Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO MONITORA OCORRÊNCIAS DAS CHUVAS
14:06 Domingo, 17 de Julho de 2011

O prefeito do Recife, João da Costa, está reunido deste o início da manhã, com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta, na sede da Codecir (Santo Amaro), fazendo um mapeamento de todas as áreas que encontram-se em condição de risco, reforçando as ações preventivas para minimizar as efeitos da chuvas e tomando todas as medidas necessárias para transferência das famílias desabrigadas para abrigos organizados pelo Iasc. O gestor conversou com o Governador Eduardo Campos sobre as providências que estão sendo tomadas e sobre o trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros e Codecipe. João da Costa também pediu o apoio do Governador para ações de desobstrução na BR-101, próximo à Guabiraba.

“Estamos trabalhando em regime de alerta, de plantão aqui na sede da Codecir, adotando todas as providencias necessárias para que as vidas das pessoas sejam preservadas”, afirmou o prefeito. Desde a última sexta-feira, quando iniciaram as chuvas mais fortes o prefeito determinou o reforço das equipes, convocando servidores que estavam de sobreaviso. No momento, cerca de 100 pessoas estão de prontidão para atender aos chamados da população.

Entre as 7h e 11h deste domingo (17) a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir) registrou mais de 200 ocorrências entre pedidos de vistorias, lonas plásticas e deslizamentos. A ocorrência mais grave foi registrada na rua Pirizal, no Vaso da Gama, onde um deslizamento de barreira causou a morte de Rodrigo Firmino de Almeida, 23 anos. Assim que tomou conhecimento da ocorrência, a Codecir enviou ao local uma equipe formada por um engenheiro, duas assistentes sociais e uma psicóloga. Duas famílias, incluindo a da vítima, foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes.

Na área há um conjunto de quatro casas. Em uma delas, onde houve o deslizamento e o óbito, foi constatada através de uma vistoria técnica a ampliação irregular fora da área de proteção do muro de arrimo. A vítima, filho da proprietária da casa, construiu de forma irregular um quarto onde estava residindo. Além disso, foi encontrada sobre a barreira uma piscina de plástico com água, e tubos de PVC de águas servidas, o que podem ter sobrecarregado a encosta. A Codecir já realizou capinação, colocação de lonas plásticas no local, estabilizando o setor. 

O Iasc e a Codecir estão prestando assistência à família da vítima. O funeral será custeado pela Prefeitura.  O Iasc está levantando as condições sociais da família para possíveis encaminhamentos de benefícios, a exemplo do Bolsa Família.

Abrigamento: O Município está com locais disponíveis e preparados para receber as famílias que ficarem desalojadas e desabrigadas. Eles estão localizados na Várzea, na Imbiribeira e na Avenida Norte. Os locais têm capacidade para 360 pessoas.

VOLUME DE CHUVAS: Segundo informações do pluviômetro localizado na Codecir, de 15/07 a 17/07 o acumulado de chuva foi de 213,5 mm, mais que o total registrado em julho do ano passado, que foi de 190ml. O acumulado do mês registra 402,6 ml.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Matérias Relacionadas
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Defesa Civil registra 101 ocorrências durante a madrugada
- João da Costa toma café da manhã com moradores do Jardim Santa Helena
- Prefeito João da Costa vistoria obra de Pavimentação e Drenagem na Iputinga
- Defesa Civil reforça atendimento durante final de semana
- Passeios da Agamenom Magalhães passam por manutenção
- Emlurb realiza limpeza de galerias com jato de sucção
- João da Costa vistoria obras de contenção na Linha do Tiro e Dois Unidos
- Codecir registra 18 ocorrências nesta sexta-feira (15)
- Prefeitura inicia intervenção da Via Mangue na Avenida Sul
- Prefeitura do Recife reúne mulheres durante Pré-conferência
- Iasc recebe novas doações arrecadadas nos mercados públicos
- Prefeito prestigia ato de assinatura de protocolos de intenções para novos investimentos no Estado
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de Nossa Senhora do Carmo
- Prefeito abre a III Conferência Municipal da Pessoa Idosa
- João da Costa decreta luto oficial em memória às vítimas do acidente aéreo
- João da Costa lança o Atlas do Desenvolvimento Humano da RMR
- Prefeitura do Recife disponibiliza serviços de apoio na área do acidente aéreo
- Secretaria Especial da Mulher realiza 11ª Pré-conferência
- Prefeitura do Recife entrega Atlas de Desenvolvimento Humano na Região Metropolitana do Recife


Enviar    Imprimir