Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

PREFEITO JOÃO DA COSTA LANÇA PLANO DE AÇÕES PARA O TRÂNSITO DO RECIFE
14:58 Quarta-feira, 11 de Maio de 2011

O pacote de intervenções inclui a recuperação de vias, ciclovias, implantação de baterias em semáforos e criação de giros de quadra

O prefeito João da Costa lançou, nesta quarta-feira (11), às 12h30, no Auditório Capiba, na sede da Prefeitura, o Plano de Ação para o trânsito do Recife 2011/2012, que compõe uma série de intervenções para melhoria dos padrões de mobilidade urbana da Cidade. O ato contou com a presença de vereadores, secretários e presidentes de órgãos municipais. O pacote de serviços está dividido em nove metas, desde a modernização semafórica com a implantação de equipamentos de proteção para a variação de tensão, incluindo baterias nos semáforos de trânsito, a criação de giros de quadra até a manutenção de ciclovias. O investimento total do plano, que tem o prazo de um ano para a execução, é de R$ 17.916.560,00.

Para o gestor, as ações são uma sequência das diretrizes do Plano de Mobilidade do Recife com o objetivo principal de melhorar a fluidez do trânsito da Cidade. “São demandas que a CTTU já poderá iniciar e que irão facilitar muito a circulação em alguns pontos críticos do Município”. Segundo João da Costa essa será uma 1ª etapa de um processo, e que num prazo de um mês haverá, em parceira com o Governo do Estado, a divulgação de um plano maior de intervenções físicas de grande porte que inclui os corredores de transportes. “São ações dentro do PAC da Copa que estamos discutindo com o Governo de Pernambuco e que envolve financiamento do Governo Federal e outra parte que é de recursos do próprio Estado”, disse.

No evento, a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, fez uma explanação detalhada de cada uma das metas apresentadas. De acordo com Pompéia, as intervenções já iniciaram, a exemplo da modernização da rede semafórica. “Esse é um trabalho que irá repercutir numa melhor sincronização dos sinais e garantir que não haja o desligamento dos equipamentos na falta ou variação da tensão de energia elétrica”, afirmou. A gestora também destacou a criação de um comitê para discutir mobilidade, uma iniciativa assumida desde quando assumiu a presidencia do órgão. “É preciso entender que o trânsito do Recife é feito por todos. A sociedade em geral é responsável pela promoção de um trânsito melhor”, informou.   

O objetivo da Prefeitura é melhorar a circulação de pedestres, veículos e ciclistas intervindo nos logradouros e realizando a manutenção de locais estratégicos, a exemplo dos principais corredores viários do município e o entorno dos mercados públicos. O plano busca ainda responder aos anseios da população para a efetiva promoção de um trânsito melhor, além de fazer com que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) torne-se a protagonista desse processo de realizações. Afora o órgão municipal de trânsito, também integraram a iniciativa a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Empresa de Urbanização do Recife (URB).

Ainda no evento, o prefeito João da Costa informou o cronograma para a realização do concurso público para guardas municipais e a elaboração de Projeto de Lei ou Decreto que regulamente a operação de carga e descarga nas ruas e avenidas do Recife.

Matérias Relacionadas
- PCR estuda projeto para o disciplinamento de Carga e Descarga no Recife
- Cinco ciclovias do Recife irão receber serviços de manutenção
- Prefeitura irá criar Comitê de Discussão sobre Mobilidade
- Projetos de melhorias de mobilidade em diversas áreas da Cidade
- Ação do plano de trânsito irá promover o disciplinamento do entorno dos Mercados públicos
- CTTU inicia modernização semafórica com inclusão de baterias em 210 grupos de equipamentos
- João da Costa anuncia datas do cronograma de Concurso Público para 200 agentes de trânsito
- Criação de giros de quadra irá facilitar a fluidez na circulação de veículos em importantes avenidas
- Plano de trânsito inclui manutenção na sinalização de 119 vias do Recife
- Etapas
- Concurso Público
- Criação de giros
- Manutenção e sinalização
- Primeira Final do Campeonato Pernambucano 2011: CTTU Monitora Trânsito no entorno do Campo da Ilha
- CTTU monitora trânsito no Bairro do Recife para Festival da Seresta
- CTTU divulga balanço de ocorrências desta segunda
- CTTU dobra número de equipes para fazer a manutenção dos semáforos
- CTTU lança novo serviço para ajudar a população no trânsito
- Clássico da semifinal: CTTU promove mudanças no trânsito para jogo Náutico x Sport
- CTTU monta esquema especial para jogo no Arruda


Enviar    Imprimir