pela ONU, através da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO. Dada à urgência do tema, a ONU instituiu, durante a 9ª Sessão do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é celebrar o papel vital que as florestas exercem sobre as nossas vidas.

Florestas são fundamentais para que exista vida no planeta Terra. Nelas existem as mais variadas manifestações: animais, vegetais, liquens, fungos, bactérias, peixes, répteis, batráquios, pássaros, entre outras. Muitas, ainda, por serem descobertas. Essa infinidade de manifestações, em equilíbrio, garante água, ar e os alimentos necessários para todos os seres vivos sob e sobre a superfície do nosso Planeta.

Florestas - As florestas cobrem cerca de 31% do total das áreas terrestres, somando quatro bilhões de hectares, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO. A organização estima que 13 milhões de hectares de florestas sejam perdidos anualmente devido ao desmatamento resultante da conversão de áreas florestais para outros usos.

A FAO estima que 1,6 bilhões de pessoas dependem de florestas para sua subsistência. Além disso, as florestas servem de moradia para mais de 60 milhões de pessoas, em sua maioria membros de comunidades indígenas. A atenção global dada ao ano é resultado de um crescente reconhecimento da importância do manejo sustentável das florestas para todos os setores, desde a mitigação da mudança do clima até o fornecimento de madeira, medicamentos e meios de subsistência de populações do mundo todo.

Duas datas - Até o ano de 1965, o Dia da Árvore era comemorado, em todo Brasil, em 21 de setembro. O Decreto presidencial nº. 55.795/65 de 24 de fevereiro de 1965 instituiu duas datas para a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore: 21 de setembro para Sul, Sudeste e Centro-Oeste e 21 de março para o Norte e o Nordeste.

A mudança se deu em razão das “diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil”, explicitado no artigo 3º do Decreto. No Norte e no Nordeste duas estações são bem marcadas: Inverno, início do período chuvoso, fins do mês de março, e Verão, período seco, início de setembro.

Confira a programação:
1 – Trilhas - 9h.
2 - Plantio comemorativo - 10h.
3 - Doação de mudas - 8h30 às 13h.
4 - Oficina de produção de mudas - 10h.
5 - Jogo de damas gigante - 8h30 às 13h.
6 - Jogo da trilha ecológic - 8h30 às 13h.
7 - Jogo lixo na lixeira - 8h30 às 13h.
8 - Jogo de encher os balões - 10h.

Participantes: visitantes e escolas agendadas e convidadas, no mínimo quatro escolas, no primeiro horário, manhã, e duas escolas á tarde.

Jogo da trilha ecológica – são quadrados enumerados de 1 a 25, onde os jogadores percorrerão de acordo com a numeração de pontos do jogo de dados. Os quadrados marcados têm numeração específica. Os jogadores deverão obedecer às dicas, pagar prendas e responder as perguntas contidas nos quadrados.

Serviço:
Jardim Botânico do Recife - JBR– BR 232, km 7,5 Curado.
Fone: 3355.0002

Matérias Relacionadas
- Tartaruga marinha é entregue à Brigada Ambiental e devolvida ao mar
- Dia Mundial da Água é comemorado no Marco Zero
- Jardim Botânico comemora o Dia Mundial das Florestas
- Prefeitura do Recife promove Semana da Água
- Delegados do OP visitam Jardim Botânico do Recife
- 1ª Exposição de Orquídeas é realizada no Parque da Jaqueira
- Prefeitura do Recife promove Semana da Água
- Jardim Botânico do Recife recebe delegação chinesa
- Secretário de Meio Ambiente discute medidas de proteção para desova da tartaruga Cabeçuda
- Recife promove palestra sobre projetos de ecoturismo
- Novos conselheiros do Comam tomam posse
- Secretário de Meio Ambiente participa de discussão sobre sustentabilidade para a Copa de 2014
- Decreto sobre o Parque dos Manguezais é discutido em audiência pública
- Secretário de Meio Ambiente ministra palestra do Prefeitura em Ação
- Grupo de Apoio à Tuberculose participa de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Recife recebe projeto sobre Mata Atlântica
- PCR alerta população sobre cuidados com a Mata Atlântica
- Idosos fazem "tai chi chuan" no Jardim Botânico do Recife
- Comam elege novos conselheiros
- Prorrogadas as inscrições para renovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente


Enviar    Imprimir