Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

O NÚCLEO E A SUA PRÁTICA


Os “Promotores da Paz” vão acompanhar, auxiliar e orientar estudantes, crianças e adolescentes, corpo docente, gestores escolares e familiares, garantindo o efetivo cumprimento das medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente. A implantação das Promotorias da Paz nas unidades será um apoio às escolas. Elas desenvolverão conceitos éticos de cidadania, respeito e tolerância. Também serão promovidas atividades que reflitam sobre a responsabilidade de cada indivíduo na preservação da paz, além de identificadas e contidas as formas de descumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

As promotorias terão igualmente o papel de divulgar os mecanismos de ação contidos no Estatuto, principalmente os que mostram os deveres e responsabilidades. Por fim, os “Promotores”, junto aos dirigentes de escolas, convocarão a família e o corpo docente para interagir no enfrentamento à violência. Ao todo, serão 53 escolas participantes deste primeiro módulo do programa “Escola Segura”. Os universitários serão acompanhados sistematicamente pelos membros da equipe técnica da Secretaria de Educação e terão permanência diária de quatro horas nas unidades de ensino.

A “Escola Segura do Recife” contará com um comitê gestor composto por membros das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, do Juizado da Infância e Juventude e da Polícia Militar. Bimestralmente o Comitê se reunirá para avaliar o andamento do projeto e a cada três meses deverá oferecer formação para a equipe gestora das unidades de ensino, equipe técnica da SEEL e aos próprios “Promotores da Paz”. O Comitê ficará responsável, entre outros assuntos, pela coordenação das ações que serão desenvolvidas pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Escola Segura do Recife e também por receber as demandas advindas das Unidades de Ensino cujos conflitos já estejam instalados, sem possibilidades de mediação, e enviar para as instâncias cabíveis.

Já a equipe técnica da Daec deverá orientar os “Promotores” e gestores sobre as atribuições de cada integrante do Projeto Escola Segura do Recife, além de promover encontros periódicos com os universitários para planejamento de atividades educativas e avaliações sistemáticas do andamento dos trabalhos nas unidades de ensino. A equipe vai, também, auxiliar os “Promotores” nas articulações com as instituições parceiras ou com a própria comunidade e manter contato com os parceiros quando houver necessidade de uma intervenção na unidade de ensino, deixando a Secretaria de Educação informada, através de relatórios, sobre as situações de conflito ocorridas nas escolas.

Matérias Relacionadas
- Emlurb instala lixeiras nos bairros da Várzea e Cidade Universitária
- Oitava parcela do IPTU do Recife vence dia 10
- Prefeito consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade
- João da Costa consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade em Brasília
- Várzea e Cidade Universitária ganharão novas lixeiras
- João da Costa lança o projeto “Escola Segura do Recife”
- Prefeitura inicia concretagem nas alças da Via Mangue
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeitura realiza mutirão de serviços em ruas da Imbiribeira
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeito João da Costa discute PAC Mobilidade com Dilma Rousseff, na segunda (05)
- Prefeitura do Recife promove Encontro Pré-Esporte do Mangue
- Grupo de Trabalho dará apoio às mulheres de terreiro
- Avenida Norte segue em obras de manutenção
- Procon Recife divulga lista das mais reclamadas no mês de agosto
- Prefeito João da Costa recebe prêmio do Comitê da Ação Pernambuco Solidário
- Grupos de Trabalho vão discutir questão racial no serviço público
- Prefeitura inicia concretagem nas alças da Via Mangue
- Prefeito entrega pesquisa à presidenta Dilma Rousseff
- João da Costa visita obras da Via Mangue em Boa Viagem


Enviar    Imprimir