Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA DO RECIFE PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO COMITÊ DE MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA
00:00 Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

O comitê já existe em 23 estados do país

Por Anne Benevides

Representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife participaram, na manhã desta terça-feira (23), no Centro Cultural Rossini Alves, na Boa Vista, do lançamento do Comitê de Memória, Verdade e Justiça. A leitura do manifesto Memória, Verdade e Justiça marcou o início da solenidade, que também contou com o testemunho de ex-presos políticos e de parentes de mortos e desaparecidos na Ditadura. O filme “Os 30 Anos da Anistia”, produzido pela Comissão de Anistia foi exibido.

O evento tem como objetivo discutir e reformular o projeto de lei 7376/2010, que cria a Comissão Nacional da Verdade. Dentre as reivindicações do comitê, estão: abertura dos arquivos secretos das Forças Armadas; apuração das circunstâncias e responsabilidades pelas torturas, assassinatos, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres; defesa da memória dos lutadores e lutadoras da resistência à ditadura militar; uma Comissão da Verdade Soberana e Cumprimento da sentença da Corte Internacional de Direitos Humanos sobre a Guerrilha do Araguaia.

O Comitê Memória, Verdade e Justiça já existe em 23 estados do país. A secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araujo, ressaltou a importância da instalação do comitê. “É importante que uma comissão seja criada, para que a sociedade civil pressione o Congresso Nacional a atender as exigências das vítimas da Ditadura”, apontou.

Na ocasião, o Procurador Geral do Estado, Agnaldo Fenelon, relembrou a época da Ditadura. “Foi um momento muito triste para a sociedade, mas vejo que a luta dos movimentos estudantis não foi em vão. Abraçamos a causa dos ex-presos políticos e dos anônimos oprimidos. A luta não pode parar”, concluiu.

Compuseram a mesa de abertura Agnaldo Fenelon (Procurador Geral de Justiça do Ministério Público), Amparo Araújo (Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife), Westei Conde (Promotor de Justiça do Estado) Marcelo Cruz (Coordenador do Centro Dom Helder Câmara), Agacis Almeida (Procurador de Justiça), Ivan Seixas (Representante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos), Sílvia Montarroios (Representante da Anistia Internacional), Antônio Campos (Presidente da Associação Pernambucana de Anistiados), Manoel Moraes (Representante da Gajop), Bento Gomes (Representante da Comissão de Direitos Humanos da Alepe), Jurandir Bezerra (filho do líder popular Gregório Bezerra), Yuri Pires (Vice-Presidente da UNE), Sthefane Vilela (Presidente da União dos Estudantes Secundaristas de PE) e Clodomir Moraes (ex-preso político).

Dando continuidade às atividades, a Câmara dos Vereadores da Cidade do Recife promove, nesta quarta-feira (24), às 16h, um grande expediente em homenagem aos 32 anos de Anistia no Brasil. Na quinta-feira (25), a partir das 9h, haverá a apresentação da palestra “Os 30 Anos de Anistia e a Justiça de Transição”, na Faculdade Mauricio de Nassau. A ação é voltada para alunos do curso de Direito da instituição, mas será aberta ao público em geral. Também na quinta (25), às 14h, placas em homenagem a mortos e desaparecidos políticos serão descerradas em locais de memória. Entre eles, o comandante da Ação Libertadora Nacional (ALN), Luiz José da Cunha, conhecido como o Comandante Crioulo. Ele será lembrado na Escola Estadual Beberibe, onde foi estudante secundarista.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza plenária da pessoa com deficiência
- Prefeitura do Recife realiza Semana da Anistia de Pernambuco
- Seminário Estatuto da Igualdade Racial e o Plano Plurianual acontece no Recife
- Prefeitura do Recife apoia oficina para discussão da Igualdade Racial
- Jovens expõem suas criações na 2ª Conferência Municipal de Juventude
- Prefeitura do Recife participa do Encontro Nacional de Gestores da Política da Pessoa Com Deficiência
- Recife participa da 3ª Reunião Nacional sobre as Guardas Municipais
- Gestores da PCR participam de oficinas sobre Adolescentes em Situação de Exploração Sexual
- Integrantes do projeto Juventude Digital participarão de passeio pelos rios do Recife
- Prefeitura do Recife concorre ao Selo Pró-equidade de Gênero e Raça
- Prefeitura do Recife realiza palestra de abertura na XV Semana Jurídica de Petrópolis - RJ
- Pré-Conferência irá eleger delegados para a 2ª Conferência Municipal da Livre Orientação Sexual
- Prefeitura participa da discussão sobre campanha de reconhecimento voluntário de paternidade
- Alunos da RPA-1 recebem certificados de conclusão
- Secretaria de Direitos Humanos realiza Pré-conferências da Livre Orientação Sexual
- Secretaria de Direitos Humanos promove Ciclo de Formação Profissional de Atendimento à Mulher
- Secretaria de Direitos Humanos promove encerramento de oficinas realizadas com 250 jovens
- Idosos participam de palestra sobre arteterapia
- Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã assume a Presidência Estadual do CONSEMS
- Comissão organizadora da II conferencia municipal LGBT será criada em Seminário realizado pela PCR


Enviar    Imprimir