Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE ENTREGA ATLAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
12:27 Quarta-feira, 13 de Julho de 2011

Ferramenta aponta as disparidades sociais entre a população do Grande Recife e tem como objetivo ajudar o desenvolvimento da metrópole

Depois de lançar o Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife, a Prefeitura do Recife apresenta uma versão mais completa do estudo, abrangendo todos os 14 municípios que integram o Grande Recife. Trata-se do Atlas do Desenvolvimento Humano na Região Metropolitana do Recife, uma ferramenta de conhecimento da realidade socioeconômica da metrópole e das condições de vida de seus moradores. O Atlas foi apresentado ao público nesta quarta-feira (13), no auditório Carlos Wilson Campos do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

O compromisso de enfrentar as desigualdades sociais, elevar os índices de desenvolvimento humano e promover processos participativos na gestão pública, coloca o desafio de criar instrumentos que permitam o conhecimento detalhado da realidade em que vivem as pessoas para a definição de políticas e programas específicos. Nessa perspectiva, apostamos mais uma vez no projeto do Atlas do Desenvolvimento Humano”, afirma o prefeito do Recife, João da Costa.

O Atlas contém um banco de dados eletrônico, que inclui o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) – que nada mais é do que o nível de sucesso atingido pela sociedade no acesso ao conhecimento (dimensão educação), direito a uma vida longa e saudável (dimensão longevidade) e direito a um padrão de vida digno (dimensão renda) - e os seus subíndices, além de cerca de 250 indicadores baseados nos censos demográficos do IBGE de 1991 a 2000 que são apresentados em planilhas por temas. Os assuntos abordados são caracterização, demografia, educação, renda, trabalho, habitação, vulnerabilidade, desenvolvimento humano e população e são destacados por recortes territoriais político-administrativos e unidades de desenvolvimento humano (metropolitanas e municipais), além de mapas, imagens aéreas e perfis das diversas unidades espaciais adotadas.

Segundo o estudo, no que diz respeito às condições habitacionais, o quadro geral da RMR mostra uma melhoria do nível de densidade domiciliar, entre os anos 1991 e 2000, com a redução de 7,71% do percentual de pessoas que vivem em domicílios com densidade maior que duas pessoas por dormitório, passando de 26,95%, em 1991, para 19,24%, em 2000. Já na área da educação infantil, os municípios do Grande Recife atingiram índice maior do que o nacional, com uma média aproximada de 76,6 % das suas crianças frequentando a escola, enquanto a média do País em 2007 era de 70,1%. De acordo com os dados censitários, Recife é a metrópole com maior crescimento de renda per capita (2,54%) no período 1991 e 2000, ficando a frente de cidades como Salvador e São Paulo. O Atlas identificou também que o percentual de mulheres responsáveis pelo domicílio, sem cônjuge e com filhos menores de 15 anos (no Centro Histórico Metropolitano) teve uma queda em relação ao Censo Demográfico realizado em 1991: dos 13,30% apontados há vinte anos, para 7,30%.

Parceiros - Para a execução deste segundo Atlas, a Prefeitura do Recife ampliou a parceria firmada com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Integração Nacional, através do projeto Desenvolvimento Humano no Recife e Região Metropolitana (BRA 01/032) com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco — Condepe/Fidem, e prefeituras dos municípios da RMR. O projeto contou também com a participação da Fundação João Pinheiro, a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP/OS), o Observatório das Metrópoles/Núcleo Recife, entre outras instituições que se integraram no processo de trabalho, sendo realizado paralelamente a um amplo programa de capacitação. “O objetivo era chegar ao final do projeto não apenas com o Atlas concluído, mas também com uma maior capacidade institucional dos parceiros para usá-lo e atuar como agentes multiplicadores, internalizando os diversos aspectos do desenvolvimento humano nas administrações municipais e metropolitana”, conta o prefeito. Já o evento de apresentação da ferramenta à sociedade tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Software do Atlas - O software desenvolvido para o Atlas Metropolitano organiza o rico acervo referente à Região Metropolitana do Recife, desagregado por macrounidades e unidades metropolitanas de desenvolvimento humano, por municípios e respectivas regiões administrativas, unidades de desenvolvimento humano e bairros/zonas rurais, permitindo ao usuário, com uma navegação simples e auto-explicável, produzir tabelas, gráficos, mapas, imagens aéreas e perfis das diversas unidades espaciais. Um total de 685 perfis: 107 na dimensão metropolitana (macrounidades e unidades metropolitanas de desenvolvimento humano), 14 municípios e 564 unidades intramunicipais. Os resultados podem ser impressos ou exportados para serem trabalhados em outros formatos, possibilitando sua utilização em outros programas (Word, Excel, PowerPoint, MapInfo, etc). Tais ferramentas têm a vantagem de permitir análises comparativas imediatas, bem como observação de possíveis discrepâncias.

O objetivo é que o projeto atenda a diversos segmentos sociais e profissionais, entre eles, gestores públicos, pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e de movimentos sociais e técnicos dos governos municipal, estadual e federal. “O Atlas se constituirá numa valiosa ferramenta para estabelecer prioridades e delimitar, geograficamente, as ações sociais e os investimentos na Região Metropolitana”, diz Costa. O prefeito ainda ressalta que o Atlas permitirá que a informação seja democratizada, fomentando a participação popular e permitindo aos cidadãos do Grande Recife elaborar suas próprias análises e influir na definição das políticas públicas.

Matérias Relacionadas
- João da Costa decreta luto oficial em memória às vítimas do acidente aéreo
- João da Costa lança o Atlas do Desenvolvimento Humano da RMR
- João da Costa decreta luto oficial em memória das vítimas do acidente aéreo
- Prefeitura do Recife disponibiliza serviços de apoio na área do acidente aéreo
- Secretaria Especial da Mulher realiza 11ª Pré-conferência
- João da Costa lamenta acidente aéreo
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro da Iputinga
- Defesa Civil do Recife realizou 126 vistorias nesta terça-feira (12)
- Prefeito prestigia lançamento do Liquida Recife 2011
- Operação Tapa-buracos é realizada em Boa Viagem
- Dircon realiza 80 apreensões na Avenida Conde da Boa Vista
- Rua da Aurora recebe reunião preparatória para a Conferencia de Juventude
- Mutirão limpa galerias na Conde da Boa Vista e na Lagoa do Araçá
- Emlurb realiza Operação Tapa-buracos em diversos bairros do Recife
- João da Costa recebe Comissão Especial de Prevenção de Catástrofes
- Ministério Público visita estande da Prefeitura na Fenearte
- Reunião aberta ao público apresenta AA aos servidores municipais
- Prefeitura reúne mulheres da RPA-4 em Pré-conferência
- Servidoras municipais se encontram em 2ª Pré-conferência
- Plano de Ações para o Trânsito avança mais uma etapa


Enviar    Imprimir